Lar Style

Dicas

Lavanderia organizada: 6 dicas para fazer em casa

Saiba como manter a lavanderia organizada com dicas simples e funcionais

lavanderia_organizada_8

A lavanderia é geralmente o cômodo que menos atenção recebe em decoração e organização. Muitas pessoas, inclusive, chegam a esconder a lavanderia de qualquer visita, uma vez que esse cômodo é muitas vezes um depósito de roupas a serem lavadas e produtos de limpeza. E aí na sua casa, você tem uma lavanderia organizada?

Esse espaço não precisa ser renegado a segundo plano, ou então tudo ser deixado desorganizado e bagunçado. 

De fato, você consegue ter uma lavanderia organizada com pequenas mudanças e alterações, para que a área destinada para lavar e secar roupas, bem como guardar produtos de limpeza, esteja sempre organizada. 

Porém, como organizar lavanderia da maneira correta? Vamos conferir algumas dicas para manter esse cômodo tão importante sempre prático e funcional!

Leia também: Decoração de Área Externa: 7 dicas para aplicar em casa.

 

  • 1 – Tenha cestos diferentes 

lavanderia_organizada_3

 

Sua lavanderia não precisa ser sinônimo de desorganização, com roupas sujas espalhadas por todos os lados. 

É justamente aqui que entram os cestos. Há diversas opções no mercado, nos mais variados tamanhos, mas a dica é ter ao menos dois: um para roupas brancas e outro para roupas coloridas. 

Isso facilita na hora de lavar as roupas, sem você precisar gastar tempo juntando as roupas coloridas ou brancas para colocar na máquina. Basta colocar tudo o que está no respectivo cesto

Outra opção para uma lavanderia organizada é ter um terceiro cesto, esse somente para colocar as roupas limpas e levá-las para o quarto. 

Os cestos podem ser pequenos e serem colocados em nichos, para que você tenha onde armazenar prendedores, por exemplo. 

De fato, os cestos são excelentes opções para manter os objetos da sua lavanderia em ordem e arrumados, de maneira funcional transmitindo bastante organização. 

Uma última dica em relação a cestos: para roupas sujas, opte por cestos que são facilmente limpos, sem revestimento de tecidos, uma vez que as roupas sujas ficarão armazenadas neles até serem lavadas. 

Já para cestos para roupas limpas ou para armazenamento de pequenos objetos, o revestimento em tecido não é um problema. 

  • 2 – Tenha um organizador de lavanderia 

lavanderia_organizada_2

 

Prateleiras são ótimas opções de organizador de lavanderia, pois deixam os produtos de limpeza que você precisa sempre à mão. 

Ainda mais se sua lavanderia não é grande, o uso de prateleiras pode representar uma ótima alternativa para manter o ambiente organizado. 

Não deixar produtos espalhados pelo chão ajuda a deixar a lavanderia organizada e transmite maior sensação de organização. 

Acima do tanque, por exemplo, é interessante colocar uma prateleira e nesse local disponibilizar sabão em pedra, escova e alguns outros utensílios necessários para lavagem de roupas de forma manual. 

Nichos também são boas alternativas, podendo os produtos serem separados conforme categorias. Sabão em pó, alvejante em pó e amaciante em um nicho, produtos de limpeza de chão em outro, por exemplo. 

Leia também: Área de Serviço: Como Decorar e Otimizar – Dicas para Você Fazer

lavanderia_organizada_6

  • 3 – Ganchos deixam o caminho mais livre 

lavanderia_organizada_7

 

Uma boa alternativa para organização de lavanderia é utilizar ganchos. De fato, até vassouras e pás podem ser penduradas na parede por ganchos. 

Com ganchos, você permite que objetos saiam do chão, deixando o caminho mais livre, o que otimiza a organização e melhora o aspecto visual, além de facilitar a limpeza da lavanderia. 

Caso você prefira, uma boa opção é utilizar placas de Eucatex, também conhecidas como pegboards, que são placas perfuradas que permitem a colocação de ganchos. 

Essas placas são bastante úteis para pendurar objetos menores também, não deixando miudezas espalhadas. 

Leia também: Cantinho de estudos: Como montar  

 

  • 4 – Cabides sob prateleiras 

lavanderia_organizada_3

 

Uma forma de otimizar o espaço, principalmente quando o assunto é lavanderia pequena, é colocar um varão sob uma prateleira, disponibilizada em um local mais alto. 

Com isso, você conseguirá colocar cabides disponibilizados nesse varão. Os cabides são bastante úteis em uma lavanderia, uma vez que permitem que determinadas roupas já sequem esticadas, de maneira apropriada no próprio cabide. 

  • 5 – Móveis com rodízios 

Algo bastante prático em lavanderias são móveis com rodízios. Isso porque com eles, você consegue facilmente deslocar o móvel de um lado para o outro, o que permite maior facilidade na hora de realizar as atividades necessárias. 

Existem diversas opções de móveis com rodízios no mercado e você pode adaptá-los ao seu ambiente, conforme o espaço que você tem. 

  • 6 – Aproveite espaços perdidos 

lavanderia_organizada_5

 

Chegou a hora de saber como organizar lavanderia pequena! Tá curioso pra saber as dicas?

Debaixo do tanque, por exemplo, pode ser colocado um móvel pequeno, com rodízio. Ao lado da máquina de lavar, junto à parede, coloque um gancho na região acima da máquina e pendure a vassoura. 

Otimizar os espaços e deixar produtos, como pequenos objetos, guardados em cestos, nichos ou prateleiras é um resumo de como aproveitar melhor sua lavanderia, transformando-a em um cômodo organizado. 

Assim, você não vai mais precisar ficar com vergonha de alguém ver essa parte da sua residência, pois terá uma lavanderia organizada. 

lavanderia_organizada_1

  • Conclusão 

lavanderia_organizada_4

 

Viu como não é difícil ter uma lavanderia organizada!? Para isso, a utilização dos espaços, com prateleiras, nichos e cestos, bem como ganchos, pode auxiliar na organização, deixando esse cômodo bastante prático. 

Use e abuse da sua criatividade com a organização de todos os objetos de maneira prática para ter uma lavanderia organizada na sua residência. 

Parceiro de conteúdo: Portal da Construção

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.