Lar Style

Inspirações

Boiserie: TUDO sobre a tendência do momento e tutorial para fazer em casa

Boiserie: uma técnica para criar ambientes contemporâneos, leves e modernos

Quem está ligado em decoração provavelmente já se deparou com uma parede com boiserie. Essa técnica de décor consiste em aplicar algumas molduras de diferentes materiais na parede.

Além de dar um up no visual dos ambientes, os boiseries são de fácil aplicação e funcionam bem em qualquer tipo de cômodo.

Se você nunca ouviu falar da decoração boiserie ou resolveu pesquisar porque viu em alguma foto nas redes sociais, está no lugar certo. Nós separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para fazer em casa e deixar os ambientes mais estilosos.

Continue a leitura para saber mais sobre os boiseries.

O que é boiserie?

É um tipo de revestimento que insere diversas molduras na parede, dando um toque sofisticado aos ambientes. Os boiseries podem ser feitos em madeira, gesso, plástico, cimento e também poliuretano. Fáceis de aplicar, as peças ficam bem em vários cômodos, principalmente a sala de estar e o quarto.

Os boiseries surgiram nas realezas da França, entre os séculos XVII e XVIII. O objetivo principal dessa técnica era ajudar no isolamento térmico e dar privacidade aos cômodos, além de trazer um toque clássico à decoração. Como na época imperava o estilo rococó, os decoradores adornavam as paredes com maximalismo.

De lá para cá, o boiserie passou por diversas modificações para se adaptar às necessidades dos lares atuais – o custo ficou mais acessível e o formato de aplicação mais simples.

Além disso, há um leque gigante de opções que atendem desde os estilos clássicos até os mais contemporâneos.

Em outras palavras: os boiseries são como molduras de quadros que servem para enriquecer ambientes com personalidade e elegância, tanto em casas quanto em apartamentos.

Tipos de boiserie: escolha a melhor opção para sua casa

É possível encontrar o boiserie em diferentes materiais e formatos, como o quadrado e o retangular. Cada tipo pode ser adaptado para o seu lar. Veja algumas opções e escolha aquela que melhor combina com a sua decoração.

Boiserie madeira

Uma das versões mais clássicas, o boiserie de madeira é feito originalmente em carpintarias especializadas.

Apesar de ter sido muito utilizado nas paredes da nobreza francesa, hoje em dia o boiserie em madeira não é mais tão usado. Isso porque esse tipo de material exige muitos cuidados para manter-se conservado e sem desgaste.

Do mesmo modo, quando bem tratado, o boiserie em madeira é capaz de contribuir para uma decoração mais clássica e refinada. Para isso, recomenda-se utilizar MDF para a construção da peça.

 

Boiserie gesso

Que o gesso é capaz de criar uma decoração confortável em vários ambientes não é novidade, certo? Sendo assim, o boiserie de gesso também virou uma opção bem legal para instalar em casa.

Por ter um toque mais clean, muitas pessoas preferem o gesso para fazer a aplicação do boiserie. Além disso, o material é mais em conta e só depende de um bom acabamento para conferir um estilo único ao cômodo.

Ah, não se esqueça de lixar para naturalizar a textura do gesso na parede, ok?

 

 

Boiserie plástico

Saiba que também é possível fazer uma parede com boiserie na cozinha e no banheiro.

Para esses casos, vale considerar usar o boiserie plástico na decoração. Isso porque esses materiais são mais leves e de fácil instalação.

Outro ponto positivo é que eles não absorvem umidade. Assim, você evita que sua decoração se estrague com o passar do tempo.

Você pode instalar com supercola ou até mesmo com fita dupla face.

Boiserie poliuretano

Depois do boiserie de gesso, o boiserie de poliuretano é o queridinho dos amantes de decoração. Afinal, esse material também é muito fácil de ser aplicado e não causa quase nada de sujeira.

O poliuretano é um material sólido com textura muito similar à espuma. Isso significa que ele pode ser aplicado tanto em ambientes quentes quanto úmidos.

Para quem não quer gastar muito, essa opção fica por volta dos R$ 25,00 cada boiserie.

Uma outra dica valiosa é passar uma tinta de mão acrílica nos boiseries de poliuretanos para deixá-los na cor da sua decoração e, de quebra, ganhar ainda mais durabilidade.

No nosso Instagram, nós ensinamos como aplicar boiserie de poliuretano na parede. Clique no link para conferir.

Dicas para fazer uma parede com boiserie

  • Defina seu estilo de decoração;
  • Crie um jogo de volumes utilizando sobreposições e contrastes;
  • Faça uma parede com boiseries e quadros;
  • Aplique um toque minimalista, se preferir;
  • Use e abuse dos boiseries em uma decoração clássica;
  • Observe o pé direito do imóvel. Em alguns casos, o boiserie pode acabar achatando o visual;
  • No quarto, é comum que a moldura do boiserie siga o contorno da cabeceira da cama;
  • Tinta acrílica e massa corrida são ótimos acabamentos para sua decoração com boiserie.

Tutorial: como fazer boiserie de EVA em casa?

Pega o papel e a caneta para anotar nosso passo a passo de como fazer boiserie em casa. Você vai precisar de:

  • Fita de EVA autocolante;
  • Cola especial;
  • Fita métrica;
  • Nível;
  • Lápis;
  • Fita adesiva.

Passo 1: o primeiro passo é fazer o desenho com o lápis ou fita adesiva onde você vai instalar os boiseries. A fita métrica ajuda a deixar tudo retinho.

Passo 2: com os desenhos feitos, corte a fita de EVA autocolante nos tamanhos que você vai precisar. É sempre bacana comprar um pouco a mais caso algum corte dê errado.

Passo 3: agora é hora de colocar os boiseries no chão e conferir se tudo está da maneira que você pensou. É nessa hora que você vai ver se tem algo torto ou fora de proporção.

Passo 4: com tudo certo, aplique uma linha fina de cola especial na parte de trás da fita de EVA. Isso vai ajudar a fixar o boiserie na parede.

Passo 5: erga a moldura do chão e aplique-a na parede. Antes da cola secar, coloque o nível em cima para saber se está em linha reta. Com tudo certo, pressione o boiserie na parede e segure até a cola fixar bem. A fita crepe pode ajudar a segurar a peça enquanto a cola seca.

Passo 6: por fim, é hora de dar o acabamento com tinta acrílica ou massa corrida. Tudo depende do estilo de decoração que você quer seguir.

 

E aí, ficou com alguma dúvida sobre boiserie? A gente espera que esse conteúdo tenha sido de grande ajuda na sua reforma. Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar esse material com seus amigos e nas redes sociais.

Aproveite para ler o conteúdo que fala sobre banheiro moderno. Um abraço e até a próxima!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.