Lar Style

Dicas

Decoração de Jardim: veja as melhores ideias

Independente da estação do ano, a decoração de jardim tem o poder de adicionar uma nova dimensão à sua área externa e criar um espaço convidativo ao convívio para você, sua família e convidados. É um espaço para relaxar, aproveitar o sol, reunir as pessoas e brincar. 

Não é necessário um grande orçamento para criar o seu oásis particular ao ar livre. Seja um espaço com sol ou sombra, arborizado ou não, grande ou pequeno, tudo que você precisa é inspiração para ideias criativas. 

Separamos para sua decoração de jardim dicas para jardinagem, móveis elegantes para exteriores e até mesmo inspirações DIY para que você consiga criar pontos de aconchego na sua área externa. 

De belos vasos a iluminação ornamental, veja aqui algumas maneiras deslumbrantes de desenvolver a sua decoração de jardim. É hora do seu jardim ganhar um visual novo!

O que deve ter na decoração de jardim

Objetos decorativos são uma excelente maneira de orientar como você irá usar o seu jardim, quintal ou varanda gourmet, assim como definir a sensação que você quer levar às pessoas que o frequentam. Traga magia ao ambiente e não tenha medo de brincar com a imaginação dos convidados. 

Um portão ou porta com um ar rústico pode marcar a entrada para outro universo dentro do seu lar; uma lanterna ornamental pendurada numa árvore pode trazer um tom divertido e sonhador; um banco de madeira com almofadas como parte da decoração de jardim pode ser convidativo a um cochilo sob o sol. 

Objetos ornamentais como esses, bonitos, práticos e delicadamente pensados, irão oferecer pistas sutis do que o seu ambiente externo está disposto a oferecer. Descanse, desacelere, olhe para o céu um pouquinho e aproveite o seu jardim encantado. 

Como organizar plantas na decoração de jardim?

As plantas são os elementos chaves para trazer mais vida ao ambiente externo, então dê uma oportunidade para que as suas plantas (ou futuras plantas) cresçam em um lugar bonito para chamar de seu. Aposte em vasos elegantes e cheios de cor e personalidade, assim quando as flores começarem a desabrochar, você terá um espaço todo colorido ao seu dispor. 

E se você ainda é novato nesse lance de jardinagem, não se preocupe, porque existem opções extremamente fáceis de plantar e cuidar. A Espada-de-São-Jorge, por exemplo, é bastante resistente, podendo crescer na sombra ou no sol, precisando de água (sem exageros) somente uma vez por semana. 

 O hibisco é uma das plantas mais fáceis de se cultivar e fica linda na decoração de jardim, já que as suas flores são charmosas e exibem diversas cores diferentes. Assim como a Espada, o hibisco pode sobreviver mesmo com pouca água, seja no sol ou na sombra. 

Outro exemplo é a jiboia, planta tropical resistente e facílima de cuidar. Além de ter uma carinha de casa da vovó, ela requer bem pouca manutenção: regar duas vezes por semana e um pouco de luz natural deve bastar. 

Aproveite a empolgação com suas plantas novas e traga vegetação de alturas variadas – mais rasteiras, médias e altas. É uma estratégia muito interessante de deixar o visual da sua decoração de jardim muito mais interessante. 

Bar conta como decoração de jardim?

Se você respondeu sim, vem comigo. Mesmo se você tiver um espaço limitado no seu jardim, é possível criar um bar agradável para entreter seus convidados. Instale uma ou mais prateleiras dobráveis de parede com espaço o bastante para alguns itens essenciais do seu bar, como uma tábua de corte e alguns utensílios.  

Uma camada de verniz em um barril antigo fará o papel de mesa para servir coquetéis. E quando seu bar particular estiver fechado, esse mesmo objeto trará um clima rústico muito charmoso à sua decoração de jardim. 

Uma sala ao ar livre como decoração para jardim

Se você quer criar um espaço para poder passar bastante tempo e receber amigos e família, a sua ideia de decoração deve ser semelhante à de quem está decorando uma sala de estar, ou seja, o ambiente externo deve ser tão confortável quanto o interno. 

A diferença é que a decoração de jardim traz consigo um ar mais despojado, então ele não deve parecer muito perfeito para não ficar com aquela cara de artificial. Aposte em assentos confortáveis, iluminação quente e muitas plantas para criar uma decoração de jardim confortável. 

Ilumine os caminhos de sua decoração de jardim

O ideal é que sua área externa esteja pronta para receber convidados tanto durante o dia quanto durante a noite, então é muito importante que você disponibilize iluminação adequada. Lanternas de jardim espetadas entre seus canteiros de plantas e flores irão proporcionar uma iluminação extra suave. 

Uma boa aposta também são as luzes solares, já que são de baixa manutenção e super simples de instalar. Uma opção muito popular para decks e pátios. 

Decoração de jardim tem que combinar com o exterior da casa

Se a sua casa tiver um clima praiano, dificilmente você vai conseguir encaixar uma decoração de jardim rústica com cara de fazenda. A ideia é que você crie uma conversa entre a sua decoração de jardim e o exterior da sua casa. 

Levando em consideração o estilo da sua casa, busque trazer elementos de decoração que possam ajudar a construir uma paisagem. Faça esse exercício de criatividade considerando o hall de entrada, as pedras, os ornamentos, a iluminação e até mesmo os vasos e as plantas. 

Os móveis da decoração de jardim

O mobiliário que você escolher para sua área externa também deve ser pensado de forma que fique coeso com o resto da composição que você propôs.

Mesas, cadeiras, bancos e poltronas devem estar de acordo com os objetos e materiais decorativos do seu jardim. Digamos que a sua composição seja um pátio em que a cerâmica ou a parede de tijolinho tem um papel central. Você pode apostar em mesas e cadeiras de ferro com um ar enferrujado para completar o ar bucólico mediterrâneo.

A composição dessa decoração de jardim irá criar um espaço agradável para coquetéis ou mesmo um almoço de domingo ao ar livre.

E aí, curtiu nossas dicas para decoração de jardim e área externa? Navegue pelo nosso blog e encontre outras ideias para o seu lar!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.