Lar Style

Dicas

Limpeza de sofá: 6 dicas que você PRECISA saber

Eu não sei vocês, mas eu passo muito tempo no meu sofá – não só para descansar, mas algumas vezes para trabalhar e até mesmo para fazer uma boquinha. Então é natural que ele fique sujo e manchado de vez em quando. E, como eu AMO uma sala aconchegante, ter algumas técnicas de limpeza de sofá guardadas na manga foi uma habilidade que tive que desenvolver – e agora você vai também. 

Desde a sujeira mais simples, como a pata suja do seu bichinho, até as mais complexas, como vinho tinto, todas têm jeito. Esteja você tentando remover uma sujeira específica ou simplesmente dando uma faxinada geral na sala de estar, fique atento e aproveite bem essas dicas de limpeza de sofá. 

Como fazer limpeza de sofá com o aspirador?

Para fazer a limpeza mais superficial do sofá, não é necessário um grande manual. Um aspirador de pó convencional, aspirador de mão ou mesmo a escovinha do aspirador irá ajudar nesse serviço – aliás, a escova, ou uma toalha, irá auxiliar a soltar pelos de animais ou qualquer sujeira que possa ter secado sobre o tecido.

Não se esqueça das fendas e das costuras, porque são nelas onde mais se acumulam sujeiras. Se almofadas não forem costuradas diretamente no sofá, remova-as tanto para aspirar o espaço que elas cobrem quanto para limpá-las individualmente. 

Limpeza de sofá: como tirar manchas?

As estratégias de limpeza de sofá podem variar, mas, de modo geral, você irá precisar de um produto de limpeza apropriado. Na hora de tirar manchas, esfregue bem a área marcada e deixe a região secar naturalmente antes de verificar se teve sucesso. 

O mais importante é que você consiga utilizar o produto de limpeza mais adequado para cada tipo de tecido. Seguem aqui alguns exemplos de soluções que você pode fazer em casa para diferentes materiais. 

Limpeza de sofá caseira

Para estofamento de tecido, misture ¼ de xícara de vinagre, ¾ de água morna e uma colher de sopa de detergente. Coloque em um borrifador e aplique sobre a área suja. Esfregue com um pano macio até tirar a mancha. Com um segundo pano úmido, retire o produto e seque com uma toalha. 

Para manchas em estofamento de couro, misture ½ xícara de azeite com ¼ de xícara de vinagre e coloque em um borrifador. Aplique sobre a área e lustre com um pano macio. 

Para estofamento sintético, combine ½ xícara de vinagre, uma xícara de água morna e ½ colher de sopa de detergente líquido. Coloque em um borrifador e aplique sobre a área suja. Esfregue com um pano macio até que a mancha desapareça.  

Como fazer limpeza de sofá de tecido e microfibra?

Antes da limpeza de sofá, vamos acabar com os ácaros – e o melhor modo fazer isso é com vapor de água. Se você tem um ferro de passar a vapor, uma bela rajada irá eliminar esses bichinhos. Faça o processo em todo o sofá, mas sem encostar o ferro. Somente com o vapor. 

Agora vamos aspirar todo o sofá, sem esquecer das costas, braços, saia (se tiver) e almofadas. Explore os acessórios do seu aspirador e certifique-se de usar um bocal menor para as fendas, costuras e botões. 

Na hora de aplicar o produto de limpeza, muito cuidado – especialmente se não sabe a reação que o produto poderá causar. Aplique o produto em uma área mais escondida do seu sofá para ter certeza que o produto é seguro e não vai causar perda de cor do tecido nem manchar. 

(Falando em cor, aproveite e veja essas inspirações que deixamos para você de decoração em tons de laranja.)

Se o tecido do seu sofá permite a aplicação de água para a limpeza, use uma mistura simples de ¼ de detergente líquido neutro e um copo de água morna para manchas de alimentos e de patas de animais de estimação. Aplique a mistura em um pano e esfregue a mancha com cuidado. Assim que a sujeira for removida, enxugue a região com outro pano úmido para enxaguar e deixe secar. 

Uma outra dica é misturar uma colher de chá de detergente líquido, uma colher de chá de vinagre branco e uma xícara de água morna em um borrifador. Quando estiverem bem misturados, adicione rapidamente uma colher de chá de bicarbonato de sódio. A combinação se transforma em uma excelente mistura para limpeza de sofá. Só se certifique de fazer essa solução sobre a pia ou no tanque, porque o bicarbonato e o vinagre, quando combinados, vão criar umas bolhinhas e podem derramar. 

Depois que o sofá estiver limpo e seco, elimine as bactérias que possam ter sobrevivido com desinfetante em spray. Além de finalizar a limpeza, essa técnica irá ajudar eliminar possíveis odores. 

Limpeza de sofá de couro

Limpar um sofá de couro não é algo difícil. Com um pano de microfibra, faça a limpeza do sofá para remover quaisquer migalhas, pelos ou outras sujeiras. 

Aspire o sofá com atenção às fendas, costuras e botões de todo o acabamento. Na sequência, utilize um produto de limpeza de couro e limpe uma área de cada vez com um pano macio e úmido. Alternativamente, você pode usar um sabão líquido neutro ou uma solução feita de partes iguais de água e vinagre branco. 

Enxágue o sofá de couro com um pano úmido até que todo o limpador ou sabão seja totalmente removido. Para finalizar, aplique um hidratante protetor de couro para preservar o seu sofá contra machas futuras. 

Como fazer limpeza de sofá de veludo?

Ok, você tem paciência? Você vai precisar para a limpeza de sofá de veludo, já que esse tecido exige alta manutenção. Você não vai precisar de nenhum equipamento ou produto especial, mas vai precisar de muita atenção e cuidado. Para começo de conversa, o veludo precisa ser aspirado pelo menos uma vez por semana. 

Qualquer sujeira deve ser rapidamente limpa primeiramente com um papel toalha para absorver o máximo de umidade possível. Para sujeiras sólidas, use uma faca de manteiga para remover o máximo da sujeira possível. Na sequência, combine algumas gotas de detergente neutro e água morna e aplique sobre a sujeira. NÃO ESFREGUE. 

Depois da limpeza, pode ser que o tecido fique com vincos ou rugas. Para eliminá-los, borrife vapor quente do ferro de passar. Comece com a configuração de temperatura mais baixa e vá aumentando até remover as rugas. 

Finalizado o processo de limpeza de sofá e com o tecido devidamente seco, use uma escova macia e seca para deixar seu sofá de veludo com aparência de novo. 

E, independente do tipo de tecido, não se deixe abalar se a primeira experiência não ficar como você queria. Limpeza de sofá é algo que exige prática e paciência. 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.