Lar Style

Escritório Por Ambientes

Mini escritório: 5 dicas para adaptar o espaço

Se você tem um espaço reservado somente para o escritório na sua casa, você é privilegiado, sim! A verdade é que, desde março de 2020, a grande maioria de nós está se virando como pode, transformando outros ambientes de nossas casas em um mini escritório, seja um quarto, uma sala de estar, de jantar ou mesmo um corredor ou varanda. 

Uma das grandes vantagens de estarmos vivendo nessa era digital é que não precisamos mais de longas horas de deslocamento para trabalhar, concluir tarefas, atingir metas, e nos comunicar com outros membros de nossas equipes. Por outro lado, montar um home office pequeno nem sempre é fácil, especialmente se você divide o mesmo teto com crianças ou familiares. 

E se a sua vida profissional ainda está meio de cabeça para baixo por conta da falta de espaço, nós podemos te ajudar. 

Planejamento, criatividade e um pouquinho de organização deverão ser o bastante para adaptar diversos espaços na sua residência (ainda que seja uma casa pequena) e criar um mini escritório funcional. Siga essas cinco dicas e descubra itens valiosos para mais produtividade e comodidade dentro da zona de conforto do seu mini escritório. 

#1 – Onde vai ser? (ou o local perfeito)

Dê uma olhada ao seu redor. Aonde é que você instalou ou ainda vai instalar o seu mini escritório? Essa pergunta é muito importante, afinal você precisa de concentração para realizar a sua atividade. 

Por isso, é indispensável que você escolha um lugar silencioso e onde terá o mínimo possível de interrupções.

O ideal é não utilizar um espaço que os seus familiares usem o tempo todo – a última coisa que você quer são crianças correndo e gritando durante uma call importante com seu chefe ou, pior, com o cliente. 

Estabeleça limites e acomode seu mini escritório em um espaço separado da família. Será mais saudável para você e para eles. Isso significa evitar colocar seu notebook no meio da mesa da sala ou na mesa da cozinha (se você fizer isso e acabar se irritando com as pessoas que moram com você, a responsabilidade será sua ou deles?).

Se você tem o privilégio de morar numa casa com um quartinho da bagunça ou um closet, essas são excelentes opções para uma adaptação. Não sendo esse o caso, é possível inserir uma tela divisória em um dos ambientes da casa, como a sala de estar ou de jantar, para marcar o território de trabalho. 

#2 – Mini escritório no corredor

Até ontem esse espaço era somente um ponto de entrada e saída da casa ou dos cômodos. Mas – adivinha só – hoje, o corredor pode se tornar seu novo mini escritório. Existem designs de escrivaninhas suspensas que podem otimizar e muito o corredor.

Quando não estiver sendo usada, a escrivaninha pode ser dobrada e guardada – algumas podendo inclusive ser convertidas em prateleiras para livros, plantas ou itens de decoração. 

#3 – A sua mesa

Esse é, possivelmente, o móvel mais importante que você vai precisar. Porém, o tamanho e estilo vão depender do quanto de espaço você tem disponível. Concentre-se em modelos que possibilitem a maximização da área, com prateleiras, gavetas e compartimentos. 

Escrivaninhas em “L” também são opções interessantes, já que podem ser encaixadas em um canto para um mini escritório no quarto de casal. A escrivaninha flutuante da dica anterior volta novamente como uma escolha formidável, já que abre espaço no chão. 

Você pode investir numa peça minimalista, ou transformar uma mesa, balcão ou superfície plana que você já tem a disposição em casa na sua mesa de escritório. Entenda o que funciona para você nesse momento da sua vida. Só não esqueça de levar em consideração a dica 1. 

#4 – Escritório pequeno moderno

Quando eu penso no título do item 4 – escritório pequeno moderno -, o que me vem à mente são aqueles espaços de coworking com designs super bonitos e funcionais.

Por que não se inspirar nesses locais para criar o seu próprio mini escritório?! Afinal, seu escritório é pequeno, mas merece dedicação para ser o mais bonito e prático possível. 

Invista em móveis com design multiuso para sempre ter aquele espacinho extra para armazenamento das suas coisas e traga seu mindset para o vertical, investindo em prateleiras, que vão dar ainda mais possibilidades de depósito. 

Não esqueça de decorar o seu escritório combinando-o com as cores e elementos desse outro ambiente em que ele está se inserindo, como a sala de estar ou o quarto.

Invista em tons pasteis, para um ambiente mais relaxante e menos propenso à ansiedade. E não se esqueça das plantas, que, paradoxalmente, dão um toque super moderno, além de criar um ambiente mais aconchegante e saudável. Elas criam uma atmosfera de bem-estar, especialmente depois de muitas horas de estresse na frente de uma tela. 

#5 – Como montar um escritório no quarto?

O escritório no quarto é uma faca de dois gumes.

Por um lado, é o ambiente perfeito, já que ele tem pouca circulação de pessoas, pouco barulho e quase nenhuma distração. Por outro lado, é importante que o seu espaço de trabalho e de descanso estejam bem apartados para que um não interfira no outro. Por isso, pelo bem da sua saúde mental, se montar um mini escritório no quarto é a sua opção atual, certifique-se de ter muita disciplina e horários claros de início e fim das atividades da empresa. 

Você vai precisar de uma mesa que não tome muito espaço e, principalmente, de uma cadeira confortável – e isso, você irá descobrir com o tempo (e com as dores nas costas), não é negociável.

Em seguida, certifique-se de escolher um local com iluminação apropriada, de preferência de uma fonte de luz natural, como uma janela ou próximo à porta da sacada. Para a luz artificial, tenha um abajur de mesa para dar apoio à luz do teto, de modo que, em dias escuros ou depois do pôr do sol, sua vista não fique cansada. 

Se você tem um quarto de hóspedes, repense sua utilização para acomodar seu mini escritório – afinal, dificilmente você terá hóspedes em casa 365 dias por ano (admita, a maior parte do tempo, é só um local onde você larga a roupa limpa depois de tirar do varal).

Sofá-cama e outros móveis multiuso irão transformar esse cantinho em um local de trabalho funcional além de um espaço confortável para abrigar amigos e familiares quando necessário. Adicione um minibar e crie uma mini copa para seu escritório (e um lugar que você nunca mais precisará sair). 

Esperamos que tenham gostado das dicas e invistam na montagem do seu mini escritório. Se você já tem um, conte para gente nos comentários algumas dicas de como você deixou esse ambiente funcional apesar do espaço restrito. 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.