Festa Junina: já pensou em fazer seu próprio arraial em casa?

Celebrada no Brasil há pelo menos quatro séculos, a Festa Junina constitui a segunda maior comemoração do país. Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, desembarcaram aqui, e aos poucos foram se misturando aos elementos próprios do interior brasileiro. Hoje, fortemente associadas a santos católicos, as celebrações ocorrem em junho, mês em que se comemoram os dias de Santo Antônio (12), São João (24) e São Pedro (29).

É só chegar essa época do ano, para o clima de quermesse dominar a gente, não é mesmo? Então, que tal fazer o seu próprio arraial em casa? Olha só o que não pode faltar para uma festança daquelas:

Decoração

Para entrar no clima e encantar os convidados, a decoração é primordial! Cores chamativas ganham destaque nas comemorações juninas, assim como a estampa xadrez e materiais mais rústicos, como a palha. As famosas bandeirinhas também são itens obrigatórios se a ideia é esbanjar alegria, e o melhor de tudo é que elas são super fáceis de fazer em casa. Basta ter papéis coloridos, barbante e… Mão na massa! Confira algumas inspirações:

 

Comidas típicas

E quem não ama as comidinhas especiais de São João? Finger foods são bem-vindas, fáceis de preparar, elas também são práticas na hora de comer. Algumas deliciosas opções salgadas são: pipoca, cachorro quente, espiga de milho e churrasco. Já nos doces, não pode faltar arroz doce, paçoca, pé de moleque, cocada, pamonha e, é claro, o tradicional bolo de fubá! E para completar, o quentão e o vinho quente aquecem qualquer arraial. Já ficou com água na boca? Aqui tem algumas receitas rápidas que vão conquistar seus convidados pelo paladar!

Na hora de servir, atenção aos bowls, pratos e copos, que são essenciais para fazer bonito. Além disso, vale soltar a criatividade para surpreender o pessoal. Aqui vão algumas ideias:

 

Música e diversão

É preciso entreter o pessoal, especialmente a criançada, não é mesmo? Então, conte com a famosa quadrilha para colocar todo mundo para dançar. Além disso, brincadeiras como bingo, tiro ao alvo, pescaria e corrida com saco, são um sucesso entre os pequemos, e ainda por cima, não precisam de muito para serem colocadas em prática. Para animar a festança, música não pode faltar! Alguns dos hits que vão fazer sucesso entre os convidados são:

– O balão vai subindo

– Pula fogueira

– Capelinha de melão

– Rindo à Toa – Falamansa

– Asa Branca – Luiz Gonzaga

 

Itens que tem tudo a ver com o seu arraial:

 

E tem muito mais, vem!