Lar Style

Inspirações

Tons de Azul: +25 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Dos mais claros aos mais escuros, os tons de azul não são apenas cores poderosas, são excelentes para decorar. Foram aclamadas pelas antigas dinastias chinesas, pelos gregos e pelos mouros pela sua raridade – e o cantor Wilson Simonal até dizia trazer boa sorte no sucesso “Vesti Azul”, de 1967. 

Os tons de azul podem trazer uma relação ganha-ganha na decoração, já que formam uma bela base para ideias de design de interiores ao mesmo tempo em que (é comprovado cientificamente) são calmantes e fazem você relaxar. 

No entanto, para algumas pessoas, elas podem parecer um pouco intimidadoras e chamativas. Existem algumas regras que podem ser utilizadas para mais harmonia e, por isso, criamos algumas dicas para te ajudar a trazer os tons de azul para a sua decoração.

Diferentes tons de azul na decoração

Os efeitos que os tons de azul irão trazer para a sua decoração dependem da temperatura dessas cores. 

Azuis quentes

Esses tons de azul, como jeans, oceano e ardósia, contém camadas de vermelho e têm a habilidade de deixar um ambiente mais aconchegante. Azuis quentes são recomendados para espaços sociais, como sala de estar, cozinha e sala de jantar. 

Azuis frios

Aqui estamos falando de cores como o cobalto, tons de azul turquesa e azul gelo. São tons que contém camadas de amarelo e podem fazer com que áreas pequenas, como o hall de entrada, por exemplo, pareçam maiores. 

São tons que estimulam muito fortemente a calma (excelente para o quarto) e o foco (que tal no escritório?!). Em um banheiro, eles funcionam muito bem também, já que dão essa vibração de limpeza e nitidez. 

Azuis pasteis

Uma paleta monocromática de azuis pasteis trazem a sensação de elegância e sofisticação – muito embora necessite de algumas variações para não faltar de personalidade e transparecer infantilidade.

Falando em nisso, busque evitar a combinação com tons de rosa para não criar a sensação de ingenuidade ao ambiente.  

Tons de azul para parede: qual é o melhor?

Definir os tons de azul para suas paredes vai depender do efeito que você deseja criar. Se o seu cômodo sofre com falta de luz, é importante escolher um tom quente nas paredes para mantê-lo acolhedor. 

O contrário também vale. Se seu ambiente recebe muita luz, você pode escolher tons de azul mais frios para um equilíbrio. O mesmo vale para tons de azul para parede externa. Se falta calor, adicione. Se está sobrando, opte por um tom de azul mais frio. 

Se estamos falando de um ambiente íntimo, como o quarto por exemplo, paredes em tons de azul escuro são mais adequados para criar um ambiente mais relaxante. Pintar meia parede pode ser interessante também para explorar sua personalidade. A combinação com branco não tem erro. 

Tons de azul claro: dá para misturar na decoração?

Sim, claro que dá. Os tons de azul claro são perfeitos para isso se combinados com outras cores semelhantes ou complementares. Esse é o nosso segredo para você conseguir dar aquele tom sereno para o quarto ou sala de estar. 

Que cores combinam com tons de azul na decoração?

A grande maioria das cores combina muito bem com os tons de azul. No entanto, cores mais quentes, como amarelo, laranja e vermelho, adicionam calor à decoração – onde, de outra forma, poderia faltar essa sensação. 

A combinação com branco tem o poder de criar um ambiente social, como uma sala de estar, tranquilo e iluminado. Além disso, tons de marrom e preto – e outras cores neutras e naturais – também enriquecem o esquema de cores. 

Já o cinza, apesar de trazer elegância ao vestuário quando combinado com tons de azul, na decoração poderá deixar o ambiente muito frio. Melhor evita-lo. 

Tonalidades de azuis para criar um spa no banheiro

Uma das coisas que muitos spas têm em comum é… sim, um banheiro em um ou mais tons de azul. Além da sensação de higiene, essas cores têm um efeito relaxante – por conta da conexão que nossos cérebros fazem com outros elementos que remetem à paz, como o céu e o oceano. 

Traga essas sensações para o seu banheiro com itens de destaque em tons de azul ou pintando as paredes em uma dessas cores.

A recomendação são os tons pasteis e outros tons de azul claro para reforçar essa sensação calmante. 

Agora, se quiser uma sensação completa de spa (e se você tem um banheiro grande e comportaria esse item), considere adicionar um lustre. Combine suas paredes com móveis de madeira escura para que o azul ganhe ainda mais destaque. 

Tons de azul escuro nos armários de cozinha

As cores dos armários de cozinha não são – ou não precisam ser – como costumavam. Eram tons de bege ou branco, mas hoje em dia, mais e mais tem se experimentado com cores mais ousadas nesse ambiente. 

Experimente um tom de azul acinzentado nos armários com tons mais suaves, como branco e verde, nos outros elementos. Eles darão um visual elegante, luxuoso e sofisticado para sua cozinha – algo difícil de ser recriado com outra cor nesse ambiente. 

Se você precisa trazer mais calor para sua cozinha, considere utilizar puxadores de metais mais quentes, como ouro ou latão. Adicione também peças de madeira ou pedra natural para pisos e outros móveis. Isso deixará sua cozinha mais acolhedora.

Tons de azul turquesa nas paredes do quarto

Se você está precisando de uma mudança de cor no seu quarto, considere tons de azul turquesa. Essas cores adicionadas nas paredes funcionam muito bem com móveis de cor neutra. O contraste ajuda a criar uma sensação de expansão para o ambiente. 

Tons de azul turquesa oferecem um efeito calmante que, quando combinado com móveis em tons claros, poderão ampliar ainda mais essa sensação. 

É importante que todos os outros elementos sejam os mais neutros possíveis para que as paredes em tons de azul turquesa tenham o destaque que merecem. Se quiser brincar com a decoração, traga outros elementos nesse mesmo tom. 

Tons de azul são bons para sala de estar?

Sim, os tons de azul são algumas das cores mais populares para salas de estar porque criam um acabamento calmo e elegante para esse ambiente que pode ser muito movimentado. 

Aposte em combinações com azul índigo, azul marinho e azul cobalto, que oferecem grande margem para ajustes com outras cores. 

E tons de azul mais ousados, como jeans ou safira, são excelentes para estofados e tapetes, porque adicionam profundidade.

E aí, curtiu nossas ideias de decoração com tons de azul? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de decoração com cor!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.