Lar Style

Casa Mobly Dicas DIY Sem categoria

Cantinho de estudos: Como montar

Separamos algumas dicas para que onde seu filho ou filha estuda fique aconchegante, ideal para se concentrar – tanto que ele não vai mais querer sair de lá. 

As férias chegaram e nada melhor que já se programar para esse ano novo. Você já pensou em ter um cantinho de estudos na sua casa ou apartamento? O cantinho de estudos é o ambiente ideal para seus filhos estudarem, se dedicando plenamente, sem interrupções. 

Mas, é claro que esse ambiente deve ser propício para o estudo, bem decorado e com a disposição de móveis que ajudem o pequeno ou pequena a se concentrar. Nesse post, vamos dar dicas de como montar um cantinho de estudos, explicando o que é essencial para que esse ambiente da sua casa fique confortável e funcional. 

Leia também: Dicas especiais de decoração para consultórios, escritórios e para quem trabalha em casa

Como ter um cantinho de estudos dentro de casa? 

Primeiramente, é necessário planejamento. Tanto financeiro quanto de lugar, afinal, onde será esse cantinho de estudos? 

Em relação ao planejamento financeiro, um cantinho de estudos bem montado e bem decorado custa menos do que você imagina. Em termos de investimento, você provavelmente terá que considerar a compra de uma escrivaninha ou mesa e de uma cadeira confortável. 

Todos os demais elementos a partir disso são de decoração, e aí você pode usar a sua criatividade e nossas dicas para transformar o local que escolheu em um cantinho de estudos apropriado, sem gastar muito. 

Em relação ao lugar, o ideal é colocar esse cantinho de estudos separado da sala de TV, por exemplo. Se sua casa ou apartamento tem um quarto a mais, onde fica o escritório, ali é o local ideal. 

O cantinho de estudos pode até ficar no mesmo quarto da criança, mas é importante que, se possível, fique distante da TV, para que essa não seja uma distração para a criança na hora de estudar. 

É importante também que o local escolhido para o cantinho de estudos tenha boa iluminação natural. Portanto, se possível, escolha um local próximo a uma janela. 

Se a iluminação no local é um problema, você pode amenizar essa questão comprando uma luminária de piso e colocando-a ao lado da mesa ou escrivaninha. Uma luminária ou abajur pequeno também pode resolver a questão. 

Outro fator importante é a cor da luz: luzes amarelas tendem a provocar maior relaxamento, portanto são muitas vezes as escolhidas para quartos. Se você vai montar o cantinho de estudos no quarto, observe como será a iluminação artificial. Luzes brancas costumam estimular mais o trabalho. 

Lembre-se de posicionar a luminária em sentido contrário à mão que você vai escrever, para que a luz não provoque sombra no caderno. 

O local escolhido também deve ser o mais silencioso possível. Obviamente, morando em cidades grandes, nem sempre é fácil termos silêncio total. Além disso, com o passar do tempo, a criança deve aprender a isolar os barulhos do ambiente para conseguir se concentrar. 

 

O que não pode faltar em um cantinho de estudos?

Cantinho de estudo O que não pode faltar

# 1 – Cadeira 

Ela deve ser confortável e ao mesmo tempo ergonômica. Deve dar bom apoio às costas, sobretudo à região lombar e permitir que a criança fique um bom tempo ali sentada, sem sair com dores. 

Observe também a altura da cadeira. Afinal, ficar muito tempo com as pernas suspensas, sem os pés tocarem o chão, pode acarretar problemas. Os pés devem estar firmemente apoiados no chão. 

Os cotovelos devem estar posicionados na altura da mesa ou escrivaninha. A postura da criança deve ser alinhada (e não encurvada), justamente para prevenir futuros problemas na coluna. 

Cantinho de estudo Cadeiras

 

#2 – Mesa, escrivaninha ou bancada 

Esse será o local no qual seu filho irá espalhar cadernos e livros. A mesa ou escrivaninha também pode ser substituída por uma bancada. O importante é ter um mínimo de espaço. 

Se optar por uma bancada, o ideal é que ela tenha no mínimo 50 cm de profundidade e 1,20 m de largura, com 80 cm de altura, para a criança conseguir se movimentar. 

Se você não tem espaço para 50 cm de profundidade, utilize prateleiras para colocar livros, a parede para pendurar coisas, e deixar a bancada livre. 

Uma outra boa opção é apostar em mesa que já vem com gaveteiros. Assim, você ganha espaço e pode acomodar mais coisas na gaveta, deixando mais espaço sem nada em cima da mesa. 

Lembre-se que um ambiente cheio de coisas por cima da mesa ou bancada não inspira ninguém a estudar. Portanto, é importante deixar sempre o ambiente arrumado após o uso, com tudo devidamente guardado, para que a cada dia de estudo, não se perca tempo arrumando tudo antes. 

Cantinho de estudo Mesa, escrivaninha ou bancada

 

# 3 Prateleiras 

Elas podem ajudar muito a deixar o ambiente organizado, uma vez que servem para colocar livros, porta-lápis e o que mais você quiser, deixando a bancada livre. 

Existem inúmeras escolhas no mercado e, dependendo da decoração e do espaço, você pode optar por uma grande ou várias pequenas. 

As paredes são aliadas no processo de criar espaço para guardar livros e demais objetos. 

Cantinho de estudo Prateleiras

 

# 4 Boa iluminação 

Já falamos sobre a importância da iluminação no cantinho de estudos, mas não custa repetir: uma iluminação deficiente, além de forçar a vista da criança, pode resultar em dor de cabeça e desconforto. 

Já uma iluminação correta tem o efeito oposto: ajuda na concentração, estimulando o estudo. 

Opte por luminárias com luzes brancas, sempre colocadas em sentido contrário da mão que escreve. 

 

Dicas de decoração para o cantinho de estudos 

Agora que você já pensou sobre os itens essenciais do cantinho de estudos, que tal pensar na decoração? 

Você não precisa gastar muito para deixar esse ambiente bonito e inspirador. Basta usar da imaginação e seguir nossas dicas. 

Cantinho de estudo Dicas de decoração

1 – Uso de adesivos 

Adesivos para parede costumam custar muito menos do que um papel de parede e dão um ar jovem e informal ao local. 

Há inúmeras opções no mercado e você pode se inspirar em personagens ou ideias. Já que a área é de estudos, por que não pensar em adesivos de livros ou algo que inspire o estudo? 

Cantinho de estudo Adesivos

 

2 – Calendário na parede 

Você pode optar por quadros acrílicos, com calendários, ou porta-recado, com imãs. Há inúmeras opções coloridas ou monocromáticas no mercado. 

Outra opção são chapas perfuradas, que você pode comprar sob medida (sai mais barato) e então fixá-las na parede. Você ganha uma área para colocar diversos objetivos e até pendurar pequenos nichos e prateleiras. 

3 – Caixas Organizadoras 

As caixas organizadoras são excelentes opções para deixar objetos organizados. Lembre-se que a bagunça é sempre amiga do desânimo e inimiga da concentração. Portanto, o uso de caixas organizadoras ajuda para guardar pequenos objetos e não deixar tudo espalhado. 

 

Conclusão 

Montar um cantinho de estudos para seu filho ou filha não demanda muito gasto. Apenas é necessário priorizar os elementos mais importantes e ser criativo na decoração. O importante é que o ambiente fique aconchegante e apropriado para a concentração da criança. 

Este post foi escrito pelo nosso parceiro de conteúdo Total Construção

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.