Lar Style

Inspirações

Decoração Preta: 8 dicas na hora de fazer a sua

Cômodos com decoração preta levam a fama de sombrios ou claustrofóbicos, mas será que é verdade? Muito além dessas respostas simples, o preto, quando bem incorporado à decoração, pode ser traduzido em elegância, sofisticação, dramaticidade, aconchego e até acolhimento. Porém, isso não significa que o seu cômodo não corra o risco de ficar com cara da caverna onde mora o Batman. Tudo depende de como você está planejando fazer essa decoração. 

Essa é uma cor robusta, forte, com grande potencial para trazer impacto ao design do seu ambiente. É um matiz que poderá retratar o lado mais ousado da sua personalidade e criar um look bastante contemporâneo – mesmo que você decore seu ambiente com móveis tradicionais e clássicos. A decoração preta é cheia de luxo e sofisticação, o que pode funcionar surpreendentemente bem na hora de dar o ar de grandeza para áreas pequenas. 

Por isso, continue lendo para encontrar oito ideias que irão colorir sua decoração de preto – e descubra por que um pretinho básico não sai de moda nunca. 

#1 – A decoração preta

Essa é uma escolha ousada e que, à primeira vista, pode parecer difícil de acertar. Mas vamos pensar juntos, o preto é um pigmento puro, o que significa que ele pode ser combinado com praticamente qualquer outra cor para criar uma variedade quase infinita de looks diferentes. 

A adição do preto ganhou muita popularidade nas cozinhas em tempos recentes, mas é uma cor que pode ser usada em muitos outros cômodos. Se aplicado às paredes, será aquele elemento UAU da sua sala de jantar ou trará o clima intimista para sua sala de estar ou quarto de casal

Se ainda não se sente confortável para trabalhar com essa cor em larga escala, como nas paredes, tudo bem. Comece de forma mais sutil, introduzindo a um dos seus móveis, acessórios ou até para destacar elementos da arquitetura do seu ambiente, como boiseres

#2 – E já que falamos em cozinha…

Cozinhas pretas são a cara da elegância moderna em decoração e estiveram super na moda nos últimos anos depois que muitos designers de interiores encontraram nesse matiz uma solução para looks mais ousado, únicos e envolventes. 

Decoração preta – assim como seus tons em verde e azul, ou mesmo o cinza escuro – adiciona um fator de sofisticação às decorações de cozinha. O contraste pode ficar nos puxadores e outros detalhes com decoração em preto e rose gold. Bancadas e pisos claros, assim como tons mais claros de madeira irão trazer mais brilho e textura à cozinha. 

#3 – 50 tons de preto

O preto não é simplesmente só preto, existem diversos tons dentro desse parâmetro que variam em outras cores. Preto azulado, preto arroxeado, preto esverdeado, preto amarronzado. E como decidir qual tom você deve usar na sua decoração? Simples, entendendo quais outros elementos e suas cores você vai querer incorporar junto à decoração preta. 

Sabe quando uma pessoa está usando um conjunto de termo preto, mas a calça está mais desbotada que o paletó? Pois é. Busque utilizar o mesmo tom de preto nos itens que você quer trazer para sua decoração para que não haja essa sensação de desconexão. Nada que um pouco de tinta e algumas horas livres não permitam que você cuide sozinho. 

#4 – Trazendo destaque para o espaço pequeno

A decoração preta é perfeita para fazer um ambiente pequeno parecer maior. Por quê? Porque, em ambientes escuros, as linhas que delimitam o fim dos espaços desaparecem, o que acaba trazendo a impressão de expansão de área.  Se você gosta de decorar em tons de madeira, o preto também será a cor responsável por trazer mais destaque a esses elementos. Perfeito para uma decoração de sala com painel preto. 

#5  – Tinta brilhante

Logo na introdução, eu comentei que a decoração preta pode trazer luxo e sofisticação ou pode fazer com que pareça que você mora numa caverna. Pois bem, acontece que a diferença entre pompa e catacumba é o brilho. 

O preto é, por definição, a ausência de cor, já que não reflete nenhuma onda de luz – e é essa ausência de luz natural onde mora o perigo. Um acabamento feito com uma tinta preta brilhante irá devolver um pouco mais de luz para seu cômodo (por “luz”, leia-se “vida”). Combinar decoração em preto, prata e dourado também é uma receita interessante para esse sucesso. 

#6 – Azul meia noite

Vamos combinar uma coisa? Se você está lendo esse texto sobre decoração preta, você não é exatamente uma pessoa que está atrás do basiquinho, né. O preto é um elemento que traz uma enorme carga de dramaticidade a um ambiente, chama a atenção e tem potencial de ser um ponto focal do seu cômodo. 

O grande lance é que existem cores que podem ampliar essa sensação marcante e surpreendente – tanto para o bem quanto para o mal. O vermelho, por exemplo, irá trazer um contraste muito grande, daqueles que doem na vista. Já o azul aumenta a intensidade do preto sem batalhar com ela. Misture as duas cores e tenha o azul meia noite.  

#7 – Deu teto preto

Não, a sua pressão não baixou, nós é que pintamos o teto de preto mesmo. Eu comentei antes que decoração preta faz com que ambientes pequenos pareçam maiores, e esse é caso do teto preto. Lembra que, quando você pinta as paredes de preto, os cantos somem, e você não consegue ver onde um começa e o outro termina? O mesmo acontece com o teto. Isso é muito poderoso para fazer com que o pé direito do seu ambiente pareça mais alto e, por consequência, que seu ambiente pareça maior do que ele é realmente. 

#8 – Preto para sensação de aconchego

Para usar uma decoração preta, mas não deixar seu ambiente frio e sem vida, é preciso que você traga outras cores ao cômodo assim como texturas diferentes. Busque complementar seu cenário com cores quentes suaves, como o laranja para uma maior sensação de aconchego. Traga também tecidos com texturas gostosas a decoração preta, como o veludo, ou ainda estampados para ajudar a trazer mais suavidade à decoração.

E aí, curtiu nossas dicas de decoração preta? Aproveite para acessar o nosso site e conferir os produtos incríveis que nós temos para a sua casa!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.