Lar Style

Dicas

O que fazer no Dia dos Pais? Saiba como comemorar em casa

Entra ano, sai ano. Agosto chega e você se pergunta o que fazer no Dia do Pais. Essa é aquela data para honrar e celebrar a pessoa que ocupa esse lugar tão especial na nossa vida – seja um pai de fato, ou uma mãe, um marido, padrasto, irmão mais velho, avô, tio – ou simplesmente alguém que representa um modelo a ser vivido. 

É uma data dedicada aos feitos dessa pessoa especial que persevera (ou já perseverou) para contribuir na sua formação – muitas vezes em momentos desafiadores. E mesmo que todos os dias devam ser reservados para celebrar essa figura, o que fazer no Dia dos Pais é importante, já que serve como uma reserva para criar algo mais especial. 

Celebrar uma data como essa pode ser desafiador, mas a boa notícia é que tudo pode ser feito sem sair de casa, sem trânsito e sem filas gigantescas em restaurantes. Tudo pode ser feito de maneira simples, sem deixar de ser memorável. Por isso, separamos aqui algumas ideias de o que fazer no Dia dos Pais.

1 – Um carro bem lavado

Se você não dirige, isso pode ser uma grande novidade para você, mas poucas coisas são tão gratificantes quanto entrar num carro limpinho. Especialmente quando você lembra que 1. Não foi você quem teve que limpar; e 2. Não foi você quem teve que pagar para que fosse limpo. 

Por isso, um jeito muito simples de dar um mimo para o seu coroa é dando uma bela de uma lavada no carro dele. Deixe a preguiça de lado e invista seu esforço tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. 

Se estiver um dia quente, convide ele para fazer essa atividade contigo e coloque algumas músicas que ele gosta para tocar. Se rolar uma descontração, experimente uma guerra de água com a mangueira. 

2 – Aprenda sobre a história dele

Sala de jantar, um bolo de fubá e um chá. Pronto, está preparado o cenário para que você dê um grande presente. Dia dos Pais, o que fazer? Ouvir o que ele tem para dizer, saber as coisas que ele já fez na vida, como ele conheceu sua esposa ou companhia. 

Aproveite e aprenda sobre a sua árvore genealógica. Quem foram seus avós? Quem foram seus bisavós? Entenda melhor seu passado e sua herança cultural. Esse momento poderá criar uma nova conexão entre você e seu pai – sua família e o passado e presente de vocês. 

3 – Assista o filme favorito dele 

Separe todos os petiscos favoritos do seu pai e planeje uma maratona com todos os filmes (ou programas de TV) favoritos dele. Engaje toda a família para participar desse momento e faça desse um momento de afeto. Lembre-se de quantas vezes ele quis assistir a esses filmes, mas você estava assistindo desenhos ou videoclipes. 

4 – Picnic no quintal

Outra atividade muito fácil e que pode ser muito relaxante! Tudo que você vai precisar é de uma toalha de mesa grande para pôr no chão, comidinhas e um quintal. Certifique-se que está escolhendo as comidas que ele mais gosta e sentem-se para conversar. 

E se estiver chovendo? Não deixe isso atrapalhar o que fazer de presente no Dia dos Pais. Faça um picnic na sala de estar mesmo!

5 – Compartilhe suas memórias favoritas

Separe um momento para dividir com o seu pai as memórias mais divertidas e emocionantes que vocês têm junto. Relembrem histórias, piadas e causos. Além de ser uma maneira de refrescar velhas memórias nas mentes de todos, é um jeito de fazer com que ele se sinta amado e apreciado. 

6 – Vídeo game ou board game

Se o seu pai é daqueles que curte um jogo virtual, desafie ele para uma partida – um melhor de três, quem sabe. Invista na melhor cadeira gamer para que ele possa curtir os jogos com bastante conforto. Talvez ele goste de jogar, mas nunca teve a oportunidade de começar um jogo, então convide-o para isso e explique com paciência e descontração os passos do jogo. 

E se ele não é muito a fim de tecnologias, chame para uma partida de jogo de tabuleiro mesmo. Além de terem um mega charme, muitos desses passatempos estão por aí desde a época que seu pai era criança, então poderá ser uma experiência nostálgica para ele também. 

7 – Show de talentos

Essa é uma atividade em família. O que fazer no Dia dos Pais? Desafie seus familiares a se juntarem para um show de talentos para o seu pai. Se vocês não tiverem descoberto grandes aptidões, melhor ainda. O objetivo aqui não é ser aprovado para uma próxima fase e bater um papo com o Tiago Leifert antes do intervalo, mas sim criar um momento de diversão e descontração para todos. 

Cantem músicas, encenem trechos dos livros, filmes e peças favoritos dele, faça um número de piadas sobre as coisas que vocês já viveram juntos. Será um momento que ele nunca irá esquecer 

8 – Mão na massa

Eu conheço poucas coisas para fazer no Dia dos Pais que transmitem mais amor do que uma comida feita especialmente para alguém. Aproveite a data para arregaçar as mangas e ir para a cozinha preparar um prato especial para seu pai – seja um almoço ou seja um bolo. 

Prepare toda a decoração do ambiente para que ele se sinta apreciado. Aproveite e pegue algumas dicas para área gourmet pequena

E o que fazer de comida no Dia dos Pais? Experimente receitas novas com base naquilo que ele gosta, ou tente reproduzir um prato que ele gostava de comer na infância. 

9 – Velhas fotos

Não há dúvida que as câmeras digitais e celulares facilitaram e muito o registro de momentos. Mas existe algo a respeito das fotos analógicas que é especial. As fotos não eram infinitas, mas sim poses limitadas em cada filme. Isso fazia com que cada foto tirada fosse muito bem pensada – e reservada apenas aos momentos mais especiais. 

Seu pai sabe disso. Então tire a poeira dos velhos álbuns de foto e sente com o seu velho para relembrarem alguns dos momentos mais importantes da história dele. Você poderá se surpreender com as histórias que irá escutar. 

10 – Termine a tarefa que ele começou

Se o seu pai é como o meu, isso significa que ele começou alguma atividade pela casa e nunca terminou. Afinal, ele está sempre ocupado com trabalho, com a família e com outras atividades. 

Quando precisar de uma ideia de o que fazer no Dia dos Pais, mostre sua apreciação por tudo que ele faz tirando um pouco da carga de trabalho que ele já tem. Corte a grama, limpe a garagem, pinte um cômodo – utilizando cores neutras para uma sensação de menos estresse. O que fazer no almoço de Dia dos Pais? Simplesmente lave a louça enquanto ele vê televisão. 

Agora que você já sabe o que fazer no Dia dos Pais, aproveite para montar uma decoração linda. No nosso blog você encontra várias dicas para o seu lar. Navegue pelos conteúdos e aproveite!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.