Lar Style

Dicas

Escritório pequeno: 9 dicas que você PRECISA saber

Com a mudança causada pela pandemia, chegou também um desafio: transformar um cômodo vago em um escritório pequeno. E então descobrimos que nosso novo ambiente de trabalho poderia ser adaptado em outros lugares, como um canto mais esquecido do quarto ou da sala – com a vantagem que, agora, esse espaço pode ter mais a sua cara do que nunca.

Aqui, separamos nove dicas para adaptar espaços de casa em escritórios, além de decoração de escritório funcional e elegante que pode te fazer sentir mais produtivo e focado. Segue as dicas para quem deseja um escritório pequeno:

1 – Paredes brancas ou em cor clara

Eu sempre gosto de começar pelo básico. Se estamos adaptando um espaço de casa para transformá-lo em um escritório pequeno, o primeiro passo é tomar alguma medida para que ele não pareça claustrofóbico. Aposte no branco ou em alguma cor clara nas paredes para que o ambiente pareça maior e mais arejado. 

Lembre-se que esse é um ambiente de calma e concentração, então poucos contrastes de cores poderão ajudar a deixar a mente mais relaxada. Mantenha uma paleta de cores que siga nesse caminho, como azul, cinza – um dourado, se precisar de um pouco de brilho. Acrescente tons de verde com algumas plantas, que também irão trazer vida para seu escritório. 

2 – Nada de espaços mortos

Já que estamos trabalhando com um escritório pequeno, é muito importante se certificar que a sua mesa de trabalho e seu mobiliário minimize qualquer espaço morto dentro do ambiente, ou seja, não deixe nenhum espaço sem funcionalidade – apenas mais um lugar para passar o aspirador depois de ter acumulado poeira.

Utilize uma mesa de trabalho que ocupe exatamente o espaço que você tem disponível e, assim, aumente o seu espaço de atividades. 

3 – “Sim, chefe!” vindo da cozinha

Muitas vezes não percebemos que os espaços não utilizados estão onde a gente menos espera.

Um escritório pequeno pode ser adaptado em um cantinho não utilizado na cozinha ou sala de jantar. Utilize a mesa que já está presente no local, mas traga uma cadeira de escritório adequada, porque as de cozinha não foram desenhadas para que você passe longas horas utilizando. Acredite em mim, suas costas irão agradecer. 

Adapte uma parede com algumas prateleiras ou uma estante para criar espaço de armazenamento vertical. Complete pintando uma parede com tinta de quadro-negro e faça suas anotações, organizações e calendários com uma estética para escritório pequeno e moderno. 

Lembrando que, se você tem uma família grande, a cozinha é um lugar movimentado. Se você tem dificuldade de concentração, talvez não seja o local mais adequado para você. 

4 – Luz natural

Eu acredito que, para se trabalhar com qualidade e com um bom estado de espírito, exposição à luz natural é essencial – com claras exceções de funções que exigem um ambiente escuro (um abraço aos nossos amigos editores de vídeo).

A luz natural ajuda a criar no escritório pequeno uma atmosfera de calma, que pode ser traduzida como mais produtiva, além de contribuir para a saúde mental, já que cria uma ligação entre o espaço de trabalho e mundo exterior. 

5 – Uma mesa de escritório pequena na sala de estar

Essa opção talvez seja a primeira que vem à cabeça da maioria das pessoas que tiveram que adaptar um escritório pequeno dentro de casa.

A sala de estar costuma ser um dos espaços mais amplos da casa e ter alguns pontos mortos, onde uma mesa de escritório pequena pode facilmente ser encaixada. Esse espaço é interessante especialmente para pessoas que estão fazendo dupla jornada no papel de mamães e papais. Um olho na planilha, outro nas crianças. 

6 – Simplicidade para o cérebro

Por mais que você seja uma pessoa super criativa, inovadora e de vanguarda, tente deixar o ambiente de trabalho em seu escritório pequeno o mais simples possível. Isso é calmante para o cérebro, que não precisa de grande esforço para fazer o registro do local. 

Os gânglios basais, localizados no interior da nossa massa cinzenta, são responsáveis por fazer com que o nosso cérebro trabalhe sempre com o mínimo de esforço desnecessário possível. Dê uma forcinha para os seus gânglios e imprima sua personalidade no ambiente, mas sem caos. 

7 – Suba na nuvem

A utilização de serviços de armazenamento em nuvens digitais é uma alternativa excelente para melhorar a produtividade no seu escritório pequeno, ocupando menos espaço e de forma mais ecológica (bye bye, impressora).

Esse tipo de arquivamento permitirá que você utilize seu espaço de modo mais funcional, sem a necessidade de grandes arquivos, armários ou estantes.

Ah, e lembre-se que, trabalhando de forma remota, esses arquivos digitais poderão ser mais facilmente compartilhados com outros membros da equipe. 

8 – Faça um escritório pequeno no quarto

Não vou mentir para você. Trazer o seu trabalho para o mesmo local em que você dorme não é o ideal, afinal é importante que haja fronteiras entre a sua vida profissional e pessoal.

Mas se você não tem como contornar essa situação, vamos fazer isso da melhor maneira com seu escritório pequeno. Busque um armazenamento com portas para tudo aquilo que é relacionado ao trabalho, como papéis, notebook, impressora.

Se possível, crie uma divisória de ambiente.  Isso ajudará com que você tenha a sensação de afastamento das tarefas do trabalho na hora de encostar a cabeça no travesseiro para o descanso dos justos. 

9 – Arandelas no lugar de luminárias

As arandelas apresentam uma vantagem sutil em relação às luminárias, mas que em um escritório pequeno podem fazer grande diferença. Você livra espaço da sua mesa para escritório pequena! Deixando que a sua iluminação de mesa fique presa à parede, você cria um ambiente muito mais funcional, com mais espaço reservado para o que realmente mais importa no seu escritório pequeno. 

Agora você está pronto (a) para criar um escritório pequeno em qualquer cantinho de casa! Aproveite para conferir outras dicas no nosso blog. Temos certeza que você encontrará ideias incríveis de decoração.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.