Lar Style

Dicas

Smart Home: novas tecnologias em casas modernas

O conceito de ter uma smart home vem conquistando cada vez mais pessoas

Podemos ser resistentes às mudanças, mas, querendo ou não, elas chegam. Em parte, por conta da tentativa de mercado em tentar suprir, com mais velocidade, uma demanda – que é crescente.

Isso se reflete também na arquitetura e na decoração de casas modernas, com a automação de ambientes e solução de conexões para tornar as atividades mais inteligentes e práticas. Elas são chamadas de smart home – ou seja, casas inteligentes, traduzido para o português.

Automação residencial

O conceito de smart home ou casas inteligentes não é novo. Na verdade, desde a metade da década passada já se tinha sistemas funcionando nesse sentido.

A diferença é que, agora, há mais alternativas e alternativas mais acessíveis para a maioria da população mundial. E a evolução só está começando. Estamos agora presenciando o avanço da inteligência artificial e internet das coisas.

Você não precisa se preocupar em entender como funcionam essas engenharias. Mas você logo perceberá como isso está afetando a sua vida e a vida de todos.

E o melhor de tudo é que o controle disso pode estar na palma da sua mão, realizado através de aparelhos smarts, como telefones celulares e tablets. Mas, em resumo, uma casa inteligente pode te oferecer mais: conforto, segurança e economia. Saiba mais a seguir.

Viva Decora

 

Tecnologia e design

Na hora de planejar a decoração de uma casa, é preciso pensar em como integrar as novas tecnologias ao design de interiores. Isso porque a satisfação final com relação ao resultado da composição vai depender mesmo dessa união bem feita.

Por exemplo, é fundamental prever os pontos onde serão instalados os principais equipamentos e por onde vão passar os seus cabos, de modo a não comprometer o visual local.

Claro que algumas ideias precisam já ser expostas no momento da construção, reformas ou mesmo pequenas intervenções arquitetônicas, de modo a fazer os ajustes necessários.

É o caso das alterações de localização ou número de pontos de luz. Afinal, o funcionamento de certas tecnologias também deve estar atrelado ao planejamento espacial e seus subsistemas.

Esse tipo de coisa também deve impactar o desenho de layout e design de móveis que serão utilizados na ambientação da casa. E é possível que muitas escolhas de materiais de revestimentos, entre rebaixos de forros e mais, sejam alterados visando a harmonia estética ou melhora da potência das tecnologias em funcionamento. Isso inclui aparelhos de luz e ondas de internet – que podem ter sua qualidade de wifi comprometida por vezes.

Aliás, é preciso destacar que os novos roteadores – aparelhos que distribuem a internet pela casa – já são desenvolvidos com design melhorado, para combinar com as decorações.

Seu desenho é diferenciado, de linhas elegantes e tecnológicas. Eles também oferecem mais velocidade e estabilidade de sinal, propagando melhor as ondas mesmo diante de cenários altamente elaborados, com vários elementos ornamentais.

 

Conforto e segurança

Através dos sistemas de automação, é possível controlar – às vezes, em simultâneo – vários aparelhos diferentes. Para conforto ambiental, podemos citar o controle de temperatura, de sonoridade e também de iluminação dos ambientes – ajustando a luz para criar cenários até mais intimistas, românticos -, tudo em apenas um toque.

Aliás, falando na questão de som e luz, é possível fazer um estudo para transformar a sala de casa em um verdadeiro mini cinema.

Para isso, os aparelhos são estrategicamente posicionados conforme o tamanho e as características dos ambientes. E luzes que acendem e apagam à distância, pelo celular, tendo ajuste de intensidade – um nível mais baixo ajudaria a relaxar.

Por falar nisso, o auto falante inteligente do celular também poderia ser acionado para acessar as câmeras de monitoramento da casa, ou a fechadura digital e travamento automático das portas.

Outra forma de acessar a casa poderia ser através de um leitor biométrico ou código. Essas são formas de garantir mais segurança para os moradores por meio das novas tecnologias.

Integração mais otimização e economia

A automação da casa ainda ajuda na economia diária. E trata-se, na verdade, de uma economia dupla: de dinheiro, com redução de gastos, e de tempo, permitindo aos moradores aproveitarem a sua vida com mais qualidade.

Isso tem a ver com ter um dia-a-dia mais produtivo, os espaços ambientados mais otimizados e o meio ambiente mais preservado.

Primeiro é possível controlar o sistema de irrigação programado do jardim, ativado sempre no mesmo horário. Depois, os aquecedores e ar-condicionado, com funções de ligar e desligar em determinados níveis de temperatura ou períodos definidos.

Os interruptores normais podem ser substituídos por um modelo smart também. E todos os aparelhos elétricos podem estar ligados a um sistema de captação de energia solar.

Fazer a redução ou o racionamento do consumo de recursos é uma atitude consciente e bastante ecológica. Reflete nas suas finanças domésticas e também ajuda o meio ambiente e a sociedade. Esse é o real objetivo de engenheiros, arquitetos e demais profissionais para o desenvolvimento de tecnologias para casas inteligentes.

 

E sua casa, está preparada para o futuro?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.