Lar Style

Dicas

Modelos de Cristaleiras: Saiba Como Escolher

Se você tem cozinha pequena e está ficando sem espaço, existe uma peça simplesmente espetacular que poderá te ajudar e muito: a cristaleira. Os diversos modelos de cristaleiras, além de trazer muita elegância, possuem muitas utilidades – desde guardar suas garrafas de vinho, até exibir a sua porcelana mais sofisticada. 

A cristaleira é um móvel de cozinha ou sala de jantar que serve para armazenamento. A peça pode incluir prateleiras, gavetas, armários inferiores, balcão – ou ainda uma combinação desses artifícios. 

É uma ótima maneira de manter os itens de jantar limpos, organizados e facilmente acessíveis. Além de ser aquele cantinho chave onde a família pendura a guirlanda de natal e as fotos de família e outras pessoas queridas. 

É uma peça forte, atraente e versátil. No entanto, existem alguns fatores que devem ser considerados antes de escolher o modelo certo de cristaleira para você. 

Separamos aqui algumas dicas que irão te ajudar a entender os benefícios de se ter uma cristaleira e alguns pontos essenciais para serem considerados na hora de escolher o modelo de cristaleira para sua cozinha.

Modelos de cristaleira: quais são e como escolher?

Os modelos de cristaleira podem ser os mais variados – desde aqueles vistos em casas de fazenda, passando por modelos transacionais, até os mais modernos. 

Além disso, são itens que podem ser encontrados em diferentes formas e tamanhos, dos mais compactos àqueles que preenchem o espaço do chão ao teto. 

Talvez o mais comum seja a cristaleira de vidro, que traz grande sofisticação ao ambiente com um tom minimalista. É ideal para exibir taças e copos elegantes. Melhor evitar colocar muitas peças nesse modelo para não acabar poluindo demais a decoração. 

Seguindo essa ideia, os modelos de cristaleira que combinam vidro e espelhos são bastante refinados – e ideais para trazer uma maior sensação de amplitude e mais iluminação a um ambiente pequeno. 

Outro modelo de cristaleira bastante comum é composto por portas e prateleiras de vidro combinadas com uma estrutura firme de madeira. O modelo pode ser usado numa composição mais rústica, mas que não quer perder o garbo. 

Para entender quais desses modelos é o mais certo para você, é preciso considerar alguns pontos.

Onde você vai colocar a cristaleira?

É importante que o modelo de cristaleira combine com a estética da sua cozinha ou sala de jantar. Qual é o estilo de decoração do ambiente? Mais rústico, mais moderno, cozinha americana? A peça escolhida tem que conversar com o restante do ambiente. 

Por exemplo, se seu espaço é mais moderno e elegante, opte por opções em branco ou de vidro, e com acabamento mais clean. Se é um ambiente mais tradicional, peças de madeira, como mogno ou carvalho, com acabamentos ornamentais e texturizadas irão cair bem. 

Se a sua praia é são os móveis industriais, um modelo mais truncado, que misture peças de metal e madeira pode ser interessante. É possível também escolher modelos sem encosto, com vista para sua parede de tijolinho ou com reboco da parede exposto atrás.

Qual é o espaço disponível para o modelo da cristaleira?

Outro ponto importante é o tamanho que você tem disponível. Ter pouco espaço não é, de modo algum, um impeditivo para escolher seu modelo de cristaleira. Existem opções pequenas e até mesmo designs suspensos. Esses últimos podem ser combinados com um aparador, que fará o papel de bar no ambiente. 

Contudo, não deixe em hipótese alguma de medir o espaço antes de comprar sua cristaleira. Conheça a altura do teto e meça a profundidade e a largura de onde planeja colocar sua cristaleira. 

Talvez você tenha planos de colocar itens em cima da cristaleira – não esqueça de levar isso em consideração também. Se atente também a tomadas e interruptores para esses não sejam obstruídos pela peça. 

Ideias de modelos de cristaleira para ter em casa

Agora que você já sabe como escolher, é hora de conhecer alguns modelos de cristaleiras para sua casa. Acompanhe a leitura com a gente!

Cristaleira de vidro: o que você quer armazenar?

Peças de vidro costumam ser mais delicadas, então é importante estar atento ao que você vai querer armazenar dentro delas. Faça um inventário do que precisa estar dentro da sua cristaleira e entenda se o modelo de vidro é o mais adequado para você. 

Pratos, assadeiras, toalhas de mesa, copos e taças – nada é proibido, mas é importante ter bom senso. Se você for adicionar itens pesados à sua cristaleira de vidro, melhor que não sejam itens que você irá precisar com tanta frequência para não correr o risco de desgastar o material – ou algo pior. 

Cristaleiras de madeira: uma opção chique no lugar da despensa

Os modelos de cristaleiras de madeira são mais robustos e tendem a aguentar mais peso e pressão. Logo acabam sendo uma opção com amplo espaço para armazenar alimentos secos, latas e até mesmo frutas e vegetais ainda não amadurecidos. 

Cristaleira moderna: aberta ou fechada?

Os modelos de cristaleiras mais modernos podem vir nessas duas opções, e cada qual possui seus prós e contras. Os modelos fechados são ótimos por uma questão de higiene, já que evitam que as peças guardadas acumulem poeira e outras sujeiras. 

Em contrapartida, os modelos abertos podem trazer mais da personalidade do morador da casa e permitem que você se lembre com mais facilidade das coisas que tem – aumentando, assim a chance de uso ao invés de deixar esquecido no fundo de um armário. 

Mais uma vez, é importante que você pense quais itens você irá querer armazenar na sua cristaleira. Com que frequência você pretende utilizar os itens que estarão lá armazenados? Os modelos abertos irão facilitar o acesso a peças usadas com regularidade. Se serão itens pouco utilizados, os modelos fechados o manterão limpos por mais tempo. 

Cristaleira antiga, a peça focal da decoração

Uma alternativa muito interessante é fazer a reforma de peças antigas, desde que sejam de boa qualidade. Esse tom vintage da peça, com certeza, fará dela o ponto alto da decoração da sua cozinha ou sala de jantar. 

Existem modelos de cristaleiras antigas (ou cópias novas de modelos antigos) abertos e fechados. De toda forma, eles criam um ambiente fino para que você possa exibir garrafas de vinhos finos, louças e pratarias, ou ainda outras heranças de família. 

E aí, curtiu nossas ideias de decoração com modelos de cristaleiras? No site da Mobly você encontra diversas opções de cristaleiras, para os mais diversos gostos. Aproveite para fazer sua compra com diversas facilidades de pagamentos.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.