Lar Style

Por Ambientes Quarto Infantil

Móveis Montessorianos: o que são + como escolher

Móveis montessorianos são perfeitos para montar o quarto das crianças. Isso porque esse tipo de mobília promove uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil sem deixar a segurança de lado. Além disso, a composição do ambiente fica incrível com uma decoração montessoriana bem preparada.

Para te ajudar a entender as características dos móveis montessorianos e mostrar dicas de como aplicar esse método em casa, o Blog Lar Style trouxe neste conteúdo todos os benefícios da décor montessori. Continue a leitura e saiba mais sobre esse diferencial para quartos infantis.

Móveis montessorianos: descubra a metodologia montessoriana

Móveis montessorianos são aqueles posicionados na altura das crianças, permitindo liberdade durante as atividades para explorar novos espaços. Na metodologia montessoriana, criada em 1907, existe um planejamento para que tudo fique ao alcance dos pequenos com segurança e supervisão de um adulto.

Com os móveis montessorianos é possível ter uma arrumação simples, já que as crianças estão livres para brincar e desenvolver a noção de espaço.

A metodologia montessoriana pode ser aplicada em quartos de recém-nascidos e crianças de até cinco anos. Por isso, uma dica importante é reformular a decoração conforme o crescimento da criança.

Quais são os benefícios de um móvel montessori?

O principal benefício de um móvel montessori é permitir a criança de explorar o ambiente. Com isso, o pequeno pode se sentir mais autoconfiante, já que a referência principal de espaço é o seu próprio corpo.

Além disso, há outras vantagens de escolher os móveis montessorianos para o quarto do seu filho. Confira alguns motivos:

  • Valoriza a descoberta espontânea;
  • Coloca os adultos em posição de observados e guias;
  • Permite uma educação positiva e colaborativa;
  • Garante um ambiente preparado para o desenvolvimento infantil;
  • Fornece funcionalidade e otimização no ambiente;

Por isso, muitos pais acabam optando por móveis montessorianos porque permitem montar um espaço seguro, confortável e que se adapta às necessidades dos pequenos.

Móveis montessorianos: dicas para montar um quarto infantil completo

Agora que você já sabe o que são móveis montessorianos, chegou a hora de conferir dicas para montar o quarto do seu filho com o método. Confira nossas sugestões a seguir:

Escolha a cama montessoriana

O primeiro passo para montar um quarto montessori é escolher a cama. Diferente do berço fixo, esse móvel fica mais baixo – na altura da criança. Dessa forma, o seu filho pode se levantar a hora que preferir.

Mas não precisa se preocupar! Por ficar na altura do chão, o móvel montessori evita que o pequeno sofra um acidente.

Ah, e o mais legal é que existem vários formatos de camas montessorianas, como cama de casinha, com escorregador e muito mais.

Pense na distribuição dos móveis

Em um quarto infantil, é muito importante pensar na otimização do espaço. Afinal, a criança vai crescer e o ambiente vai ser naturalmente modificado.

Pense em maneiras de usar os móveis montessorianos, mas sem atrapalhar a movimentação pelo espaço. O seu filho deve ter um cantinho para apenas brincar e fazer uma bagunça, por exemplo.

Tudo isso vai trazer benefícios no desenvolvimento da noção espacial das crianças e sua relação com capacidades intelectuais e motoras.

Escolha os móveis montessorianos e pense no restante da decoração

Além dos móveis montessorianos, uma dica válida é pensar na composição de todo o ambiente.

Os móveis na altura da criança diminuem as chances do seu filho desenvolver vulnerabilidade, já que os itens não são grandes e assustadores.

Mas, além disso, vale pensar nas tons das paredes, prateleiras, nichos organizadores e outros elementos que estimulem a mulecada. Cores neutras, por exemplo, deixam o ambiente mais calmo e influenciam na qualidade do sono.

Analise o móvel montessori que vai ser utilizado na décor

Uma das últimas etapas, quando você já estiver comprando os móveis montessorianos, é analisar as peças. Afinal, é a sua criança que vai utilizar.

Além de ser de fácil acesso para os baixinhos, os móveis não podem ter pontas e quinas para não machucar em caso de quedas. Também é indispensável evitar tintas atóxicas.

Todos os móveis que compõe a metodologia montessoriana precisam ser pensados para dar independência às crianças, mas sem deixar a segurança de lado.

E aí, curtiu conhecer os móveis montessorianos? Aqui, você encontra diversas dicas de decoração de quarto infantil, além de outras ideias para casa, jardim e construção. Até a próxima! <3

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.