Imagina que maravilha você chegar no seu quarto e ver tudo arrumadinho, cada coisa no seu lugar. Mágica? Não. Sabemos bem que os objetos não são animados e precisam ser constantemente limpos e organizados.
Só assim, deste modo, é que é possível conservar a beleza, a harmonia e a saúde dos ambientes em que vivemos. E será que tem jeito, por exemplo, de melhorar a decoração do quarto para isto?
Claro. Há formas muito mais fáceis de arrumar a bagunça de ambientes como o quarto; e a decoração pode vir a ajudar neste sentido. Duvida? Então, continue lendo este texto. Você vai se surpreender com as nossas dicas.
Leia também: 7 Dicas de organização para quartos infantis
#1 O que não é visto é percebido, sim
É impressionante, mas tem gente que só finge ter a casa arrumada. Acontece que, na verdade, basta abrir as gavetas e portas dos seus armários para descobrir a bagunça oculta.
Isso é inadmissível. Não adianta só tirar as coisas das vistas. O caos escondido também pode ser a causa para muitos momentos de estresse no dia-a-dia da família, além de graves desequilíbrios energéticos na casa.
Claro que é compreensível que, em meio a uma rotina agitada, algumas coisas não possam ser dobradas, encaixotadas ou ensacoladas como deveriam. Mas, logo no primeiro momento livre, é preciso tentar colocar tudo em ordem outra vez – roupas com roupas, sapatos com sapatos, maquiagens com maquiagens, e assim por diante.
Neste momento, certos acessórios – possíveis de serem adquiridos bem baratinhos nas lojas – podem ajudar bastante a manter as coisas devidamente separadas. Por exemplo, para fora dos armários, estantes com caixas organizadoras – coloridas e estampadas de acordo com a proposta de decoração do quarto. Já para dentro das cômodas, criados e roupeiros, cestinhas plásticas e organizadores tipo colmeia.
Revista Viva Decora
Revista Viva Decora
#2 Organizar também deve ser parte da brincadeira
Em dormitório de criança, a bagunça mais recorrente é a dos brinquedos e a dos materiais de papelaria. Sobre as bancadas de estudo, é interessante manter várias opções de porta-trecos, como copinhos estampados com personagens de desenhos animados. Já baús e nichos com rodízios, além de cestos de pano, são boas alternativas para agrupar inúmeros tipos diferentes de brinquedos.
Diz-se que a educação dos filhos começa em casa. Então, eduque seus pequenos para que eles sempre mantenham o quarto organizado – este aprendizado, certamente, será levado para a vida. Faça esta atividade ser, de algum modo, alegre para eles. Talvez usando uma decoração mais lúdica – colorida e divertida – para animá-los.
Revista Viva Decora e Serra Vaz Arquitetura
O método montessoriano – um tipo de método pedagógico e médico voltado ao desenvolvimento infantil – ensina muito sobre isto. Ele tem inspirado os decoradores a criarem ambientes infantis onde as crianças se sentem mais estimuladas a serem independentes e proativas. Ou seja, ambientes com prateleiras e nichos a um nível mais baixo, onde elas podem colocar sozinhas os seus livrinhos, brinquedos e mais.
Revista Viva Decora
#3 Não cabe no armário? Também dá pra organizar!
De repente, você chega em casa e deseja tirar os calçados e as roupas que estava usando. Algumas destas peças devem estar sujas, portanto são encaminhadas direto para a lavadeira.
Mas e aquilo que não precisa ser limpo de imediato? É melhor que não vá para o roupeiro. Acontece que corre um grande risco disto tudo ficar jogado pelo chão do quarto, comprometendo o visual do cômodo. Perigo.
Nesta situação, a pessoa deve pensar como manter as coisas em ordem. Ela pode acrescentar alguns elementos à decoração do ambiente visando resolver esta questão.
Pra começar, araras e cabideiros para pendurar itens como jaquetas, chapéus, echarpes e mais. Uma sapateira aberta – para os sapatos, claro. E um pequeno gaveteiro de acrílico para separar as bijuterias e as jóias.
Gylsimario Gomes e Oscar Mikail
Gisele Petroli
Revista Viva Decora
O que acha disso tudo? Será que estes itens seriam suficientes para acabar com qualquer bagunça em seu quarto?
Claro que não. Só uma boa decoração não é suficiente. Você precisará “arregaçar as mangas” e, de fato, tentar ajeitar as coisas.
Como dito antes, milagres não existem. Mas, calma, pois com a sua dedicação e empenho – e seguindo as dicas que demos – a sua casa há de voltar a ficar linda de novo.
Essas dicas para decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.
Sem comentários