Lar Style

Dicas

Petiscos para festa: 10 ideias para servir

Olha, se tem uma coisa que a gente gosta é de festa. E nessa paixão, a gente acabou descobrindo algumas dicas muito importantes. Primeiro, que os petiscos para festa, quando bem apresentados, parecem que têm um gosto ainda melhor. Já percebeu? Isso não está só na sua cabeça, nós comemos com os olhos também, o que significa que uma comida bem decorada impressiona os convidados. 

Também aprendemos que, para uma boa comemoração, é preciso muito mais do que bebidas e petiscos para festa. Não me entenda mal, esses bonitinhos muitas vezes são a alma da festividade, mas para uma celebração completa, você precisa de uma decoração adequada, tanto em termos de beleza quanto de praticidade. 

E por fim, se a área de preparação e de servir não estiverem bem organizadas, a festa pode virar um caos, onde faltam pratos para alguns, garfos para outros e copo para o seu crush. Então armários espaçosos e bancadas somadas a ideias inteligentes podem ser a diferença entre festejo e confusão. 

No post de hoje, reunimos as melhores dicas para você servir seus petiscos para festa – tanto em termos de sabor, apresentação e organização. Vamos lá. 

O sabor (ou ideias de petiscos para festa)

 1 – Lula frita crocante

Eu poderia vir aqui e falar de coxinha, cachorro-quente e pão de queijo. Mas convenhamos, se você estivesse procurando ideias de petiscos para festa o que toda a família brasileira faz, você não estaria nesse blog fazendo pesquisa. Então, vamos logo sair da caixa. 

Se você acha que lula frita é coisa só de restaurante à beira mar, achou errado. É uma receita facílima de fazer em casa e tem potencial para ser um dos highlights da sua festa. Sirva com limão cortadinho e um molho estilo marinara. Pode ser o prato de entrada para um belo peixe com batatas, que tal?

2 – Arancini

Esse prato italiano é feito com bolas de risoto frio, recheadas de queijo ou carne, empanadas e fritas. Sério, eu preciso falar mais alguma coisa? Servidas com algum molho de sua preferência, o arancini consegue misturar sofisticação com uma cara bem brasileira – de salgadinhos fritos. 

3 – Bruschetta

Poucos pratos estrangeiros são tão adequados ao clima tropical do Brasil como a bruschetta. Além de ser refrescante e deliciosa, é um petisco para festa simples e barato. A base dele é alho esfregado numa fatia de pão que depois é torrado. A delícia se completa com tomates-cereja cortados ao meio, azeite e alguma erva, como manjericão, servidos sobre a fatia de pão. Enfim, petiscos baratos para festa e a beleza das coisas simples. 

4 – Rolinho primavera

Se me permitem, eu vou pedir licença da cozinha mediterrânea, para adentrar em outra culinária que é igualmente popular e saborosa: a oriental. O rolinho primavera é uma massa fina frita com recheio de legumes ou carne de porco (queijo, goiabada, catupiri, camarão também são outras opções – dádivas da criatividade tupiniquim). Para fazê-los, só se certifique de ter vencido qualquer intimidação que possa ter sido causada pelo óleo quente. Ele poderá espirrar, mas você é mais forte que isso. 

A apresentação

5 – Decoração de chocolate

É impressionante como um pouco de chocolate ralado ou em lascas pode fazer com que a sua sobremesa deixe de ser o pavê da tia Marli para se tornar uma receita com cara de restaurante chique. Você pode ainda utilizar papel antiaderente de cozinha e chocolate derretido para criar formar e desenhos. Espere o chocolate derreter, ele irá desgrudar do papel e estará pronto para compor a sua sobremesa. 

6 -Flores comestíveis

Você conhece o termo PANCs? Significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. E sabia que algumas flores, além de serem bonitas e cheirosas, são extremamente saborosas? Essa é uma excelente opção para deixar a apresentação dos seus petiscos para festas em outro nível de sofisticação. Alguns exemplos de flores saborosas são hibisco, dente de leão, violeta, rosa e capuchinha.

Só tenha muito cuidado e faça muito bem sua pesquisa antes de ir acrescentando qualquer flor em seus petiscos para festa. Algumas, apesar de muito bonitas, podem ser tóxicas ao consumo humano, então certifique-se. Se estiver na dúvida, prefira não utilizar. Como diria minha avó, o prevenido morreu de velho.

7 – Charcutaria

Essa dica serve tanto para o item “sabor” quanto “apresentação”, e você já vai entender o porquê. Charcutaria pode ser explicado como uma tabua de madeira com diversos tipos de carne suína curada, como bacon, jamón, presuntos e salsichas, somados a diversos tipos de patês, queijos e nozes variados. 

Não somente é um prato cheio de sabor, como a sua apresentação traz consigo um charme mediterrâneo muito latente, sem deixar de ser rústico. É uma atração a parte que, com certeza, será o destaque entre as ideias de petiscos para festa. 

A organização 

8 – A mesa de petiscos para festa

Não fique lutando por espaço para servir seus petiscos para festa. Certifique-se que você tenha uma ilha na cozinha e uma mesa ampla na sala para que todos possam se servir sem parecer uma barraca de pastel de feira ao meio dia. Se necessário, tenha mais de uma mesa de petiscos para festa: doces, salgados e bebidas. 

Durante a preparação da festa, a mesa também pode ser um local extra para te ajudar a visualizar todos os itens que você está preparando – especialmente se estivermos falando de uma cozinha com sala de estar integrada.

9 – Cristaleira

Como é chique ter uma cristaleira, né. É um item funcional de decoração que traz um charme super clássico para o ambiente. Esse item, além da louça (claro), pode guardar itens como tigelas, copos, talheres, conchas, então é interessante que ele fique localizado em um local de fácil acesso e que ajude quem está montando os pratos ou quem está se servindo – decida com base nisso se prefere colocá-lo na sala de jantar, na cozinha ou numa área gourmet pequena

10 – Buffet

A princípio, ele pode até parecer só mais uma peça de decoração para servir de compartimento – e realmente é, com lugares pensados para guardar copos, talheres e pratos -, mas os buffets podem ser muito mais do que isso. Essas peças são essencialmente plataformas de apoio para a mesa, tanto na hora de jantar, quanto no momento de servir convidados em uma festa. Use e abuse desse espaço extra que o buffet proporciona e use para servir e incrementar seus petiscos para festa.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.