Lar Style

Dicas

Organização de Guarda-Roupa: 7 dicas infalíveis pra você!

Sua vida nunca mais será a mesma depois dessas dicas de organização de guarda-roupa!

Um dia você foi criança e teve medo de ter um monstro dentro do guarda-roupa, agora você cresceu e descobriu que 1. monstros não existem; e 2. um guarda-roupa desorganizado é muito pior (e é real). 

Se essa história de terror é a sua realidade, se liga nessas dicas infalíveis de organização de guarda-roupa. 

Qual a melhor forma de fazer organização de guarda-roupas?

Seja seu guarda-roupa um closet enorme, cheio de prateleiras (que sonho!) ou uma peça pequena e improvisada no canto do quarto, manter esse espaço organizado é fundamental. Mas qual é a melhor maneira de fazer a organização de guarda-roupa? 

Não existe receita de bolo, você vai ter que descobrir o jeito que funciona melhor para você. Por exemplo, um bom ponto de partida é garantir que as peças que você usa com mais frequência estejam ao alcance das mãos – nem lá em cima, nem lá embaixo. 

O ideal é que o seu guarda-roupa seja um porto seguro no seu dia a dia: limpo, elegante e funcional para todas as suas roupas e acessórios. 

Um guarda-roupa organizado simplifica sua rotina, te permite se livrar daquilo que você não quer mais ao mesmo tempo que te dá uma desculpa para comprar coisas novas. ; )

É preciso se livrar da desordem – para isso, abuse de prateleiras e compartimentos, criando espaços específicos para cada tipo de peça. 

O ideal é que o seu sistema de organização de guarda-roupa seja simples, personalizado e repetível, para que você possa manter a organização por um longo tempo. 

Acabaram-se os dias de enfiar a mão numa gaveta procurando uma camiseta que você jurava que estava lá, de deixar uma montanha de roupas em cima do sofá na sala de estar e de pegar uma bolsa estocada na bagunça e ver toda a pilha desmoronar. 

Aqui estão sete dicas inteligentes de organização de guarda-roupa para sua inspiração. 

#1 – Organizando guarda-roupas sem gastar muito

Não é necessário que você gaste muito dinheiro para tornar o seu guarda-roupa mais funcional. Muito pelo contrário, você irá descobrir aqui que muitas formas de dar um upgrade no seu espaço têm custo zero. 

Métodos de organização podem aumentar ou reduzir o tamanho do seu guarda-roupa. Experimente, por exemplo, guardar roupas de inverno numa mala durante o verão e vice e versa, ou métodos melhores de dobrar as duas peças. 

São tarefas simples, que podem ser transformadas em hábitos sem nenhum custo para você. 

#2 – Organização de guarda-roupa começa nos cabides

Pode parecer coisa de maluco, mas você já reparou nos seus cabides? Um é de madeira grossa, outro é plástico, outro veio de graça da lavanderia. Uma maneira de começar a organizar é ter cabides iguais para os mesmos tipos de peças de roupas. 

Digamos que você use cabides de madeira para casacos e os de plástico para calças – só para dar um exemplo. 

Pode parecer um exagero, mas cabides iguais ajudam a manter as roupas bem acomodadas umas sobre as outras, evitando que amassem. Sem contar que, esteticamente, fica mais agradável. 

#3 – Organização de guarda-roupa pequeno

Se você está trabalhando na organização de um guarda-roupa pequeno, vai precisar de algumas atualizações para que ele se torne mais funcional. 

Podemos resumir em três pontos: métodos eficientes de dobragem de roupas, ocupar espaços vazios e separar o espaço por sessões para itens determinados. Vamos abordar cada um desses itens a seguir. 

Lembrando que uma faxina geral para se desfazer daquilo que você não está usando uma vez a cada seis meses é também fortemente recomendado. 

#4 – Como arrumar guarda-roupa de casal? Instale novos espaços

Esse é o melhor jeito de conseguir um espaço extra no seu guarda-roupa do quarto de casal – ou um de solteiro que esteja pequeno demais. Você irá ocupar espaços no seu armário que antes estavam sendo negligenciados. 

Busque por caixas organizadoras, prateleiras pré-fabricadas, bandejas ou até mesmo estantes próprias para criar mais espaço em guarda-roupas. Você irá se surpreender com a variedade de opções disponíveis para quem está passando pela mesma coisa que você. 

#5 – Organização de guarda-roupa separando sessões

Agora que você criou espaço extra no seu guarda-roupa, aproveite esse espaço novo e crie divisórias para organizar suas roupas e acessórios. Comece por separar os itens por categoria: jeans, camisetas, blusinhas, vestidos. 

Quando for escolher o espaço de cada sessão no guarda-roupa, considere o volume que as peças ocupam. Blusinhas ocupam menos espaço, então uma prateleira menor pode resolver. 

Já vestidos longos e casacos muito volumosos precisam de mais espaço, então merecem prateleiras (ou uma caixa organizadora) maior. 

Se você é uma pessoa visual, outra forma de organizar é por cores. Siga a lógica das cores do arco-íris para maior harmonia: vermelho, laranja, amarelo, verde, tons de azul, índigo e violeta. 

E, independentemente de qualquer coisa, certifique-se de deixar os itens que você mais usa com fácil acesso. Itens que você usa menos precisam ficar fora do seu caminho. 

#6 – Organizando guarda-roupas com melhores métodos de dobrar e pendurar

Depois de separar o seu guarda-roupa em sessões, é hora de aprender novas técnicas de dobrar e pendurar. Opte por empilhar as suas peças de roupa em divisórias e prateleiras para melhor acesso. 

Se estiver usando gavetas, use o método de dobra vertical ou file folding, da Marie Kondo. Dê um google. ; )

Sutiãs podem ser aninhados uns dentro dos outros para economizar espaço na gaveta. Malas devem seguir o estilo matrioshka – aquelas bonecas russas que vão da maior para a menor -, ou seja, malas menores dentro das malas maiores para ocuparem um só espaço. 

As calças podem ser penduradas para ocupar menos espaço. Os cabides também vão ajudar a mantê-las sem rugas a amassados. Itens como lenços e gravatas podem ocupar um único cabide para economizar espaço. 

Chapéus, bonés e boinas podem ser empilhados. Cintos podem ser enrolados e colocados numa prateleira. E se você tem acessórios demais, avalie se está realmente usando tudo que tem. Senão, jogue fora. 

#7 – Organização de guarda-roupas com base em itens longos e curtos

Esse último item é reservado especificamente para vestidos longos. Tenha atenção a essa peça, uma vez que ela ocupa um espaço maior na vertical. 

Para evitar que ele fique arrastado e atrapalhe a sua organização de guarda-roupa, tente dobra-los ou, ainda melhor, separe um espaço com uma altura maior para conseguir alocar esse item sem que ele seja danificado. 

E aí, curtiu nossas dicas de organização de guarda-roupa? Navegue pelo nosso blog e confira outras ideias de decoração para sua casa!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.