O nome Teoria das Cores pode remeter a complexidade, teoremas e fórmulas de física relacionadas a existência das colorações, mas o conteúdo de hoje não é sobre isso. Te convido a ficar e ler o post até o fim para entrar neste incrível universo existente no design de interiores: a colorimetria.
Antes de começar, lembra das aulas de educação artística que você tinha na escola? A professora falava um pouco sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, e estas divisões resultam na Roda das Cores, que tem como função principal fornecer uma representação visual dos grupos de cores que combinam entre si. Olha só:
Combinações de cores:
A Roda das Cores pode ser aplicada em várias vertentes artísticas como moda, publicidade, maquiagem, e não apenas em projetos de decoração. E é por isso que ela é uma ferramenta tão importante. Suas combinações são a chave para montar uma decor única e repleta de estilo.
Vamos começar?
Decoração Monocromática
Também conhecida por tom sobre tom, a combinação monocromática consiste em escolher apenas uma cor e aplicar diferentes tonalidades, variando sua saturação e luminosidade. Esta composição de cores é sinônimo de sofisticação, porém pode parecer monótona já que há pouco contraste.
A dica é apostar em peças com tons de preto ou branco para realçar, criando uma atmosfera mais harmônica.
Decoração Análoga
Neste estilo de decor, usamos uma cor primária e suas duas colorações vizinhas na Roda das Cores. É ideal escolher o tom mais claro como dominante, enquanto os outros funcionam como detalhes.
Para evitar que o ambiente fique carregado, aposte em pequenos itens decorativos neutros. Assim, você encontra um equilíbrio perfeito.
Decoração com Cores Complementares
Se a intenção é causar impacto, essa é a combinação indicada! Nesta decoração, aplicam-se duas cores que estão em posições opostas na Roda de Cores, ou seja, uma cor fria e outra quente. Por isso, é uma das harmonizações mais arriscadas de se fazer, já que o contraste é marcante.
A dica é escolher tons que conversem entre si. Você pode criar uma incrível decoração laranja com tons de azul ou roxo, por exemplo.
Decoração Tríade
A combinação tríade inspirou algumas obras do estilo Pop Art e Fauvista, que possuem uma singularidade exclusiva. Na decoração isso não seria diferente, né? Para combinar as cores tríades de forma certeira, é necessário escolher três colorações opostas e estas devem formar um triângulo na Roda das Cores.
Além das cores tríades, invista em detalhes cinza ou bege! Eles não só completam a decoração como também ajudam a criar um espaço harmonioso.
Agora que você conhece a combinações de cores básicas de acordo com a Teoria das Cores, que tal observar os contrastes presentes no seu dia a dia, como em um jardim colorido, em uma cena de filme, em uma estampa de roupa?
Na hora de decorar, cada detalhe faz diferença, inclusive as cores escolhidas. Então, quando for renovar seu ambiente, lembre-se da colorimetria, assim não tem erro!
Este texto foi escrito por Luana Barison, arquiteta e estudante de Design de Interiores. Quer ver mais projetos dela? Entra lá no Instagram @Arq.luanabarison
Fizemos uma seleção para te ajudar a começar:
8 Comentários
Saulo
18 abr, 2018 at 16:02Sensacional! Excelente texto e ótimas dicas!
Ana Beatriz de Oliva
18 abr, 2018 at 23:22Adorei! Ótimo post escrito por alguém que sabe muito sobre o assunto!
Marisa
19 abr, 2018 at 12:15Parabéns LUANA BARISON. Trabalho maravilhoso, Top demais. Adorei.
Marisa
19 abr, 2018 at 12:18Luana Barison. Parabéns, Trabalho maravilhoso, Vc nos surpreende a cada trabalho realizado. Continue assim. Parabéns
Maiby
19 abr, 2018 at 18:57Luana, ótimo texto e ótimas dicas! !! Parabéns pelo trabalho. Adorei!!!
Rose Barisan
19 abr, 2018 at 19:53Adorei…ótimo trabalho Luana Barison, vc me surpreende a cada dia, orgulho imenso de vc…parabéns!!!
Lucas
19 abr, 2018 at 22:02Ótimo texto! Muito esclarecedor e de grande valia! Parabéns!
Luciana Cantoia
20 abr, 2018 at 13:34Ótimo texto! Dicas incríveis, principalmente para alguém que ama cores come eu!