Lar Style

Datas Especiais

Conheça 6 casas de acolhimento LGBTQIA+

Como sociedade, o Brasil ainda é um país que demonstra grande intolerância no que diz respeito à aceitação de pessoas LGBTQIA+. Por isso, se faz tão necessária a criação de casas de acolhimento que possam apoiar essa população. E é sobre isso que falaremos hoje. 

Mesmo somando mais de 16 milhões de pessoas assumidas – cerca de 9% da população brasileira – 62% ainda não se sentem à vontade para falar sobre sua sexualidade no ambiente de trabalho. 17% dizem sofrer com frequência algum tipo de descriminação. 

Do outro lado, somente 34% da população heterossexual considera comum demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo. E por fim, uma em cada quatro pessoas não pertencente à sigla se declara contra a possibilidade de pessoas LGBTQIA+ terem os mesmos direitos de heterossexuais.  

Dito isso, existem locais seguros e inclusivos que recebem e acolhem pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Conheça algumas delas abaixo e apoiem esses espaços para que eles continuem existindo. 

Associação Transbordamos

Com sede em São José dos Campos (SP), a Associação Transbordamos é uma casa de acolhimento destinada a garantir e promover os direitos de corpos trans. Considerada a primeira associação desse tipo no Vale do Paraíba, a casa traz em seu DNA o combate à violência de gênero a partir de atividades culturais, rodas de conversa e doação de alimentos e roupas.

Além disso, a casa de acolhimento pratica atividades que visam o empoderamento da população LGBTQIA+, visibilidade e produção de conteúdo informativo. Sua presidente é Brunielly Lemos, que também é embaixadora Trans do Instituto Avon, ativista e militante pelos corpos trans e direitos humanos.

Casa 1

Fundada por Iran Giusti, em 2017, a Casa 1 é um dos centros de cultura e acolhimento mais conhecidos de São Paulo. A casa de acolhimento atua na defesa e promoção dos direitos das pessoas LGBTQIA+ que foram expulsas de suas casas ou que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Além de abrigar e acolher jovens em situação de risco, a ONG também promove oficinas, cursos profissionalizantes, palestras, debates e eventos culturais que visam fortalecer a autoestima e a inclusão social das pessoas LGBTs.

Entre as atividades realizadas pela Casa 1, destacam-se o atendimento psicossocial, orientação jurídica, além de projetos de prevenção de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Reprodução: Redes Sociais – Casa 1

Instituto Transviver

O Instituto Transviver é uma organização brasileira que trabalha na defesa e promoção dos direitos das pessoas transgênero. Fundado em Recife (PE), a casa de acolhimento tem como objetivo principal combater a discriminação, o preconceito e a violência enfrentados pela comunidade trans.

O Instituto atua no acolhimento e assistência social, com o encaminhamento jurídico – visando o respeito dos direitos de pessoas trans – e para serviços de saúde, além de auxílio no processo de retificação de documentos. 

Além disso, a casa de acolhimento promove cursos, treinamentos e oficinas profissionalizantes com o objetivo de capacitar e facilitar a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho, visando autonomia e independência financeira.

Além dessas atividades, o Instituto Transviver atua com ações de fortalecimento da autoestima e da identidade de gênero, buscando criar um ambiente de acolhimento e apoio.

Casa Chama

Criada em 2018, em São Paulo, a Casa Chama é um espaço coletivo de cuidados LGBTQIAP+ plural e fluida, que surgiu da necessidade de criação de mais espaços de pesquisa, discussão e ação.

A casa de acolhimento nasceu como uma voz potente de revolta daqueles atingidos por discursos racistas, misóginos e LGBTfóbicos. Localizada no bairro de Perdizes, é um espaço de articulação política e cultural – que já chegou a abrigar 27 pessoas. 

Atualmente, não funciona mais como abrigo, mas ainda possui atividades diversificadas com foco em outros tipos de acolhimento. Possui parceria com o hospital do SUS, na Barra Funda, trazendo serviço ambulatorial voltado para pessoas transvestigêneres.

Também possuem uma frente jurídica, em parceria com profissionais voluntários da área, focada na retificação documental de nome e gênero. Durante a pandemia de 2020, criaram um fundo emergencial para doações, que segue vigente até os dias atuais. 

Casa Florescer

A Casa Florescer é uma ONG localizada na cidade de São Paulo, que tem como objetivo principal oferecer apoio e assistência a mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social. A organização foi fundada em 2013 e, desde então, tem desempenhado um papel crucial na defesa dos direitos e na promoção da inclusão dessas mulheres.

A casa de acolhimento busca proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, oferecendo diversos serviços e programas para atender às necessidades das mulheres trans e travestis que recorrem à organização. 

Entre os serviços oferecidos estão o acolhimento temporário, o acesso a alimentação, higiene pessoal, roupas, assistência jurídica, orientação e encaminhamento para serviços de saúde, cursos profissionalizantes, apoio psicológico e atividades de integração social.

A Casa Florescer tem recebido apoio de voluntários, doações da comunidade e parcerias com outras instituições e empresas que compartilham dos mesmos objetivos. Essa colaboração tem sido fundamental para fortalecer o trabalho realizado pela organização e ampliar seu impacto na vida das mulheres trans e travestis atendidas.

Casa Nem

A Casa Nem é uma ONG localizada no Rio de Janeiro que foi fundada em 2016. Ela é dedicada a fornecer apoio, assistência e abrigo para pessoas transgênero em situação de vulnerabilidade social, incluindo aquelas em situação de rua.

A ONG foi criada em resposta à falta de acolhimento e suporte adequado para pessoas transgênero no sistema de assistência social. Ela busca oferecer um ambiente seguro e acolhedor para essas pessoas, onde possam encontrar abrigo, alimentação, assistência médica, apoio emocional, orientação jurídica e acesso a oportunidades de capacitação e emprego.

Além disso, a casa de acolhimento também desempenha um papel fundamental na luta pelos direitos e na promoção da inclusão das pessoas transgênero. A organização promove a conscientização e o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados por essa comunidade. No local, é possível encontrar um espaço de convivência e fortalecimento coletivo, permitindo que as pessoas transgênero compartilhem experiências, se apoiem mutuamente e construam redes de apoio.

Com projetos culturais, artísticos e educacionais, a casa de acolhimento amplia as oportunidades e a visibilidade das pessoas transgênero. As atividades incluem oficinas, palestras, exposições, apresentações artísticas e eventos comunitários.

Vale ressaltar que a Casa Nem, assim como as outras casas de acolhimento dessa lista, depende de doações, parcerias e voluntariado para manter suas atividades e continuar ajudando as pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Casa Nem (Foto: Reprodução)

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.