Lar Style

Inspirações

Tons de vermelho: +15 ideias de como usar na decoração

Muitas pessoas podem considerar os tons de vermelho cores desafiadoras para serem usadas na decoração por serem muito poderosas. Mas, com algumas orientações, é possível exprimir todo o aconchego e sensualidade que essas cores trazem ao ambiente. 

O vermelho e suas variações compõem alguns dos esquemas de decoração mais apaixonantes e estimulantes. Quer seja com alguns detalhes em acessórios cuidadosamente escolhidos ou usados e abusados do teto ao chão, os tons de vermelho transformam os interiores e podem criar ambientes que vão dos mais lúdicos aos mais requintados. 

O vermelho, quando usado com moderação em seu tom primário, pode funcionar até mesmo como um adjacente de quarto infantil, enquanto seus tons mais sofisticados e escuros têm o poder de criar cenários acolhedores, ideais para salas de jantar, salas de estar e corredores. 

Essas são cores que ajudam com que as pessoas sentem para prestar atenção, são cores otimistas e autossuficientes – e famosas por despertar o apetite e estimular a boa conversa e o romance.

Veja essas ideias para uma dose de inspiração e descubra como utilizar os tons de vermelho em sua casa sem deixar que eles sobrecarreguem seu estilo. 

Tons de vermelho: o monocromático

Muito embora a combinação de diferentes tons do mesmo matiz possa ser interpretada como conflitante, os tons de vermelho, quando somados a texturas suaves e aveludadas podem compor um ambiente monocromático de sucesso. 

Outro segredo está nos detalhes. Sem deixar que os tons de vermelho se sobressaiam, traga outras cores que sejam mais neutras ou contrastantes. Sendo os vermelhos cores quentes, pequenas doses de cores frias, como tons de azul, verde e cinza, podem adicionar interesse sem alterar demais a paleta. 

Abaixe a bola do vermelho com toques de preto

Sendo essa uma cor muito intensa, é possível dar uma segurada em toda essa força com toques de preto pela decoração, trazendo assim mais equilíbrio. O ambiente poderá se manter poderoso, intenso e glamuroso, porém sem o excesso que poderia comprometer a harmonia e contemporaneidade. 

Crie um hall de entrada caloroso com tipos de vermelho

Traga os tons de vermelho para seu hall ou corredor de entrada para criar uma recepção prática e calorosa. É possível combinar tonalidades de vermelho mais escuras com outras cores neutras e tons mais claros para evitar o choque. 

A vantagem aqui é os tons de vermelho são muito bons em disfarçar arranhões e marcas – tão comuns em áreas da casa com tráfego mais intenso de moradores e visitantes. Ao mesmo tempo, essas cores adicionam a sensação de excitação e aquecimento quando equilibradas com tons mais claros. 

Tonalidades de vermelho e seus complementos

Se você está familiarizado com a roda das cores, já deve ter reparado que o verde é o extremo oposto do vermelho. Isso faz do verde a sua cor complementar – o que o torna uma ótima combinação para o vermelho.

No entanto, não queremos que a sua casa pareça uma grande decoração de natal o ano inteiro, não é mesmo?! Por isso, abuse da criatividade com a sua paleta. Busque outros tons de verde, como o verde turquesa, e outras cores de destaque para dar a quebra nesse clima natalino. 

Rosa claro para um toque de frescor na paleta de tons de vermelho

Outra forma de quebrar essa potencia do vermelho é com elementos em rosa claro – como um sofá em uma sala de estar ou uma parede de destaque. É uma relação ganha-ganha. Enquanto os tons de rosa trazem doçura ao vermelho, os tons de vermelho quebram a infantilização que o rosa pode trazer. 

Tons de vermelho para mais calor na cozinha

As cozinhas vermelhas podem ser adaptadas para muitos diferentes tipos de decoração, desde o mais contemporâneo ao mais tradicional. Então que tal trazer uma chama extra à sua cozinha com armários pintados em tons de vermelho? 

É possível fazer um contraste com paredes mais claras usando uma tonalidade complementar de modo a valorizar o esquema de dois tons. Vermelhos mais puxados para o marrom e bordô funcionam muito bem com tons de verde.

Tons mais rosados são mais facilmente adaptáveis e caem bem com cáqui e cinza. Tons de vermelho escuros combinam bem com metais dourados, especialmente quando misturados a madeiras escuras. 

Um “toque” dos tipos de vermelho

Apesar de a gente falar muito “um toque de vermelho”, esse acaba sendo um mito pela potencia que a cor traz. “Um toque de vermelho” numa sala neutra é como uma pessoa com rosto bem monocromático com batom vermelho. 

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do que você está buscando para a sua decoração. No fim, acaba sendo uma oportunidade para trazer mais personalidade à sua casa, mostrando um lado divertido e sutil. 

Então se você não quer mergulhar de cabeça ainda, tudo bem. Comece com “um toque de vermelho” e deixe que os seus olhos se acostumem a esse poder. 

Ilumine tonalidades de vermelho com rosa e laranja

Em uma sala de estar com decoração em tons de vermelho, detalhes alegres podem ser adicionados por meio de cores como o rosa e o laranja. Eles podem ser utilizados no tapete ou mesmo em almofadas com estampas divertidas. 

Acessórios nessas cores podem aumentar a luminosidade do espaço decorado em tons de vermelho ao mesmo tempo que trazem um toque agradável de comicidade. A combinação é jovem e alegre e traz a sensação de verão para qualquer época do ano. 

Para o quarto, enfeites sutis na paleta de tons de vermelho

Muitas vezes, você só precisa de um pouco de vermelho no seu quarto para fazer dele um espaço tranquilo e harmonioso. Traga uma roupa de cama branca com detalhes em tons de vermelho e combine com acessórios decorativos menores, como porta-retratos, obras de arte e velas. 

A ideia é criar um ambiente harmônico e um ar relaxante para o quarto. Em contrapartida a isso, os tons de vermelho são muito estimulantes, emocionais e dramáticos – por isso, devem ser usados com cautela nesse ambiente. 

Use os tons de vermelho no quarto como você usa pimenta na comida. Se você gosta muito dessas características, fique à vontade. Se não tem certeza, use com moderação.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.