Lar Style

Dicas

Como ter aquela adega dos seus sonhos em casa

Muita gente ama tomar um bom vinho em várias ocasiões, né? A bebida pode ser servida em um jantar romântico, num encontro com amigos… enfim, opções são o que não faltam. 

Pensando nisso, é normal imaginar que uma pessoa pode querer ter em casa algumas garrafas estocadas. Mas como conservar esta bebida para que ela se mantenha sempre própria para consumo? O primeiro passo para isso é ter uma adega na decoração de sua casa.

Adega na decoração por Revista Viva Decora

Cuidados especiais com as garrafas de vinho

Mas uma adega não pode ficar em qualquer ponto da casa. Isso porque as garrafas de vinho precisam estar sempre a uma temperatura entre 12 a 24 °C, o que pode ser muito difícil de conseguir. 

Só a iluminação artificial sobre a área já pode comprometer tudo. Também tem a questão da umidade relativa do ar. E, por fim, a posição das garrafas, que precisam estar sempre na horizontal.

Adega na decoração por Revista Viva Decora

Adega na decoração por Urbano Studio

A solução para conservar as garrafas de vinho é planejar uma adega. A primeira coisa que você precisa ter em mente é o ponto certo dentro de casa para montá-la.

Nem sempre é possível encontrar um local perfeito para o móvel. Nesse caso, uma alternativa melhor seria adquirir uma adega climatizada.

As adegas climatizadas são como geladeiras comuns, a diferença é que elas são projetadas especialmente para conservar bebidas fermentadas.

Estes aparelhos podem ter os níveis de temperatura controlados de acordo com o desejado e são divididos em dois tipos: termoelétrico, mais potente, indicado para locais de temperatura amena; ou com compressor, para locais com temperaturas elevadas.

Adega na decoração por Infinity Spaces e Marel – Grupo Factory

Locais indicados para a montagem de adegas dentro de casa

Em casas maiores, principalmente em zonas rurais, é comum ver adegas montadas em cômodos no subsolo. Porém, esta não é uma realidade possível para quem mora na cidade, especialmente em apartamentos.

Embora haja a opção das adegas climatizadas, tem quem prefira guardar vinhos em adegas tradicionais. Em tese, elas podem ficar em qualquer cômodo, como living, varanda ou debaixo de escada – não necessariamente em um lugar fechado.

Na cozinha, a adega pode ser vertical, aproveitando um “espaço morto” entre armários. Já o tamanho da estrutura vai depender do número de garrafas que se deseja guardar. 

Adega na decoração por Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores

 

Adega na decoração por Alex Bonilha e Revista Viva Decora

Modelos de adegas tradicionais

Adegas podem ser tanto embutidas quanto portáteis, prontas, ou feitas sob medida, não faz diferença. Independente do modelo de adega que for escolhida para casa, ela deve poder ser facilmente integrada ao ambiente no qual for inserida. 

Se for montada em uma área de refeições, por exemplo, ela poderá complementar tanto a estética quanto a funcionalidade do ambiente, tornando o espaço muito mais atrativo.

Numa situação em que cozinha e sala são integradas, os amigos podem abrir uma garrafa de vinho e conversar enquanto o cozinheiro prepara os pratos. A atmosfera do ambiente fica mais aconchegante e o momento mais divertido. Esta é uma das justificativa do por que ter uma adega em casa. É isso algo possível de fazer mesmo em apartamentos bem pequenos e com pouco espaço para decorações muito elaboradas.

Adega na decoração por Revista Viva Decora

Formas de montagem de adegas em espaços pequenos

É possível usar uma adega na decoração de um apartamento pequeno mesmo sem comprometer a harmonia. Claro que o resultado final vai depender do valor que você puder investir nesta estrutura. 

Mas, com criatividade dá para criar soluções muito bonitas com prateleiras, nichos e outras peças de custo relativamente baixo.

Adega na decoração por Roberto Migotto e por Revista Viva Decora

Você também pode mandar fazer adegas mais “diferentonas”, como as em cilindros cerâmicos, adegas mais versáteis, como as em blocos vazados e até estruturalmente mais leves e fáceis de serem higienizadas, como as em aramado de metal.

Não se esqueça que é preciso prever não só o local para o armazenamento das garrafas, mas também o espaço para saca-rolhas, taças e mais utensílios.

Adega na decoração por Revista Viva Decora

Adega na decoração por CASA COR 2016

Pense na melhor maneira de criar uma adega prática, versátil, que se adeque a decoração da sua casa, e conserve bem suas garrafas de vinho. 

Se você nunca teve algo assim antes, não compre ou mande fazer uma coisa muito grande. Comece montando sua adega devagar e vá aumentando seu tamanho aos poucos, à medida que sua coleção de vinhos for crescendo.

Essas dicas de como inserir uma pequena adega na decoração da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.