Lar Style

Dicas Inspirações

10 formas simples de renovar o lar

Pensou em renovar o lar? Então, confere aí 10 dicas simples para transformar os ambientes e deixar tudo com o seu jeito

Decorar a casa não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Com algumas ideias simples e muita criatividade, é possível dar uma nova cara ao lar. Afinal, alguns detalhes fazem toda a diferença, não é?

Vale lembrar que compor o ambiente é uma atividade que precisa ser feita de acordo com a sua personalidade. Aqui, vamos falar algumas dicas simples, mas vale sair da caixinha, tá bom? O que importa é seguir o seu estilo e decorar com personalidade.

Vamos às dicas? Acompanhe com a gente, e já vai imaginando como os truques vão funcionar aí na sua casa…

#1 – Mudar os móveis de lugar

Deixar os móveis bem posicionados muda a sua percepção de espaço e ajuda a renovar a beleza do lar. Isso porque você consegue dar uma repaginada em um ambiente que não está mais tão legal quanto antes. Então, que tal mudar aquele sofá ou cama de lugar?

Uma dica importante é fazer um planejamento prévio – tire as medidas dos cômodos e móveis que vão trocar de lugar, crie um esboço para ter uma noção de como tudo vai ficar e levante todos os detalhes necessários para que a experiência dê certo. Seguindo essas dicas, temos certeza que o resultado final vai ficar super harmônico.

mudar os móveis de lugar

mudar os móveis de lugar

Sempre que enjoar, mude os móveis de lugar e cuide da disposição de cada peça, afim de deixar os ambientes mais funcionais.

#2 – Trocar as capas das almofadas

A nossa segunda dica é uma excelente opção para você que não dispensa truques de decoração simples e econômicos.

Com diferentes estampas e formatos, as capas para almofada dão um toque de personalidade a qualquer cômodo. Mais do que isso, os espaços ficam mais vivos e charmosos, além de confortáveis e aconchegantes.

E pode ficar tranquilo na hora de escolher suas capas, porque existem muitos modelos disponíveis: com ou sem textura, coloridas e básicas, com pelos ou em veludo e muito mais.

Aposte em almofadas coloridas se você deseja dar um up no visual e deixar os ambientes mais vivos

#3 – Investir em uma pintura diferente

Nada contra a clássica parede branca, mas que tal pintá-la de uma cor diferentona? Uma cor, não… VÁRIAS cores. Isso mesmo: basta escolher mais de um tom para a sua parede e depois curtir o resultado final.

Uma dica é criar a meia parede – técnica de pintar as paredes de casa pela metade – com cores claras e neutras. Além de deixar os ambientes modernos, o truque vai dar a impressão que o cômodo é maior.

Também vale brincar e fazer um desenho diferente, como formas abstratas e padrões geométricos.

A meia parede é uma tendência de decoração que muda facilmente o visual dos cômodos.

#4 – Colocar vááárias plantinhas pela casa

Samambaia, cacto, bromélia e orquídeas são algumas opções de plantinhas para ter em casa. Você pode distribuir vasos com composições coloridas em mesas laterais, mesas de cabeceira e até mesmo no rack da televisão.

O importante é escolher um cantinho que não atrapalhe a sua rotina e que, obviamente, deixe a planta respirar e tomar sua dose diária de vitamina D.

Outra opção bem bacana para os ambientes é o jardim vertical. Além de mega especial, esse tipo de ornamento decorativo deixa as paredes mais charmosas e com um toque da natureza que combina perfeitamente com áreas externas e varandas.

plantas para ter em casa

Plantinhas em casa ajudam a nos conectar com a natureza, além de purificar os ambientes e deixar tudo mais agradável.

#5 – Escolher bem a roupa de cama

A roupa de cama diz tudo sobre o quarto, não é? Por isso, saiba escolher as peças que vai usar para decorar esse ambiente que é sinônimo de paz, tranquilidade e descanso. Algumas dicas essenciais, são:

  • Escolha o tamanho adequado;
  • Saiba se o tecido atende às suas preferências
  • Combine as cores;
  • Prefira os conjuntos de roupas de cama.
roupas de cama

Roupas de cama são essenciais no quarto. Por isso, saiba bem escolher bem essas peças.

