Lar Style

Dicas Inspirações

Como alugar um apartamento: 5 coisas que você deveria saber

Vai mudar de casa e está em dúvida sobre como alugar um apartamento? Confira dicas fundamentais para otimizar o processo!

Como alugar um apartamento - dicas

Mudar de casa é uma realidade para muitos, seja para casar, morar sozinho ou por outras questões pessoais. Mas uma coisa é certa: sempre surgem muitos perguntas e quais os primeiros passo a se dar.

Como alugar um apartamento - dicas

Se você está prestes a passar por esse processo e tem dúvidas sobre como alugar um apartamento, separamos os tópicos mais importantes para garantir que está tudo certo e ter menos dores de cabeça durante essa nova fase.

Saiba mais: Pet Friendly: Dicas para Decorar seu Apartamento

Necessidades em primeiro lugar

Como alugar um apartamento - necessidades

Antes de saber como alugar um apartamento, é preciso listar as suas necessidades do momento: quantas pessoas vão morar com você? Quantos quartos serão necessários? E banheiros? O que você espera que tenha no condomínio? Quanto está disposto a gastar mensalmente?

Respondendo a essas perguntas, já é possível afunilar as opções que você terá, evitando visitar lugares que não se encaixam. Liste tudo o que espera, colocando em ordem de prioridade – afinal, algumas coisas até dá para abrir mão no meio do caminho.

Como alugar um apartamento - necessidades

Como alugar um apartamento - necessidades

Feito isso, é legal partir para a pesquisa. Geralmente, os sites e aplicativos de aluguel te dão várias opções de seleção em relação ao tamanho, número de quartos, localização e outras características que vão dar aquele match perfeito com o novo apê.

Não faça no impulso

Como alugar um apartamento - impulso

Às vezes a gente acha que encontrou o apartamento dos sonhos, mas só descobre algum porém quando já está vivendo nele, né? Aí tudo vira um grande pesadelo. Por isso, além de pesquisar bastante pela internet, alinhar as suas expectativas e visitar o local, é preciso tomar mais algumas atitudes antes de fechar negócio.

Uma grande dica é visitar o espaço em horários diferentes, assim, você consegue ver como é o apartamento de manhã, à noite, em quais lugares o sol bate, qual a melhor disposição para os seus móveis e eletrônicos.

Como alugar um apartamento - impulso

Como alugar um apartamento - Impulso

Para sanar as dúvidas sobre como alugar um apartamento, também é legal se atentar ao que está fora do imóvel: como é o condomínio, como são os vizinhos e até mesmo o que o bairro em si te oferece. Você necessita que ele seja próximo a estações de metrô, por exemplo? Existem estabelecimentos perto para necessidades urgentes?

Avalie a condição do imóvel

Como alugar um apartamento - condições

A oferta é tentadora, mas o apartamentos pede diversos reparos? Talvez esse nem seja um bom negócio assim, viu? Coloque tudo isso na ponta do lápis, se realmente vale a pena repaginar um apartamento do zero em troca de um aluguel mais barato.

como alugar um apartamento - condições do imovel

Caso contrário, dê prioridade para imóveis que estejam com a parte elétrica e encanada em dia, além de pintura e piso em bom estado. Aqui, você já tem uma grande ajuda da vistoria feita pela imobiliária, que anota todas as questões do apartamento – e você deve entregá-lo da mesma maneira!

Documentação é importante

Como alugar um apartamento - documentos

Essa é uma parte fundamental entre as dúvidas de como alugar um apartamento! Tanto as imobiliárias modernas quanto as mais tradicionais exigem documentos por parte do locatário.

A diferença é que algumas aceitam tudo de maneira digital, outras preferem a forma presencial mesmo – então é legal ter todos esses prazos alinhados com a data que precisa entregar sua moradia atual e a entrada na futura.

Como alugar um apartamento - documentos

Entre os documentos que podem ser pedidos, estão: documento de identificação, comprovante de residência e comprovante de renda. É legal ter a versão original e cópias, que geralmente são pedidas.

Tendo essas exigências em mãos, fica muito mais fácil e até menos burocrático alugar um imóvel. Agora, se for necessitar de um fiador, também precisará dos documentos dele.

Leve em consideração o seu dinheiro

Como alugar um apartamento - dinheiro

Por fim, e não menos importante, o dinheiro! Se você nunca morou em um apartamento, já fica o aviso: algumas contas possuem variação de valor conforme o mês.

Isso acontece porque reformas no condomínio e outros suprimentos necessários são divididos entre todos os moradores, o famoso rateio. Além disso, existem reajustes que são feitos anualmente e que podem pesar no seu bolso em relação ao aluguel…

Como alugar um apartamento - dinheiro

Como alugar um apartamento - dinheiro

Nesse caso, é fundamental ter uma boa relação com o proprietário do imóvel para possíveis negociações.

Como alugar um apartamento: dicas valiosas!

Como alugar um apartamento - dicas valiosas

> Fique sempre atento às regras do condomínio em relação à garagem, mudanças, animais de estimação e barulho;

> Dá vontade de deixar tudo a sua cara, né? Mas lembre-se que o imóvel não é seu, então, os investimentos que fizer nele devem ser alinhados com o proprietário;

> Quando surgir um problema estrutural no apartamento, contate imediatamente a imobiliária. Nem todos os reparos ficam por sua conta;

> Antes de entrar, fotografe os cômodos caso precise no futuro;

> Se possível, entenda bem as partes legais relacionadas ao aluguel, seus direitos e deveres. Nada de levar prejuízo, né?

Gostou das nossas dicas? Então confira algumas inspirações para você decorar o seu apê:

Como alugar um apartamento - inspiração

Como alugar um apartamento - inspirações

Como alugar um apartamento - inspirações

Como alugar um apartamento - inspirações

Como alugar um apartamento - inspirações

como alugar um apartamento - inspirações

Como alugar um apartamento - inspirações

 

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.