Manter a disciplina, evitar distrações e administrar corretamente o tempo são algumas dicas para você que vai trabalhar de casa nos próximos dias
Home office é o seu escritório em casa. Entre as vantagens de trabalhar remotamente estão a possibilidade de flexibilização de horários, comodidade e economia, já que não é necessário se deslocar para chegar até a empresa.
Por isso, é tão importante buscar funcionalidade e conforto nos momentos em que você vai trabalhar de casa. Além de ter um ambiente adequado, também é necessário escolher os móveis certos, como a escrivaninha e a cadeira.
Organização e concentração são pontos importantes quando o assunto é home office. Para que você consiga administrar todas as suas tarefas e ter um ótimo desempenho trabalhando de casa, separamos 10 dicas essenciais para um bom home-office. Vamos ver quais são?
#1. Escolha um ambiente tranquilo
O primeiro passo para um home-office produtivo é escolher um ambiente agradável. Há muitos que preferem fazer o home office no quarto… Já outros na sala de estar ou até mesmo na mesa de jantar da cozinha.
Não existe o lugar ideal para trabalhar em casa. Tudo vai depender do seu perfil, preferências e, claro, dos cantinhos que você tem em casa.
O importante é escolher um lugar no qual você consiga se concentrar, que não passe muitas pessoas e que tenha fatores práticos que ajudem os seus jobs, como tomadas, acesso à internet e telefone.
#2. Comece o dia por tarefas complexas
Assim como no presencial, o trabalho remoto exige uma boa dose de planejamento. Então, saiba se programar e liste todas as tarefas que você precisa fazer naquele dia ou nas próximas semanas.
Lembre-se: você é responsável pelas suas atividades e pela forma como irá executá-las. Então, procure sempre os melhores caminhos.
Uma dica certeira para organizar suas funções e deixar a procrastinação de lado é começar a trabalhar pelo que é mais difícil ou chatinho. Isso porque o seu nível de concentração e energia é mais elevado durante o período da manhã, então, a tarefa vai ser concluída com mais rapidez e menos erros.
#3. Mantenha sua mesa organizada
Fala a verdade: você já ficou procurando uma anotação no meio da bagunça da sua mesa, certo? Depois de um tempo você conseguiu achar?
Além de gerar estresse, um ambiente desarrumado pode afetar o seu processo analítico, resolução de problemas e até a sua criatividade. Afinal, com a bagunça, a sua atenção fica sempre dividida entre duas ou mais coisas.
Então, procure deixar o seu cantinho de trabalho sempre em ordem. A mesa ou escrivaninha precisa ter o comprimento suficiente para alocar seu computador e tudo mais que é essencial na sua rotina, como canecas, blocos de papel e outros materiais.
Se precisa de bastante espaço e não quer deixar nada espalhado, a dica é optar por uma mesa de escritório com gavetas.
#4. Se comunique com os colegas de trabalho
O sistema home-office é uma troca de confiança mútua. Do lado operacional, o trabalho remoto exige a responsabilidade com as entregas nos prazos estipulados. Do lado da gestão, exige a confiança e a disponibilidade para atender o que for necessário.
Por isso, é tão importante se comunicar com as pessoas que você trabalha. No trabalho remoto, diferente do presencial, os colaboradores não tem outro meio de saber o que você está fazendo se não forem comunicados.
Então, não espere o momento de perguntar. Avise assim que começar a trabalhar, o horário do almoço e todas as etapas dos projetos que está executando.
#5. Fique de olho no relógio!
Em um dia normal de trabalho na empresa, você provavelmente fica de olho no relógio para ver se não está atrasado para algum compromisso ou até mesmo para ver se já deu o horário de ir embora, certo?
No home-office, você deve manter esse hábito e até ficar mais atento. Isso porque, em casa, não existe ninguém para chamá-lo para uma reunião ou lembrá-lo de uma tarefa importante que precisa ser realizada.
Para não perder o tempo, use ferramentas inteligentes como calendários digitais e despertadores. Isso vai ajudá-lo a deixar a sua rotina mais organizada e a cumprir a carga horária correta de trabalho.
#6. Avise em casa que você está trabalhando
Não é novidade que a distração atrapalha a produtividade de qualquer pessoa. TV ligada, pessoas transitando e até seu doguinho latindo podem fazer com que você perca o foco de determinada ação.
