Lar Style

Dicas

Por que uma cadeira de escritório apropriada é importante para sua saúde?

 

Em tempos de quarentena, o home office tornou-se comum para diversos trabalhadores. Da mesma forma, a atividade presencial de alguns colaboradores em escritórios continua imprescindível. 

Mas de todos os trabalhadores que passam muitas horas na frente do computador, quantos podem dizer que tem uma cadeira de escritório apropriada? E por que ter uma seria importante? 

Aliás, você sabe o que é uma cadeira de escritório apropriada? Quais as características que deve ter e quais os aspectos mais importantes a serem considerados antes de você escolher?

Bem, se você ficou em dúvida na resposta para uma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Afinal, ter a cadeira de escritório certa pode trazer enormes benefícios à sua saúde. 

Leia também: Tipos de cadeiras para escritório: saiba qual escolher

  • O que é uma cadeira de escritório apropriada?

    cadeira_de_escritorio_apropriada_4 

Antes de falarmos de seus benefícios, é necessário definirmos o que vem a ser essa cadeira de escritório apropriada e o que se deve considerar ao se adquiri-la. 

Para entendermos, temos que falar em ergonomia. Você sabe exatamente o que é isso? 

De fato, é um dos importantes critérios de saúde ocupacional, ou seja, é um dos fatores considerados quando se avalia o local de trabalho de um indivíduo. 

Em empresas, inclusive, há comissões de acidentes de trabalho que avaliam a ergonomia de escritórios, assim como dos riscos físicos, químicos, biológicos e de acidentes do local, só para vermos a importância da ergonomia na prevenção de problemas aos colaboradores. 

Essa é uma ciência que considera as inter-relações entre indivíduos e máquinas. De fato, uma cadeira de escritório apropriada deve ser, antes de tudo, ergonômica. 

Uma cadeira de escritório ergonômica deve oferecer aspectos como: 

  • Ajustes de altura do assento e encosto; 
  • Base com rodízio; 
  • Borda frontal do assento arredondado; 
  • Apoios de braços reguláveis; 
  • Ajuste da inclinação do encosto; 
  • Densidade de espuma que facilita a circulação sanguínea. 

Esses são alguns dos aspectos essenciais que uma cadeira de escritório ergonômica deve apresentar. Mas é preciso se atentar a outras características importantes na hora da escolha de uma adequada. 

  • O que considerar antes de comprar uma cadeira de escritório? 

cadeira_de_escritorio_apropriada_3

Obviamente design e preço são fatores importantes, mas não os únicos que devem ser considerados. Já falamos sobre os principais aspectos ergonômicos que uma cadeira de escritório adequada deve oferecer, mas existem outros aspectos igualmente importantes. 

Leia também: Dicas de organização para seu escritório em casa

  • Peso máximo suportado

cadeira_de_escritorio_apropriada_2

Essa é uma informação importante, que geralmente consta na descrição do produto. Vale lembrar que a cadeira deve ter sempre uma margem de segurança de ao menos 10% a mais do seu peso em relação ao peso máximo suportado. 

  • Apoio para região lombar  

cadeira_de_escritorio_apropriada_6

A região lombar é a parte da coluna que mais sofre com patologias. De fato, mais de 50% da população brasileira sofre ou sofrerá de dores da coluna. Portanto, o apoio para a região lombar é essencial. 

Alguns modelos também oferecem apoio para a região cervical, que sustenta o pescoço, sendo isso um bônus. 

Com o apoio correto da coluna, a tendência é que o trabalhador não fique em uma postura inadequada, minimizando futuros problemas. 

Leia também: Cadeira Gamer: Conforto para Jogar por Horas

  • Regulagens 

cadeira_de_escritorio_apropriada_5

É essencial que a cadeira de escritório tenha diversas regulagens. Isso porque a altura e dimensão das pessoas não é igual de uma para outra. Assim, deixa-la ajustada conforme o seu tamanho é de suma importância. 

Dessa forma, você consegue deixar a cadeira na regulagem certa e sua postura não sofrerá com isso, tendo apoio correto para coluna, braços, bem como na distância ideal do chão. 

Agora que você já sabe o que considerar antes de comprar uma cadeira de escritório ergonômica adequada, qual a importância disso tudo para sua saúde?

Leia também: Vai fazer home office? Confira 10 dicas para trabalhar de forma produtiva

  • A importância da ergonomia e saúde ocupacional 

cadeira_de_escritorio_apropriada_8

A ergonomia representa a otimização das condições de trabalho. Dessa forma, um ambiente ergonômico representa menor risco de desenvolvimento de problemas de saúde ligados ao trabalho, promovendo saúde ocupacional. 

Muitos trabalhadores exercem atividades contínuas em frente ao computador. Portanto, uma cadeira de escritório adequada, que leva a ergonomia em consideração, pode auxiliar na manutenção do bem-estar do trabalhador, enquanto exerce suas atividades. 

Finalmente, uma cadeira de escritório errada pode levar a problemas, denominados lesões por esforço repetitivo (LER), que são causadas pela execução de movimentos ativando músculos e nervos de maneira errada. 

A LER pode levar a dor, fazendo com que o colaborador diminua sua carga de trabalho e até tenha que ser afastado de suas funções. Portanto, essa não é uma consequência que deve ser minimizada. 

Além de LER, a má postura, conforme já dito, é uma das causas de diversos problemas de coluna, dentre eles a lombalgia e até torcicolos, causando patologias ao trabalhador. 

Leia também: Estudo: 15 inspirações para dar um up no seu homeschooling

  • Ergonomia e produtividade 

cadeira_de_escritorio_apropriada_9

Atualmente, sabe-se que a ergonomia tem impacto direto na produtividade do indivíduo. 

Basta imaginar a seguinte situação: um indivíduo que fica horas sentado, em uma cadeira inadequada, começará a sentir incômodos e dores, o que farão com que ele se desfoque ou até mesmo pare de trabalhar, em virtude da pouca ergonomia oferecida. 

Além do risco de desenvolver LER, portanto, a produtividade está intimamente ligada com a ergonomia. 

Assim, um ambiente ergonômico, do qual uma cadeira de escritório faz parte, auxilia o trabalhador a sentir-se mais confortável e, desta forma, executar seu trabalho de forma mais focada e produtiva. 

Portanto, uma cadeira de escritório adequada não só traz benefícios para a saúde do trabalhador, como também influencia na produtividade. 

  • Conclusão 

cadeira_de_escritorio_apropriada_7

A escolha de uma cadeira de escritório adequada pode trazer diversos benefícios à saúde, uma vez que pode prevenir problemas e dores na região da coluna e membros, aumentando a produtividade de quem a usa. 

Portanto, sua escolha deve ser sempre criteriosa e considerar os aspectos ergonômicos básicos, além de outros aspectos importantes, sempre considerando a saúde de quem a desfrutará. 

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.