Lar Style

Categoria

Dicas |

Olhando as redes sociais podemos obter várias ideias diferentes e criativas para personalizar a casa. Algumas nem são muito caras ou complicadas e acabam dando um resultado incrível para a decoração.

Já ouviu falar em ‘pegboard’? O que será que é isso? E como utilizar esse recurso para deixar certos cantos do lar mais bonitos e úteis? Vamos te contar!

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

O que é pegboard?

Não é muito difícil explicar o que são pegboards. Por falar nisso, você mesmo já deve ter visto vários desses por aí, instalados em ambientes residenciais ou comerciais. Trata-se de um tipo de quadro, que pode ser feito tanto em compensado como ou metal.

Em geral, é nada mais do que uma grade ou uma chapa furada onde são colocados vários pinos ou ganchos de diferentes tamanhos e formatos.

A ideia do pegboard é muito simples: auxiliar na organização de ambientes. É comum, em determinados locais da casa, os objetos pequenos ficarem espalhados sobre as mesas e as bancadas.

Pois elementos assim seriam úteis para tentar encontrar uma ordem lógica, que facilite a rotina das pessoas, assim como a realização de suas tarefas.

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

Como montar um pegboard fácil-fácil

Se você quer ter também um pegboard em sua casa, verá que isso não é algo muito difícil de obter. Na verdade, até que é bastante fácil encontrar alguns modelos pequenos a venda.

Mas quando for necessário, você pode ir atrás do material e fazer o seu próprio quadro do tamanho, cor, formato e acabamento que quiser – o que, de fato, pode deixar a decoração da sua casa ainda mais atraente.

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

Como dito antes, você só vai precisar de uma chapa de madeira ou metal. É importante que ela seja furada, claro. Os furos precisam ser pequenos – do mesmo tamanho e distanciados na mesma medida, tanto na vertical quanto na horizontal.

O que fará diferença no visual de um pegboard para outro será o que você decidirá pendurar nele e como fará isso.

Decoração com pegboard por Idália Daudt

Em qual ambiente da casa usar pegboard?

Pegboard costuma ser sempre uma chapa fina. Às vezes, ela é feita com uma moldura, e esta é deixada distante da parede onde é instalada. Mas, isso tudo não desclassifica a peça como um bom recurso de personalização para decorações.

Pelo contrário, é algo que só vai ajudar a valorizar as propostas de interiores. Até porque se há organização nos espaços, há mais chances da casa ficar parecendo bonita!

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

Pegboards podem ser utilizados em vários ambientes residenciais.  Tem setores em que eles são até essenciais, como numa garagem. A pessoa pode ter um hobby e resolver criar um atelier em casa.

Nesses locais, fica muito bom ter um painel assim. Mas, essa também pode ser uma ideia válida para um home office ou brinquedoteca, por exemplo. Você é que sabe!

Decoração com pegboard por RenataBertoni | JuniorPrestes Arquitetura e Interiores

O que pendurar no pegboard?

Essa é uma questão bem importante de se responder. Afinal, é praticamente o porquê de alguém comprar ou fazer um pegboard. Em casa, esse quadro pode servir para várias coisas. Na garagem, que é o lugar mais comum de se utilizar tal peça, você pode pendurar ferramentas variadas.

São exemplos o alicate, serrote, chaves para apertar parafusos, trena, fita isolante, fios elétricos e mais.

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

Agora, como já se sabe, pode-se colocar pegboard em outros pontos da casa. Por exemplo, na cozinha, visando pendurar coisas como espumadeira e tesoura para cortar temperos.

Na sala de estar ou no banheiro, para pendurar mini prateleiras com vasos, porta-retratos, porta-trecos, e outros objetos. Também na sala de costura, para pendurar fitas e linhas. E no quarto do filho, fixando em pequenos varais ou com imã várias fotografias.

Decoração com pegboard por Casa Aberta

Como harmonizar um pegboard com a decoração de interiores?

Pegboard é um quadro bastante simples. Porém, ele serve como um auxiliar; peça pano de fundo para outros objetos que, juntos, devem impactar o visual da decoração de interiores.

Por isso, sua aparência geralmente é bastante discreta. Recomenda-se que o painel seja quadrado, preferencialmente em material cru – no próprio tom natural da madeira, por exemplo – ou pintado de cor neutra, tipo preto e branco.

Decoração com pegboard por Revista Viva Decora

Fazendo uma rápida pesquisa na internet, você verá muitos outros exemplos além dos que foram mostrados neste texto. Em alguns casos, tal painel foi cortado em formato redondo.

Ou, então, pintado de rosa, azul e amarelo. E ainda personalizado com desenhos em coração, estrela, retângulos e mais.

Bem, agora é sua vez de colocar pra fora a criatividade e fazer o pegboard mais bonito para casa!

Estas dicas de uso de pegboard na decoração foram criadas pelas equipe Viva Decora.

instagram @moblybr

Instagram

Follow Me!

Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.