Lar Style

Dicas

Cozinha e sala integrada: conheça dicas para delimitar os espaços

Ter cozinha e sala integrada é algo tão comum nos imóveis – especialmente os mais novos – que sequer podemos chamar isso de tendência. É uma nova realidade, em que precisamos otimizar ao máximo o espaço disponível dentro de casa. 

A integração dos dois ambientes acaba funcionando por, não somente otimizar a distribuição de área, mas também a partilha de luz natural, além de criar um ambiente acolhedor – e ideal para realização de festas e reuniões de amigos e familiares. 

Nesse “plano aberto”, é muito importante criar ferramentas que possam delimitar os espaços, seja através de um móvel ou uma luminária estrategicamente posicionada. Veja algumas estratégias abaixo para ter uma cozinha e sala integrada. 

1 – A queridinha, a cozinha americana

Charmosa e pratica, a cozinha americana pode ser tanto construída em alvenaria, como instalada com uma mesa apropriada e alguns bancos mais altos. Ela permite que a luz da sala chegue de braços abertos até a cozinha e traz uma sensação maior de espaço especialmente para apartamentos menores – sem contar que pode incluir espaço extra de armazenamento, com armários embutidos. 

Na composição de cozinha e sala de jantar integradas, ela não deve substituir a mesa em hipótese alguma, mas sim trazer uma opção confortável para o café da manhã, para passar os olhos pelas redes sociais entre uma colherada e outra, ou mesmo para se sentar e bater um papo com a pessoa que está operando os fogões na cozinha. 

2 – Design integrado

No momento de compor cozinha e sala de integradas, não se pode esquecer que elas fazem parte de um grande cômodo. Por isso, mesmo separadas, é importante que os elementos de sala e cozinha integrada – ou até mesmo uma área gourmet pequena – tenham conexão entre si. É possível delimitar os dois espaços com uma mesa de jantar, e o tom de madeira desse móvel pode, então, ser aproveitado em móveis da sala, como rack e mesa de centro, e na cozinha, nos armários por exemplos. 

3 – Tapete ou piso

Essa possivelmente é uma das maneiras mais simples de fazer uma delimitação entre sala e cozinha integrada pequena: utilizar tapetes diferentes em cada um deles. A sala poderá receber um tapete que inspire mais conforto, enquanto a cozinha terá uma peça mais funcional, como aquelas que evitam escorregões e são fáceis de limpar. 

Se tapete na cozinha não é a sua praia, tudo bem. Escolha um tapete elegante que ocupe grande parte da sala para que fique claro que aquele é um cômodo separado. A mesma lógica pode ser aplicada com pisos. Enquanto a sala tem um carpete ou um piso de madeira, a cozinha recebe um piso de porcelanato ou cerâmica. 

4 – Porta de correr

A porta de correr traz a possibilidade de se aproveitar o melhor de dois mundos: a integração entre ambientes ou a discrição de dois ambientes separados. Apenas um movimento separa o primeiro do segundo. Essas podem ser feitas de madeira ou vidro – o importante é que tenham um acabamento adequado para não travarem na hora de correr. 

5 – Divisória de madeira

Ainda partindo do mesmo princípio da porta de correr, a divisória de madeira pode atuar como uma peça coringa. São elegantes e não costumam custar muito dinheiro. Quando quer separar cozinha e sala integrada pequena, traga a divisória; quando quer um ambiente aberto, precisa de mais espaço ou está fazendo faxina, leve-a embora para um lugar mais conveniente. 

A madeira é um elemento chave aqui, já que remete à natureza e à casa de campo, porém existem centenas de opções que podem estar adequados à sua estética escolhida. Se a sua sala recebe muita luz natural, busque por divisórias que sejam vazadas ou transparentes para aproveitar a iluminação também na cozinha. Se a sua for uma divisória firme e forte, pendure elementos decorativos e permita que ela seja mais uma ferramenta para demonstrar a sua personalidade. 

6 – Cortina de contas

Essa é uma opção extremamente econômica e que, com a dose certa de criatividade pode ser ideal para separar sala e cozinha integrada. Elas criam uma barreira eficiente entre ambientes sem bloquear os olhares e, ao contrário das cortinas de tecido, não precisam de grandes doses de manutenção. 

Além da questão financeira, cortinas de contas têm a vantagem de ser extremamente fáceis de instalar e desinstalar – um benefício para quem mora de aluguel, por exemplo. Busque cortinas de contas que conversem com os seus ambientes, de modo que possam se tornar mais um elemento decorativo e de expressão da sua individualidade.  

7 – Móveis

A utilização de móveis, como um bar, um buffet ou mesmo um armário de meia altura, pode ser uma maneira eficiente de separar cozinha e sala integrada pequena sem perder a sensação de amplitude que esse ambiente aberto tem. 

Busque móveis que possam agregar não somente à decoração, mas que sejam funcionais e ofereçam espaço extra de armazenamento – ou mesmo espaço para sentar, comer ou cozinhar, como uma ilha na cozinha

8 – Cor

Cores diferentes são uma maneira muito criativa de separar visualmente sala e cozinha integrada – e ainda aprimorar o design do seu ambiente aberto. Escolha uma ou duas cores neutras principais para compor a sua sala de estar e outras duas para compor a cozinha. 

Você pode investir em capas de sofá, almofadas e até (por que não?) em opções de iluminação colorida. Outra opção atraente é investir em papel de parede com cores, estampas ou padrões diferentes – ou o clássico “pincel, tinta e força de vontade”. Ou em outras palavras, mão na massa e pinte a parede. 

9 – Estante

Outra solução elegante é trazer uma estante para fazer a separação dos dois ambientes. Porém, para que, de fato, haja a integração entre os espaços, é interessante que ela não esteja totalmente cheia de objetos, mas sim composta somente por alguns livros (de receita, quem sabe) e outros objetos decorativos. 

Uma vantagem aqui é que o objeto pode servir tanto como divisória quanto como um espaço de armazenamento. Outro ponto importante é que, como queremos trazer a unicidade entre cozinha e sala integrada, o ideal é que se use uma estante de costas abertas. 

E aí, curtiu as dicas de cozinha e sala integrada? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras ideias de decoração para o seu lar!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.