Por isso, antes de começar o home office, avise que vai trabalhar de casa e que precisa de toda a concentração naquele momento.
Uma sugestão é criar símbolos para que os outros entendam que o funcionário está em horário de trabalho. Por exemplo: coloque um aviso de “ocupado” na porta, pendure o crachá no pescoço ou coloque os fones de ouvido como uma forma de mostrar que não está disponível.
#7. Escolha uma boa cadeira
Nada dói mais do que fazer home-office com uma cadeira desconfortável. Afinal, são horas e horas utilizando o computador e sentado na mesma posição, né?
Muita gente costuma usar a cadeira da cozinha para trabalhar. Isso não é recomendado, pois a peça não foi desenhada para deixá-lo confortável durante um grande período de tempo.
O que é recomendado é uma cadeira desenhada especialmente para escritório, com regulagem de altura, rodinhas e estofamento adequado. Assim, você tem mais ergonomia no seu home-office e evita perder a produtividade por dores nas costas.
#8. Respeite as pausas para o almoço e café
Já sabe todas as tarefas que você precisa fazer no dia? Então, não se esqueça de incluir na rotina um tempinho para o almoço e cafés.
Ficar sem comer prejudica a sua produtividade e pode deixá-lo até mais estressado. Afinal, quem gosta de ficar com fome, não é?
Então, tire uma hora do seu dia de home office e aproveite que está em casa para comer uma comidinha caseira mais saudável.
#9. Atente-se quanto a iluminação do ambiente
Nem sempre é possível ter um lugar top para trabalhar… O ideal é ficar em ambientes arejados e com boa iluminação natural, para evitar o gasto excessivo de energia.
Por outro lado, existem diversas formas de deixar o ambiente com uma boa iluminação para trabalhar. Se você precisa conferir vários documentos, por exemplo, a dica é ter um abajur na mesa. Já se você prefere uma iluminação prática e versátil, o melhor modelo para ter no escritório é uma luminária de chão.
Vale lembrar que a cor da luz também faz diferença no home office — a luz branca nos deixa mais alerta; já a luz amarela é mais aconchegante.
Então, analise seus objetivos e faça bem sua escolha.
#10. Saiba a hora de parar
Ufa, a última dica é a mais simples de todas: vá com calma e saiba a hora de parar. De nada adianta ficar trabalhando até tarde da noite para depois dormir mal e acordar mais cansado.
Já que você está de home office, lembre-se de impor horários, dar pausar, levantar para respirar e dedicar foco sempre que necessário. Tenha uma rotina flexível e equilibre sempre as coisas.
Gostou das nossas dicas de como preparar o seu home office? Fique atento nos posts que rolam aqui no blog. Você vai encontrar dicas para organizar o lar, dar um up na decor e muito mais.
Se você gostou do conteúdo de home office, veja também o nosso post que fala sobre cantinho dos estudos.
4 Comentários
Luiz Gabriel
19 mar, 2020 at 09:10Muito bom as dicas, ainda mais agora que muitas empresas estão aderindo a esse novo método de trabalho.
Ótimas dicas obrigado !
Evelyn
26 mar, 2020 at 13:53Excelente conteúdo!
Já quero trocar minha escrivaninha e minhas cadeira de escritório!
Miquéias Sampaio
25 abr, 2020 at 17:50Atualmente sou Corretor de Seguro e consegui me adaptar rapidamente a esse modelo de trabalho (Home Office). Sempre estou procurando melhorar o meu ambiente de trabalho e encontrei aqui inúmeras dicas valiosas que uma vez colocadas em pratica, certamente tornarão meus Home Office ainda mais interessante.
Parabéns pelo excelente conteúdo.
Gosia
14 set, 2020 at 09:23Boa tarde e muito obrigada pelo artigo 🙂 Pois, trabalho no home office e sei muito bem, que az vezes precisa se concentrar muito, quando Voce nao tem condicoes. Eu tenho casa pequena, mas os vizinhos gostam de fazer o barulho 🙂 Pois, para concentrar me na minha casa, utilizo as ferramentas digitais como kanbantool.com, sempre ajuda me arranjar o meu dia e concluir todas terafs diarias 🙂 Recomendo tambem 🙂