Lar Style

Dicas

Ajude a salvar o planeta! 4 dicas para diminuir a produção de lixo em casa

Com certeza, todos os acontecimentos que temos presenciado nos últimos tempos têm nos ensinado que não podemos continuar vivendo do mesmo modo como antes. É preciso mudar o jeito como lidamos com muitas coisas, inclusive nosso lixo. 

Por exemplo, o descarte de materiais na natureza. Já pensou na quantidade de lixo que produzimos dentro da nossa própria casa? Será que há uma maneira de diminuir isso? É o que veremos no texto a seguir.

Clique nas imagens para mais informações.

Leia também: 13 Maneiras de ter uma casa sustentável gastando muito pouco

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_3

Claudia Alionis

#1 Mantenha uma atitude consciente

As novas gerações estão aprendendo – talvez do pior modo – que precisamos ter uma mudança de atitude já. Primeiro, é preciso pensar se precisamos de tanta coisa mesmo para sermos felizes e termos conforto. 

Pense assim: por que tantas pessoas estão optando por viver em motorhomes ou tiny houses? É porque eles descobriram os benefícios de um consumo menor. Ganha-se tempo, economiza-se dinheiro e impacta-se menos a natureza.

É claro que você pode preferir ter mais espaço, tudo bem. Mas, mesmo assim, avalie as suas compras e, principalmente, aquilo que já tem dentro de casa. Adquira apenas o que realmente precisa ou o que realmente irá utilizar com frequência – e esta regra também deve valer para a decoração do seu imóvel, viu? Tudo aquilo que não quiser mais guardar, não jogue fora, de imediato. Avalie se não pode doar para quem precisa.

#2 Priorize por produtos eco-friendly

Quer saber um dos maiores erros que cometemos? É quando queremos comprar um determinado produto e avaliamos as opções apenas baseado em sua aparência e preço. Sabe o que seria correto? 

Primeiro, pensar na durabilidade, pois se uma coisa durar mais, você não se precisará comprar nada igual por anos – menos impacto para o planeta. E pensar no seu material de fabricação. Qual a procedência? É orgânico? Biodegradável? Retornável?

#3 Mude seus hábitos na cozinha, lavanderia e banheiro

Um dos locais da casa onde, talvez, podemos sentir mais esta questão da produção de lixo doméstico é a cozinha. 

Isto porque usamos o ambiente todos os dias para preparar as nossas refeições. E, neste momento, descartamos muitos materiais – naturais e fabricados – para o lixo. Já nesta hora, é preciso prestar a atenção com relação ao processo de seleção. Não é brincadeira. Se a sua cidade possui coleta seletiva de lixo, aproveite.

Já considerou aproveitar mais os alimentos que você compra? Pense em todo o caminho que ele percorre. No caso das frutas e legumes, desde o seu plantio, cultivo, colheita, carregamento, seleção, embalamento, distribuição e venda. 

Quer contribuir mesmo com a natureza? Planeje as suas refeições, consuma menos produtos de origem animal e mais alimentos de origem vegetal – produzidos de modo orgânico e sem desperdícios.

Uma forma importante de reduzir o lixo doméstico é comprar produtos que venham com o mínimo de embalagem. 

Frutas não cítricas, verduras, legumes, sementes, borra de café, saquinho de chá, sobra de alimentos cozidos, casca de ovo, serragem, papelão, jornal e palitos de fósforo – tudo pode ser encaminhado à uma composteira. Isto é transformado em húmus, um material rico em nutrientes para a terra.

Leia também: Parede de Tijolo: Deixe sua Cozinha Incrível

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_4

GF Projetos e Camila Chalon 

Infelizmente, restos de gordura não podem ser reciclados, mas tente, pelo menos, descartá-los corretamente. Use buchas vegetais para lavar suas louças; produtos naturais para lavar seus utensílios e roupas; e todos os seus cosméticos e produtos de higiene até o final. Se lave mais e tente usar menos papel higiênico. Meninas, opte por coletores menstruais ou absorventes com silicone, além de fraldas de pano para as crianças.

Na hora de recolher o lixo, separe bem os materiais – o que puder ser reaproveitado, reaproveite. E use sacos feitos de jornais velhos ou biodegradáveis – como os feitos a base de milho – dentro das lixeiras.

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_1

Arquitetando Ideias e Natalia Pini

#4 Reaproveite tudo que puder

Agora é a vez do item mais importante deste texto, que trata, de fato, do reaproveitamento de materiais. Saiba que isto está relacionado totalmente com a arquitetura, decoração, manutenção e utilização de qualquer casa. 

Começando com a etapa de construção da sua moradia. É importante, neste momento, planejar bem a compra e a utilização de materiais, para que não haja desperdícios.

No dia-a-dia, tente reciclar ou reaproveitar tudo que puder. Seus filhos querem brincar? Dê a eles folhas de rascunho – com um lado já utilizado – para pintarem. 

Utilize a impressora do escritório só quando necessário. E, se possível, recicle caixas plásticas, pallets, embalagens de produtos e mais coisas como ornamentação. Dá para fazer até móveis com isto.

Leia também: 4 práticas sustentáveis para a casa

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_2

Revista Viva Decora 

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_5

Casa Aberta e Nathalia Bilibio Schwinn 

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_6

Flávia Gerab Tayar e DM Arquitetura 

Um conceito que está em alta no momento é o ‘Upcycling’, que nada mais é do que a reutilização, de forma criativa, de objetos. 

Um balcão buffet de design antigo e boa madeira herdado da sua avó pode ser repaginado e virar um rack para TV, por exemplo. Ou uma panela de alumínio velha e descascada, um vasinho de plantas ou uma cúpula de luminária. O que acha destas ideias?

Por fim, se você deseja mudar agora o visual da sua casa, este também é o momento de pensar nos seus atos. Pode-se poupar muito com uma reforma bem planejada. 

Considere deixar os materiais de construção ao natural, sem acabamento – como uma parede de tijolinhos ou uma bancada em cimento. Economize material. E sabe aquela parede vazia ou os azulejos da sua cozinha e banheiro? Podem ganhar cara nova com simples adesivos.

 como_diminuir_producao_lixo_em_casa_7

Projética Design e Arquitetura

como_diminuir_producao_lixo_em_casa_8

Revista Viva Decora e Adriana Fontana

Você pode fazer a diferença, sim. Tenha certeza do seu poder. Se cada um fizer a sua parte, podemos ter um mundo melhor. Comece por reduzir a produção de lixo na sua casa!

Essas dicas de como diminuir a produção de lixo em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.