Lar Style

Por Ambientes Sala de Estar

Sala aconchegante: +15 ideias para criar a sua

Uma sala aconchegante pode ser desenvolvida em todos os tamanhos, formas, estilos e cores.  O importante é que um espaço como esse deve ser multifuncional, pronto para uma noite de jogos, para uma maratona de séries ou para bater papo. 

Com a nossa rotina tão acelerada, criar uma sala aconchegante nunca pareceu tão necessário para termos um local de paz para relaxar e nos recuperar. E isso tem tudo a ver com um espaço que seja confortável, acolhedor e caloroso, mas sem deixar de ser funcional. 

Existem muitas opções para criar uma sala aconchegante, como grandes estofados opulentos, almofadas confortáveis e mesas de centro espaçosas para xícaras e taças de vinho.

A cores de paredes, materiais do piso, o tecido dos assentos e até mesmo os acabamentos – tudo pode ser tornar ingrediente para a criação de uma sala aconchegante. 

É importante escolher elementos que funcionem bem juntos, não somente em termos de aparência, mas especialmente em relação ao sentimento, personalidade e energia que eles te trazem – o que é muito pessoal. Aqui trazemos a nossas oito opções favoritas para a sua sala aconchegante. 

Como deixar a sala aconchegante com um layout inteligente?

A chave para fazer com que uma sala seja aconchegante é torna-la funcional, o que começa com um layout bem pensado. Uma mistura de texturas, grandes estantes de livros e decoração, mantas e almofadas irão contribuir para o aconchego.

Aterre o ambiente com um tapete que seja grande e confortável e encaixe o máximo de assentos possível para que ninguém tenha que conversar a uma distância de mais de três metros em nenhum lugar da sua sala. E falando nisso…

Uma sala aconchegante é um espaço de conversa

Pense em como a sua sala aconchegante pode inspirar para que pessoas se olhem, se conectem e conversem. O objetivo aqui não é criar um ambiente íntimo – para isso, existem os quartos -, mas sim uma área onde encontros acontecem. 

Uma ideia é trazer dois sofás de tamanho semelhante voltados um ao outro, ou em formato de L, ou ainda em formato de U, com uma mesa de centro no meio – excepcional para lanches, coquetéis ou jogos e quebra-cabeças. Traga mais assentos para esse entorno, como poltronas e puffs. 

Sala confortável e aconchegante com conversation starters

Esse termo, conversation starter, significa iniciadores de conversa. O que é isso? São objetos pessoais e decorativos que têm uma história interessante por trás ou que, potencialmente, podem ajudar com que as pessoas engajem em um papo. 

Sobre a mesa de centro, você pode colocar alguns dos seus livros favoritos, por exemplo, ou objetos de decoração que se conectem com seus hobbies, local de origem ou destinos de viagem favoritos. São elementos que contribuem para uma atmosfera acolhedora e amigável em geral. 

A sala de TV aconchegante e a decoração em cores escuras

Engraçado que não é comum que pessoas usem cores escuras na sala de TV, mas a verdade é que elas são uma ferramenta poderosa e envolvente na hora de criar conforto na hora de assistir um filme no fim de semana. O cinza e o azul escuro, por exemplo, trazem essa sensação e podem ser combinados com cores quentes, como o mostarda, terracota e outros tons terrosos. 

Outra cor imponente, mas que abraça o conforto do ambiente, é o marrom chocolate, que tem um calor próprio, que torna o espaço convidativo e envolvente. Uma opção excelente para destacar uma ou mais paredes de uma sala de TV moderna e aconchegante. 

Iluminação em camadas na sala de TV aconchegante

A iluminação é um elemento que muitas vezes não damos atenção, mas que pode mudar instantaneamente a aparência de uma sala. Especialmente se você está planejando uma sala de TV, esse será um elemento que deverá ser considerado desde o início do projeto. 

O ambiente deverá incluir bastante luz natural, mas com inserções de iluminação como parte de um esquema de camadas. A iluminação do teto, apesar de ser uma ótima fonte de luz, não se sustenta sozinha. 

Luminárias altas e de parede são excelentes opções para quando não se quiser manter a luz principal acessa – sempre com muita atenção para que não gerem reflexo na tela da televisão e atrapalhem quem está assistindo. 

Livros na sala aconchegante pequena

Quando não se tem muito espaço para se trabalhar, é preciso ser criativo nos elementos que serão utilizados para criar conforto. Será assim numa cozinha pequena, numa sala de jantar pequena – e na sala de estar não seria diferente. 

Existe um elemento mágico em livros em uma estante que instantaneamente tornam uma sala mais aconchegante e com um toque pessoal especial.

Se você é do tipo que coleciona livros, considere deixá-los expostos numa estante da sala ao invés de guardados em um local escondido. 

Além da sensação de afeto que eles trazem com o passado do anfitrião, eles também carregam personalidade, já que movimentam consigo interesses e curiosidades da pessoa. 

Os acabamentos de salas aconchegantes

Salas aconchegantes devem ser espaços que convidem os visitantes para se sentar, a tirar os sapatos, a ficar à vontade. É um local que deve se afastar de certos preciosismos, para que os convidados não tenham a sensação que vão sujar ou estragar alguma coisa – com bom senso sempre, claro!

Por isso, evite móveis que sejam feitos de placas muito rígidas e contemporâneas. No lugar delas, opte por madeira escovada ou raspada à mão, ou pesquise sobre móveis industriais. Estofamentos com cores muito claras também não são muito recomendados porque invariavelmente irão sujar cedo ou tarde.

Traga para a sua sala aconchegante cobertores e mantas nas noites mais frias para que os visitantes se sintam convidados a relaxar. 

Os tecidos da sala aconchegante

Veludo. Eu poderia escrever só isso e acabar o texto (mas eu iria tomar bronca do editor do blog). A sensação que esse tecido traz é extremamente conectada com a ideia de conforto e aconchego.

Busque um veludo de qualidade, que seja facilmente lavável e durável, para sofás e almofadas e ganhe uma sala que poderá remeter a um marshmallow ou uma grande nuvem macia. 

O bouclé é outro tecido que se conecta fortemente com esse sentimento, além de ser bastante resistente e texturizado. O que importa é que o tecido crie um estofado macio e elegante para uma sala aconchegante. 

E aí, curtiu nossas ideias para sala aconchegante? Aqui, você descobre o melhor da decoração! Aproveite para navegar pelo nosso app e conferir as diversas opções de móveis que nós temos para sua casa.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.