Tapetes

Os tapetes são parte fundamental da casa. Entre eles há divisões para capachos, passadeiras, tapetes de cozinha ou tapetes para sala. Todos trazem sempre a sensação de aconchego e dão estilo ao cômodo. Não deixe de ter o seu!

Tapetes

filtros

  • 4166 itens encontrados
  • 4166 itens encontrados

Tapetes: aprenda a escolher o ideal!


Se tem uma peça que é capaz de transformar seu ambiente de maneira incrível ou simplesmente comprometer toda a beleza do cômodo é com certeza o tapete. Isso se deve ao fato de que além de proporcionar aconhego e finalizar a decoração, é preciso saber escolher qual tapete ideal para cada espaço de seu lar e qual indicado para cada tipo de estilo decorativo.

Por isso, lembre-se de deixar a escolha do tapete ao final da sua decoração, para que haja harmonia visual do conjunto.


Tipos

Existem alguns tipos de tapetes, com suas respectivas funcionalidades, entenda cada uma e o local mais adequado para sua disponibilização:


Capacho

Sua função é de limpar os pés antes de entrar na casa para evitar sujeira e os modelos eram simples e neutros, hoje o mercado oferece diversos modelos decorativos e divertidos, ou seja, se encaixam muito bem na decoração. O ideal é utilizar modelos da largura da porta para que haja equilíbrio.


Passadeira

A passadeira ou tapete para corredor, como o próprio nome já diz, situa-se em locais de passagem, seja na cozinha, nas laterais da cama, no corredor dos quartos, closet ou no banheiro.


Tapetes

Os modelos tradicionais podem ser utilizados em qual cômodo preferir, já que um tapete nunca é demais. Existem diversos formatos e cores, no qual cada um é indicado para certos ambientes ou estilos de decoração. Confira mais a seguir.

Tapetes de cozinha

Os tapetes de cozinha são ótimos para dar um up no ambiente, que costuma ser neutro. Escolha modelos alegres ou que tragam sua personalidade. Além disso, servem para evitar possíveis escorregões em áreas próximas ao fogão, pia ou geladeira.


Textura

As texturas de tapetes variam de acordo com sua necessidade e desejo. Confira:


Alto

Os modelos altos e fofinhos são ideais para ambientes que proporcionem aconchego como o quarto ou sala de estar e TV. Com certeza seu momento de descanso será muito mais agradável com estas opções.


Liso

Estes tapetes são mais práticos, por isso prefira cômodos que possam sujar com facilidade ou que não necessitem de tanto conforto, como corredores, salas de jantar, banheiro e cozinha.


Cor

Cuidado ao escolher a cor do tapete devido ao restante da decoração. É importante que todo o conjunto converse de maneira coerente, então não exagere nem de mais e nem de menos.

Pontos coloridos são bons para alegrar o ambiente, porém quando em excesso, a facilidade de enjoar do cômodo é maior, além de nos causar a sensação de cansaço visual, e para isso procure um tapete mais vibrante quando os móveis forem neutros ou vice-versa.

Para ambientes pequenos, a dica é apostar em tons claros, que nos proporcionam a ilusão de um ambiente maior.


Para cada cômodo

Após pensar em todos os móveis, estilo de decoração, papel de parede, artigos decorativos, acessórios, cortinas e etc, está na hora de pensar no tapete, mas qual modelo ideal para cada cômodo? Veja!


Quarto

Os tapetes para quarto permitem um ambiente mais confortável, portanto, utilize um modelo grande que inicie no criado-mudo e tenha um espaço sobrando de cerca de 30cm, nas laterais e na frente da cama. Outra opção são as passadeiras também nas laterais.


Quarto de criança

Por ser um quarto de criança, indica-se modelos redondos ou tapetes personalizados, criando um ambiente mais acolhedor. O tapete infantil pode ser escolhido pela criança de acordo com seu gosto.


Sala

Procure combinar os tapetes para sala com os sofás e poltronas para maior harmonia no cômodo. Um tapete grande que fique abaixo deles e sobre espaço na frente ao terminar é o mais indicado.


Banheiro

Importante para a segurança dos moradores, os tapetes para banheiro asseguram que ao sair do box as pessoas não escorreguem e protejam do chão gelado. Prefira materiais fáceis de lavar, visto que ficará em um ambiente úmido.


Manutenção

Alguns cuidados são mais que necessários para uma boa manutenção do seu tapete e conservação mais prolongada. Tenha costume de utilizar um aspirador de pó para remover possíveis sujeiras acumuladas nos fios do tapete. Para manchas, basta água e sabão neutro para não danificar o produto. Agora quando precisar de uma limpeza profunda, procura um especialista.


Dicas

- Se você possui crianças ou animais de estimação em casa, escolha tons mais escuros, disfarçando a sujeira no tapete.

- Para os banheiros, modelos emborrachados são mais seguros

- O tamanho do tapete deve ser proporcional ao ambiente

- Não esqueça de ver se o tapete possui tratamente anti-ácaro, ideal para pessoas alérgicas