Lar Style

Dicas

Modelo de painel de TV: saiba como escolher e instalar

Tudo o que você precisa saber sobre os principais modelos de painel de TV para sua casa

Ah, nada melhor do que se sentar em frente à TV depois de uma semana cheia de trabalho para relaxar e maratonar aquela sua série favorita. Mas para garantir uma experiência completa, não basta uma TV adequada. Você precisa do modelo de painel de TV que atenda às suas necessidades. 

Um painel de TV é um daqueles itens essenciais para se ter em casa, já que, não só eles abrigam a seu aparelho de televisão, mas também são muito importantes para armazenar consoles de jogos e aparelhos de TV a cabo – ou ainda exibir decorações, livros e outros itens que tragam a personalidade do morador para o centro da sala de estar, ou da cozinha e sala integradas

Os estilos podem ser tão variados quanto o gosto de cada freguês: elegante, clássico, minimalista, industrial… No entanto, tão importante do que escolher a forma do seu módulo é entender para qual propósito você quer que ele te sirva.

Você quer esconder os fios dos seus aparelhos? Você quer ajudar na organização da sua sala? Ou você está precisando de mais espaço de armazenamento? Existem modelos que podem te ajudar com todos esses problemas, desde que você saiba o que está precisando. 

Acompanhe as dicas abaixo e use mais do seu tempo assistindo seus programas favoritos do que quebrando a cabeça tentando descobrir o modelo de painel para TV certo para você. 

1 – Que TV você tem?

Eu não estou perguntando a marca da sua TV, mas sim quais medidas ela tem. Esse é o passo número um, afinal você, em hipótese alguma, pode correr o risco de comprar um modelo de painel de TV que seja maior ou menor do que o seu aparelho. Mesmo para aqueles painéis grandes de TV, com prateleiras e espaços para armazenamento, medir as dimensões da tela é essencial para o ajuste mais adequado. 

Para um encaixe apropriado, você pode calcular que seu modelo de painel de TV deve ser aproximadamente 20% maior que o seu aparelho. Considere também o peso da TV e busque saber se a móvel que você vai comprar comporta esse tipo de carga. 

2 – Qual é o tamanho do seu cômodo?

Mediu a sua TV? Então aproveite o embalo e meça também o espaço que você tem disponível para a inserção do modelo de painel de TV na sua sala ou do modelo de painel de TV para quarto, já que ele deve se complementar ao seu espaço. Imagine uma sala pequena com um painel que ocupa quase todo seu ambiente disponível – ou o contrário! Certifique-se de que aquele modelo lindo que você está de olho vai caber dentro do seu espaço. Melhor prevenir que remediar. Aproveite para dar uma olhada em outras ideias de decoração de quarto de casal

3 – Qual a altura ideal?

Para responder essa pergunta, é preciso que você já tenha respondido as duas anteriores: qual o tamanho da sua TV e qual é a localização mais confortável para sua visualização. Outro ponto importante é a altura dos seus assentos: sofá e/ou poltrona. 

De modo geral, uma posição adequada é quando o centro da TV está na altura ou pouco abaixo da linha dos seus olhos – entre 90 cm e 110 cm acima do chão. No entanto, lembre-se que essa é uma estimativa. Quem saberá a posição mais confortável é só você. 

4 – Qual é o seu estilo?

Querendo ou não, a não ser que você tenha um piano de cauda, o seu modelo de painel de TV acabará se tornado o ponto focal da sua sala de estar, por isso escolha um modelo que seja complementar aos outros itens que você já possui nesse ambiente. 

Se o seu estilo de decoração é mais tradicional, invista em madeira de um tom mais escuro, como mogno, com mais detalhes ornamentais para adicionar ainda mais elegância. Agora, se seu jeito é mais contemporâneo, aposte em cores ousadas, como tons de verde, e designs marcantes e diferenciados para um toque maior de personalidade. Para um estilo mais moderno, aposte no visual minimalista, longe de muitos detalhes, com linhas retas e prateleiras abertas. 

Saiba como instalar seu modelo de painel de TV!

Primeiro de tudo, chame uma pessoa para te ajudar. Esse é um trabalho que vai ser executado com mais conforto em duas pessoas. Depois decida onde você prefere posicionar a TV. Pode parecer uma escolha simples, mas você deve considerar os possíveis ângulos de visão.

Afinal, você não vai querer instalar o seu painel para descobrir que bate sol nesse local e você não consegue ver nada por causa do reflexo, né?! Mudar o seu painel de lugar vai dar um trabalhão e ainda vai deixar aqueles buraquinhos na sua parede. 

Escolhido o lugar, hora de furar a parede. Segure o suporte na posição e use um nível para se certificar que está reto. Com um lápis, marque os locais onde você pretende fazer os furos e confirme mais uma vez se estão posicionados da forma mais adequada.

Depois, pegue a furadeira e mãos à obra, faça furos onde você marcou com o lápis. Esses são os buracos onde você vai encaixar daqui a pouco os parafusos da montagem do seu modelo de painel de TV. 

O próximo passo é fixar o suporte na parede. Para isso, enquanto uma pessoa segura o objeto na parede, outra deve ficar responsável por encaixar os parafusos da montagem nos buracos que vocês já tinham feito. Concluída essa etapa, fixe a placa de montagem da TV. 

O passo final é, de fato, encaixar a TV na parede. Alinhe a placa de montagem da TV com o suporte na parede e conecte os dois seguindo as instruções do fabricante.

Para toda essa etapa, volto a insistir que é essencial que você tenha uma pessoa para te dar apoio e, principalmente, que não levante a TV utilizando a força das suas costas, mas sim com as pernas – desse modo, você evita lesões por peso. 

Agora é só preparar a pipoca, sentar e aproveitar seu modelo de painel de TV recém instalado. Tem outras dicas? Comente abaixo como você prefere dispor o seu painel e como foi o processo de instalação. 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.