#6 – Ter um ambiente monocromático

A decoração monocromática é uma tendência ousada e moderna que vai mudar a beleza da sua casa. Se você não sabe do que a gente tá falando, aqui vai uma breve explicação:

Um ambiente monocromático é aquele que tem tons variados de uma única cor. Por exemplo: um quarto decorado com azul marinho, azul celeste, azul turquesa e por aí vai.

Escolhendo bem a cor, as texturas e os elementos, é possível criar efeitos visuais incríveis. Para entender melhor sobre tudo isso, vale a pena dar uma passadinha pelo nosso conteúdo sobre Teoria das Cores, que explica tudo sobre a tão famosa colorimetria na decoração.

ambiente monocromático amarelo

ambiente monocromático rosa

Os ambientes monocromáticos estão super em alta. Que tal escolher um cômodo para aplicar essa tendência?

#7 – Pendurar arranjos nas paredes

Umas das dicas para renovar a decor é aproveitar todos os cantos disponíveis, e é nessa hora que os nichos decorativos chegam para brilhar. Essas peças são essenciais quando o assunto é organização, já que podem ser usadas para guardar diferentes objetos, como livros, revistas, vasos e porta-retratos.

Vale pendurar os nichos na parede de maneira retinha ou até mesmo na diagonal. Tudo depende do cômodo onde você vai colocar as peças e do estilo de decor que você escolheu aplicar em casa.

arranjos para escritório

#8 – Olhar com mais atenção para as áreas externas

Lembre-se: a área externa também precisa de uma decoração especial. Afinal, quintais e varandas oferecem conforto e aconchego quando estamos enjoados de ficar dentro de casa.

Há muitas tendências para aplicar nas áreas externas da sua casa. Se você tem bastante espaço, por exemplo, vale criar uma ambiente relax com móveis para descansar e ler um livro. Já para quem mora em apartamento, nossa sugestão é integrar a sala de estar com a varanda, criando um local agradável para as refeições.

decoração ambientes externos

decoração varanda gourmet

Áreas externas também precisam de uma decoração especial, pois é nesse ambiente que relaxamos e curtimos momentos especiais.

#9 – Fazer artesanatos criativos

Um objeto artesanal traz todo o talento daquele que o produz. Mais do que isso, esses itens são totalmente originais, porque cada artista confecciona sua arte da maneira que prefere.

E você pode ser o artista desses belíssimos itens! Basta escolher o que você deseja produzir e colocar a mão na massa. Você sabia que é possível criar desde uma luminária de PVC até lindos vasos de cerâmica?

A prática de criar seus próprios objetos decorativos também é conhecida como DIY, do it yourself (ou faça você mesmo, em português). Esse movimento incentiva a criação de itens exclusivos – uma produção completamente independente com um toque sustentável que evita o desperdício.

No nosso Pinterest você encontra vários vídeos DIY que ensinam a fazer uma luminária com cesta, a usar galhos na decoração e muito mais. Clique aqui para conferir os tutoriais.

Decoração e artesanato

Objetos artesanais dão um toque autêntico em qualquer ambiente.

#10 – Distribuir puffs pela casa

Puffs são clássicos que nunca saem de moda. Afinal, eles são grandes aliados na hora de decorar a sala de estar, sala multimídia, ambientes externos e muitos outros cômodos. É muita versatilidade, né?

Há muitos formatos de puffs para escolher, e você precisa avaliar qual é o modelo que melhor atende às suas preferências. Por exemplo: se quiser substituir o sofá, a dica é optar por um puff fofão bem macio. Já para o quarto do casal, existe o puff no formato banquinho, perfeito para colocar na cama e dar up na decor.

decoração com puffs

Seus amigos vão amar se jogar nos puffs da sua casa

Curtiu as nossas dicas para renovar o lar? Já sabe qual delas vai usar aí na sua casa? Aqui, você fica antenado em tudo que há de melhor no universo da decoração! Fique ligado nos próximos posts e não esqueça de contar nos comentários o que achou do conteúdo.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.