Lar Style

Inspirações

Tons de Laranja: +20 ideias para usar na decoração

A decoração em tons de laranja é um esquema que vai satisfazer os seus olhos e o seu coração durante o ano todo. A cor eleva o espírito e aquece durante a temporada mais fria do ano, mas também vibra e traz um ar de sofisticação e contemporaneidade durante os meses mais quentes. 

Os tons de laranja, de modo geral, trazem alegria aos ambientes – além de serem cores muito versáteis que podem ser combinadas com diversos outros tons. Por exemplo, a combinação com cores quentes, como o vermelho e o amarelo, irá trazer descontração ao ambiente. Tons de laranja mais puxados para o vermelho irão contrastar bem com tons de marrom fortes ou de amarelados desbotados. 

Se você está mais no esquema de cores neutras, não precisa ousar tanto se não se sentir à vontade. Cobre, ocre e siena são todas variações do laranja que se encaixam super bem com tons de bege, branco e cinza. Já os tons de laranja mais puxados para o amarelo caem muito bem com cores frias, como os tons de azul e os tons de verde

Porém, muito cuidado. Como o fogo, se não manuseado com cuidado, os tons de laranja em excesso podem causar um estrago. Acompanhe as dicas e as inspirações abaixo para se certificar que as suas combinações com tons de laranja serão interessantes e instigantes. 

Decoração em tons de laranja: o que considerar?

Já faz muito tempo que os tons de laranja têm a função de trazer mais vitalidade ao design de interiores. Durante a década de 70, cheia das extravagâncias da era disco, eles estavam muito na moda para decoração, sendo utilizados do chão ao teto, em esquemas de geometria, desenhos, texturas e padrões – o que significa que a utilização hoje em dia é quase garantia de um visual retrô. Dúvida? Aposte no veludo e veja a mágica acontecer. 

Hoje, os tons de laranja têm um papel menos dominante, mas não menos importante, porque eles se encaixam com praticamente qualquer esquema de cores – afinal orange is the new black. Considere então que os tons de laranja trarão brilho, calor e energia ao ambiente. Se é o que você busca, vá sem medo. 

A chave do sucesso com os tons de laranja é saber quanto e quando usar. Se está confiante que são cores que você quer apostar, carregar a mão nesses tons pode dar uma cara de outono para o seu ambiente durante o ano todo. Agora, se você está indo com calma ainda e não quer fazer uma mudança radical, uma abordagem mais sutil é mais recomendada, em móveis, cortinas e tecidos do seu ambiente. 

Ainda considere qual tom será utilizado para cada função. Aqueles mais vibrantes trarão alegria ao espaço, mas não são recomendados para ambientes em que você prefere repousar. Tons mais profundos, como ferrugem, terracota e páprica, são os mais indicados para trazer a sensação de conforto e aconchego. 

Escolha os tons de laranja com base no sentimento desejado

Se nesse momento, você está querendo investir no laranja para sua decoração, mas não sabe qual tom utilizar, é importante que você se faça uma pergunta básica: como você quer se sentir nesse espaço? Ousadia? Pesquise o laranja-tangerina brilhante. Acolhimento rústico? Pesquise o ocre, o cobre, a ferrugem e a argila. 

Os tons de laranja podem também ser utilizados como complementos a esquemas de cores neutras como uma alternativa para deixar os ambientes mais claros e arejados. Nesse caso, entram em cena tons como o salmão, o melão e o pêssego (parece um brunch, mas são tons de laranja) e ainda serem complementados com tons de rosa claro. 

O minimalismo e os tons de cores laranja

A principio os tons de laranja podem parecer cores opressoras, especialmente se você é mais adepto da estética minimalista. Mas não necessariamente precisa ser assim, o tom vibrante do laranja quando combinado com cores neutras suaves, como taupe, uma mistura de bege e cinza, por exemplo, pode trazer o equilíbrio entre o calor e a sombra, enquanto suavizam o impacto da cor mais forte. 

Um home office cheio de energia com tons de laranja para parede

A essa altura do campeonato, não é mais novidade para ninguém que estamos nos reinventando para criar ambientes de trabalho e estudo dentro de casa. Com isso em mente, os tons de laranja são cores energizantes e ferramentas poderosas para inspirar a criatividade e a produtividade. 

Tons de laranja podem ser neutros

Nós entendemos que o laranja pode ser um pouco vibrante demais para algumas pessoas – ou para alguns cômodos. É possível suavizar o seu impacto com as combinações certas.

Tons de bege combinados com tons terrosos de laranja irão aproveitar o calor sem permitir que o ambiente seja dominado. Esse exemplo de combinação é perfeito para trazer conforto sem perder a o tom cítrico.

Tons de laranja e azul para um clima praiano

 Se você prestar atenção numa roda de cores, verá que tons de laranja mais avermelhados são complementados por tons aqua, o azul-esverdeado. O que a princípio pode soar como uma combinação estranha e ousada tem, na realidade, uma coisa em comum: tons de amarelo na composição. 

Dessa forma, eles acabam se encontrando numa combinação ao mesmo tempo vibrante e relaxante, como o pôr do sol depois de um dia de praia. 

Escolha estofamentos em tons de laranja

Trazer os tons de laranja para os tecidos também é uma ótima maneira de dar destaque à cor, mas sem deixar de manter a neutralidade. De forma comedida, um estofamento de veludo no tom laranja queimado pode, por exemplo, ser combinado em uma sala de estar ou sala de jantar com móveis cinzas.

Essa é uma oportunidade de trazer um pouco de ousadia para a decoração do seu ambiente, mas sem perder a mão. O veludo combinado com tons de madeira e as texturas que esses objetos irão apresentar poderão dar o aconchego que o seu ambiente exige. 

E você? Já tinha pensado que poderia apostar nos tons de laranja. Nos conte abaixo qual é seu plano para a decoração e como essas cores vão ser utilizadas.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.