Lar Style

Inspirações

Estilo Retrô: o que é e dicas para se inspirar

Você ama o design vintage, mas com alguns toques contemporâneos? Então a decoração no estilo retrô pode ser o ideal para você. Esse estilo de design de interiores contém elementos de muitas épocas diferentes, dos anos 50 aos 80. 

Decorar usando o estilo retrô significa olhar para o passado para buscar inspiração e combinar itens vintage com peças de design mais moderno, de modo a criar um ambiente contemporâneo e nostálgico ao mesmo tempo. 

A regra é misturar é combinar: um sofá moderno com uma mesa de centro antiga, ou uma cômoda vintage combinada a uma cama contemporânea. Em outras palavras, estilo retrô é encontrar coesão entre peças antigas e atuais. 

Como a moda, no design de interiores, as tendências são cíclicas, e o que um dia foi considerado velho acaba eventualmente se tornando fresco e novo mais uma vez. Pense nas calças de cintura alta e baixa; ou nas calças skinny e bag. 

Enfim, esse é o seu chamado! Vá procurar achados vintage em lojas de antiguidades e mercados de pulga, traga essas peças e incorpore à sua decoração para criar o estilo retrô. Só não deixe antes de ver essas seis dicas que separamos para te inspirar. 

O que é estilo retrô?

Se você está precisando de inspiração para sua decoração estilo retrô, vá assistir a série Mad Men. Nela, você encontrará a cara do design do século XX, seus estilos, padrões e cores em móveis e decoração. 

O estilo retrô original que conhecemos hoje está principalmente enraizado nas cores e estilos dos anos 60 e 70, podendo variar para alguns anos antes e depois. Há um certo romantismo no design que ficou desaparecido entre os anos 80 e 2000, e ressurgiu nos anos 10. 

E apesar da referência clara das décadas acima referidas, isso não é tudo. O estilo retrô pode ainda trazer influências de outros estilos, como art déco, estilo rococó, entre outros elementos interessantes do design do passado. 

Escolha bem suas cores na decoração retrô

Durante a década de 50, o mundo estava saindo de um período de guerras mundiais. Nos anos 60, os jovens tomaram conta da cultura pop e a busca do homem pela conquista do espaço se firmava como realidade. Era uma época de muito otimismo – o que acabava refletido no design.

 Os móveis seguiam um estilo futurista, com curvas e cores ousadas. O vermelho, azul, tons de laranja, rosa e roxo são apenas alguns matizes importantes quando falamos em estilo retrô. Ao combinar essas cores, esteja atento aos seus padrões, pois eles podem combinar acabar colidindo na sua decoração. 

Esses elementos devem ser usados buscando equilíbrio entre itens mais ousados e mais discretos. Por exemplo, busque combinar padrões florais com linhas mais simples; traga cores vibrantes, mas mantenha o equilíbrio com um tapete ou poltrona em tons claros. 

E muito embora o estilo retrô esteja fortemente associado a tons vibrantes, o preto e branco podem ser outra forma inteligente e eficaz de obter essa aparência antiga. Misture os dois estilos e permita-se brincar com a decoração estilo retrô. 

Elementos chave para sofás estilo retrô

Os sofás de meados do século XX possuem algumas marcas registradas e que devem ser exploradas no estilo retrô. Elementos como peças curvas ou anguladas e que apresentem tons ousados e metais, como o cromado, por exemplo, são a cara dos sofás estilo retrô. 

Eles também possuem alguns tons específicos, como verde abacate e outras cores psicodélicas. Os anos 60 marcam o auge das pesquisas com LSD e outras drogas sintéticas alucinógenas – algo que acabou marcado no design da época. 

Em termos de estofamento, não deixe de abusar de padrões e texturas. Os sofás de veludo, aqui, se destacam como uma das grandes marcas dos anos 70 – que podem facilmente ser combinados com os tapetes felpudos da década anterior. 

Rack estilo retrô para iniciantes

Você já aprendeu que o design de interiores retrô faz uma mistura eclética de características vintage e contemporâneas. O mesmo deve se aplicar na hora de escolher um rack estilo retrô. Traga uma mistura de tendências de design dos anos 2020 e de épocas passadas. 

Escolha a década, já que cada uma tem um estilo distinto de móveis, decoração, padrões e esquemas de cores. Um rack com pernas longas e finas, pintado em amarelo ovo, estilo anos 60, que esteja sustentando uma smart TV e um vídeo game de última geração é o puro creme do estilo retrô. 

Padrões ousados no estilo retrô de decoração para pisos e paredes

Pode ser que as cores vivas assustem um pouco os mais discretos e conservadores, por isso considere outras formas de trazer energia para seus pisos e paredes. Você pode adicionar padrões arrojados para um estilo retrô em grande escala na sua casa sem cores berrantes. 

Tapetes geométricos e papeis de parede com padrões abstratos dão todo o toque retrô a qualquer ambiente. Considere o ladrilho xadrez preto e branco – outra face importante do estilo retrô dos anos 50 e 80. 

Você pode, alternativamente, considerar também adicionar um papel de parede floral ou parede de tijolinho. Esse elemento poderá trazer movimento a um espaço que antes estava muito estático e monótono. Complete a decoração com elementos em paleta neutra para maior harmonia. 

Dicas gerais para decoração retrô

Trabalhe esse estilo com moderação para que seu ambiente não fique com cara de set de cinema ou peça de teatro históricos. É importante que a decoração seja planejada com base em móveis, luminárias e papéis de parede de uma determinada época, sem deixar o contemporâneo de lado. 

Desde que você esteja trabalhando com um bom senso de estilo, não precisa se fixar em um único período para homenagear em sua decoração estilo retrô. Use a criatividade. Traga uma poltrona dos anos 60, com modelos de cristaleiras inspirados no século XVIII e complete com uma Alexa. É sobre isso!

O importante, e que não pode ser desprezado, é o equilíbrio quando se trata do estilo retrô. Traga sofás e poltronas do século XX, em cores ousadas, mas neutralize o choque com elementos de madeira e com um carpete elegante, uma mesa de centro atual e paredes brancas.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.