Lar Style

Dicas

Plantas suspensas para cultivar em casa

As plantas domésticas são uma ótima maneira de trazer vida e iluminar interiores. No entanto, pode ser difícil encontrar espaço para o cultivo – especialmente em apartamentos pequenos. Qual seria a solução para esse dilema? Plantas suspensas

Isso significa pensar verticalmente e trazer para sua decoração vasos pendurados com plantas rasteiras para tornar o seu lar um oásis verde no meio da cidade. As plantas podem ser penduradas em tetos e paredes, livrando outros espaços importantes da casa. 

Não é de hoje que as plantas suspensas estão em alta na decoração, e mais e mais pessoas têm se aventurado fora de suas zonas de conforto para sujar as mãos de terra e se aproximar no mundo vegetal. E esse é o seu chamado!

As variedades de plantas e dicas que trazemos a seguir poderão servir como um guia básico para que você possa dar esse primeiro passo no mundo das plantas suspensas. 

Suporte para plantas suspensas: onde coloca-las?

Plantas suspensas costumam gostar de climas quentes e úmidos – ideal para serem cultivadas em praticamente todas as regiões do Brasil. Para mantê-las sempre úmidas, invista em um borrifador para aumentar a umidade do ar ao redor delas. 

Em locais mais frios, é importante mantê-las aquecidas num ambiente de, pelo menos, 15ºC – mantendo o bom senso de não acender um aquecedor diretamente sobre elas. 

Existem diversas opções disponíveis no mercado de suporte para plantas suspensas. Alternativas com cordão ou corrente embutidos, redes e macramês são somente alguns exemplos das escolhas mais populares. 

Para pendurar suas plantas suspensas no teto ou na parede, você pode utilizar um gancho. Porém, é preciso levar em consideração o peso do vaso e a umidade que será gerada. Para uma fixação mais segura, certifique-se de instalar em local firme de parede ou de teto. 

Caso você esteja numa situação em que fazer furos em paredes e teto não é uma opção, você ainda tem a opção de utilizar suportes altos e estreitos para plantas suspensas. Eles ocuparam pouco espaço e trarão o mesmo efeito bonito de uma cascata de folhas verdes no seu ambiente. 

Plantas suspensas de fácil trato: hera

A hera é uma das plantas suspensas mais populares, cultivada por conta de sua folhagem bonita e brilhante, tanto em ambientes internos quanto externos – sendo ótima para decoração de jardim. Procure as suas variações e você a encontrará em diferentes cores de folhas e formatos.

Essa é uma planta suspensa praticamente impossível de matar. Ela pode crescer saudável em um ambiente com pouca luz – apesar de ganhar mais força em ambientes iluminados.  

A hera costuma gostar muito de locais arejados, então tente coloca-la perto de uma janela – e somente a regue depois de verificar que seu solo secou completamente, senão você poderá correr o risco de afoga-la. 

MUITO IMPORTANTE: essa é uma planta venenosa para cães e gatos. 

Plantas suspensas na parede e de fácil trato: clorofito (ou gravatinha para os íntimos)

Essa é provavelmente uma das plantas domésticas mais fáceis para quem está começando. O clorofito é uma planta de pequeno porte com folhagens variadas que dançam ao redor dos seus caules curvos. Só precisa de um pouco de sombra e água. Uma plantinha de poucos mimos. 

A gravatinha é uma planta muito popular em ambientes internos, porque adiciona uma sensação de bosque ou floresta às paredes. É uma impressão muito bonita especialmente em salas bem iluminadas, por conta de sua folha que se assemelha a uma fonte.

Decoração com plantas suspensas: Lágrimas-de-bebês

Essa planta tem um nome triste, mas é muito exuberante em sua beleza – ocupando pouco espaço e fonte de um verde vivo, é uma ótima opção para decoração. Recebe seu nome por conta das minúsculas folhas que revestem seu caule delicado. 

Com os cuidados certos, as lágrimas-de-bebês poderão crescer rapidamente, criando uma cascata sobre o vaso suspenso, como uma espécie de cortina viva. 

Planta suspensa para a sala: Peperomia

Essa planta suspensa, que conta com as variações quadragularis e angulata, pode ficar excepcional em ambientes de destaque da casa, como uma sala aconchegante de estar ou de jantar. Possui folhas muito verdes em galhos com caules que podem pender por até meio metro de comprimento. 

Seus cuidados, para prospere com sucesso, exigem apenas um pouco de água e adubo ocasionalmente. Suas folhas são grossas e compactas, lembrando as conhecidas suculentas. 

Planta suspensa que gosta de sol: Rabo de burro

Fileiras de folhas pequenas e carnudas e caules em formato de cascata fazem da Rabo de Burro uma das plantas suspensas mais bonitas para casas e apartamentos. Da família das suculentas, essa planta gosta muito de sol e exige quase nada de água. 

A estrela entre as plantas suspensas: a samambaia

A samambaia é uma unanimidade entre pessoas que gostam de plantas suspensas. Além de ser muito bonita, é muito tolerante à falta de água – embora prefira o solo úmido. Suas folhas, geralmente são espessas e serrilhadas em um tom de verde brilhante. 

Planta suspensa tropical: Filodendro-brasil

Essa é uma das plantas suspensas trepadeiras mais elegantes que existem. Suas folhas tem formato de coração e possuem uma coloração verde profunda. Quando maduras, apesar de ser raro, elas podem produzir flores brancas. 

O filodendro é uma planta suspensa extremamente resistente a pouca água. Suas folhas são muito volumosas, então pode acontecer se acumularem poeira – nada que uma toalha de papel úmida não resolva. 

Pontos de atenção importantes para plantas suspensas

Pode parecer óbvio, mas lembre-se que plantas também são seres vivos e exigem cuidados. Se você não está num momento de vida em que pode se dedicar o mínimo a elas, talvez plantas reais não sejam ideais agora. Existem opção de vegetação falsa muito boas – e tudo bem. 

Considere a condição de vida que você tem no momento. Se não for o mais propenso, você poderá economizar dinheiro e evitará que as plantinhas morram por falta de água, luz ou alguma outra atenção que possa vir a ser necessária. 

Lembre-se também que plantas suspensas poderão não ser tão fáceis de alcançar para receber os cuidados necessários. Nada que uma cadeira ou uma escada não resolvam – mas você vai precisar deixar a preguiça de lado algumas vezes na semana.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.