Lar Style

Inspirações

Tecidos na Decoração: Ideias Inspiradoras de Como Usar

Desde a pré-história, os tecidos sempre estiveram presentes no cotidiano humano. Não se sabe exatamente quando, mas eles começaram a ser utilizados como vestimenta, no embalsamamento de corpos, na cobertura de tendas para moradias e mais.

Pouco a pouco, tornaram-se também símbolos de moda, poder e riqueza. Com o passar dos anos, também passaram a ser uma parte importante das propostas de decoração.

Ambiente com estampas vivas por Revista Decora

Os tecidos sempre foram muito bem utilizados e cultuados no mundo, isso é indiscutível. Mas, agora, o seu uso criativo e divertido é um diferencial para a arquitetura e design de interiores e exteriores de edificações.  

Dos jardins aos espaços internos, todo o canto da casa pode ficar mais bonito com a utilização desse tipo de material. É um jeito muito prático, fácil e barato de renovar o visual de uma decoração.

Hoje em dia, os profissionais têm mais opções de tecido para casa do que se tinha no passado. O mercado cada vez está variando mais sua cartela de opções.

Há materiais de várias cores, estampas e acabamentos – usados para os mais variados fins. Com eles é possível criar tanto cenários modernos quanto vintages. Tudo vai depender da criatividade e da inteligência para decorar.

Confira como investir nos tecidos certos para transformar a decoração de sua casa e também onde empregar esses materiais para fazer composições bacanas e deixar os espaços mais bonitos e atraentes.

Dormitórios com tecidos em almofadas, roupas de cama, cortinas e tapetes por Arq&Design

Um pouco sobre os efeitos resultantes do uso de tecidos na decoração

Os tecidos oferecem muitas vantagens para o arquiteto ou designer de interiores na hora de transformar o visual de uma casa.

As possibilidades são infinitas! Pode-se repaginar um canto específico ou modificar todas as superfícies, todos os móveis e todos os objetos ornamentais dos ambientes. Isso é fundamental para que se possa conseguir deixar mais atual a decoração do lar.

Mesas postas com tecidos enfeitando o ambiente por Rico Mendonça e Revista Viva Decora

Se há uma parte da residência sem graça ou esquecida, aplicar no local um tecido de cor viva e estampa chamativa é a solução para atrair o olhar.  

Não é preciso se limitar a um só tipo de tecido. Com muita sensibilidade, o decorador é capaz de brincar com o que tem disponível e criar efeitos surpreendentes. Neste momento, é importante saber instigar a imaginação e deixar a criatividade rolar.

Cadeiras revestida com tecido estampado, manta sob o sofá e tapete compondo o ambiente por Carlos Francisco

Conteúdo relacionado: Arrase na decoração com as combinações de cores que serão tendência em 2019

Quais os tipos de tecido podem ser usados na decoração da casa

Não existem regras que ditam quais os tecidos que podem ser usados na decoração da casa. Basta saber que cada projeto possui especificidades únicas. Ambientes em regiões de clima frio, por exemplo, necessitam de peças em tecidos mais quentes, encorpados e de tramas mais fechadas.

Já nas regiões de clima frio o melhor são as peças em tecidos mais frescos, finos, que deixem o ar passar com mais facilidade.

Quarto de casal com decoração neutra por Arq&Design

Tem que se analisar bem o local para entender qual o tecido – ou o grupo de tecidos – que se adequa melhor. Além das características ambientais, como a incidência solar, o decorador deve estudar quais os hábitos dos moradores; também se na família há animais de estimação e crianças. Isso tudo vai determinar se as peças têxteis devem ter mais resistência, costura reforçada e impermeabilização.

Sala de estar com sofás, almofadas e cadeiras revestidas por Helena Koki

Veja a seguir alguns exemplos de tecidos usados em propostas de decoração para casa:

  • tecidos naturais: como o algodão e o linho, que são macios, resistentes, duráveis e confortáveis; e o veludo – que também pode ser sintético -, extremamente macio, com um lado liso e outro com pelos curtos.
  • tecidos semi-naturais: como a organza, que tem princípio natural pelos filamentos de seda e ainda a junção de fibras como poliéster e nylon, sendo sua característica principal o brilho.
  • tecidos sintéticos: como o voil, feito a partir do poliéster, com ótimo caimento e acabamento; e o couro sintético, com composição de poliéster, nylon e poliuretano, termicamente muito confortável.

Ambientes com tecidos ideais para diferentes estações do ano por Yamagata Arquitetura e Vitral Arquitetura

Sugestões de possibilidades de usos de tecidos na decoração da casa

Os tecidos são usados de várias formas na decoração de uma casa. Eles podem ser, por exemplo, um ótimo substituto dos papéis de parede.

Existem tipos especiais que servem para este fim, que são mais duráveis, de fácil manutenção e limpeza. Mas, esta opção não é a mais comum, tampouco indicada para quartos infantis, onde a cola para aplicação poderia causar alergias.

Quartos infantis com tecidos na decoração por Solange Vale e Andrea Bento

Tecidos também podem ser usados para a confecção de cortinas para a casa. Ou então, para forrar colchas, mantas, almofadas, molduras, quadros, abajures e mais.

Mas, principalmente, como revestimento de móveis – tipo cabeceiras de camas, fundos de gavetas e portas de armários. Quanto aos sofás, poltronas, puffs, assentos de cadeiras e outros, a atenção tem de ser redobrada.

Tecidos em roupas de cama por Helena Koki

Estes itens têm um uso constante e precisam de uma cobertura têxtil bem mais encorpada e resistente para não ficarem danificados em curto período.

Às vezes, pode ser necessária, inclusive, uma camada de proteção contra sujeiras, como gorduras e líquidos derramados. Mas, este é um serviço que deve ser realizado por uma empresa especializada, pois depende de agentes tóxicos e inflamáveis.

Sala de estar e sala de jantar por Studio Novak e Danyela Corrêa

Então, gostou das dicas? Inspire-se nas imagens e descubra como deixar a decoração de sua casa mais linda e inovadora com a ajuda de tecidos!

Estas dicas de decoração com tecidos foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.