Lar Style

Dicas

4 dicas para montar a sua sala de estudos

Dados do Censo da Educação Superior mostram que nos últimos 10 anos o ensino à distância apresentou crescimento de 474%. Somente em 2020, ano da pandemia – a principal alavanca desse crescimento, 53,4% dos 3,7 milhões de novos alunos no ensino superior optaram por essa modalidade e tiveram que montar em casa uma sala de estudos

Se você está encaixado dentro dessa porcentagem, é bem capaz que esteja se vendo frente a alguns novos desafios, que vão desde ter uma boa conexão à internet para poder acompanhar suas aulas até encontrar tempo e concentração para um aprendizado de qualidade. 

Dentro de casa, muitas distrações podem atrapalhar o caminho, como a roupa para lavar, o lanchinho que deu vontade de fazer, o gato miando no outro cômodo e por aí vai. Por essas e outras, ter uma sala de estudos adequada irá te ajudar a manter o foco. 

Selecionamos quatro dicas para te ajudar a montar a sua. Se liga!

#1 – Como fazer uma sala de estudos livre de distrações?

Ela pode ser um escritório pequeno ou até adjunta a estar na sala de estar, de jantar, quarto ou cozinha americana. O mais importante é que sua sala de estudo seja escolhida considerando evitar distrações e favorecer a concentração. Um ambiente onde você terá acesso fácil à televisão ou até às notificações das suas redes sociais no smartphone podem não ser ideais para te ajudar na hora de cumprir suas tarefas de estudo. 

Busque um local onde não terá interrupções, especialmente se você divide a casa com outras pessoas. Desligue quaisquer eletrodomésticos que emitam sons e coloque o celular no modo silencioso. Eu sei que estamos viciados em nossos telefones, mas esse “detox” de algumas horas irá te ajudar na sua sala de estudos. E, embora seja mais fácil falar do que fazer, desliga-lo pode ser surpreendentemente libertador. 

Se possível, também é importante que a sua sala de estudos seja reservada exclusivamente para esse propósito para que seu cérebro, com o tempo, faça a associação do ambiente com um momento reservado à concentração e à associação do aprendizado. 

Outro ponto de atenção é que a sua sala de estudo tenha uma temperatura agradável, não seja nem muito quente nem muito fria. Alternativamente, se você mora em Cuiabá ou no Alaska, não deixe de investir em ventiladores ou cobertores para que o desconforto na temperatura não seja um impeditivo para sua concentração. 

#2 – O mobiliário do seu ambiente de estudos

Normalmente nos nossos textos daqui do blog, especialmente aqueles de home office, a gente comenta sobre a importância do conforto. Bem, para a sua sala de estudos você vai precisar de um equilíbrio delicado nessa categoria. É importante que você tenha um local confortável de estudos, mas não tanto ao ponto de que você relaxe demais e acabe dormindo. 

Para sua sala de estudos, busque uma mesa cuja altura esteja entre a sua cintura e sua caixa torácica quando estiver sentado. O tampo deve permitir que você descanse os antebraços sobre a mesa e seja capaz de digitar sem causar estresse nas articulações. 

As melhores cadeiras são aquelas que possuem suporte ergonômico para facilitar a postura. O principal ponto nessa escolha é que você consiga descansar os pés no chão com os joelhos em ângulo de 90 graus e que não fique com os ombros curvados sobre seu computador ou material de estudo. Uma postura adequada não é somente saudável, mas também pode melhorar o seu humor e a sua capacidade de concentração. 

Feito isso, o próximo ponto é ter uma decoração que te conduza a ser produtivo. Entenda qual é o seu estilo de decoração e invista em um ambiente que te encha de orgulho na hora de estudar. Veja essa seleção de móveis industriais para te inspirar.  

Evite a todo custo estudar na cama ou no sofá já que esses são espaços normalmente reservados ao descanso. Você corre o risco de acabar confundindo seu cérebro. Um ambiente de estudos com essa cara mais profissional pode trazer muitos benefícios relacionados à produtividade. 

Se você é tutora ou tutor de um pet, por que não deixar uma caminha para ele ali do seu lado? Desde que isso não se torne uma distração, a companhia desse seu colega de estudos pode se tornar um apoio emocional importante. 

#3 – Iluminação para o quarto de estudos ideal

A gente não cansa de reforçar isso aqui no blog: luz natural! Ela é ótima para o funcionamento do nosso corpo e desse seu cerebrinho lindo e perfeito! Se você já trabalhou um turno de oito horas sob luz florescente, você sabe do que eu estou falando. 

A luz natural na sala de estudos vai trazer calor e vitalidade ao espaço, o que pode ajudar a criar um ambiente mais produtivo. Por isso, se puder, coloque a sua mesa perto de uma janela. Mas não caia na tentação de ficar olhando a vida passar do lado de fora. Foco!

E os períodos de estudo noturno? Um ambiente de estudos pouco iluminado irá rapidamente causar uma forte fadiga ocular – seja enquanto você lê um texto em papel ou na tela de computador – sem contar que o escurinho pode fazer com que você se sinta sonolento. 

Além disso, as luzes regulares dos ambientes (aquela luz de teto) podem não ser suficientes para a saúde ocular após longos períodos de estudos. Por isso, é importante se certificar que o seu quarto de estudos tenha muita luz. Abajures e lâmpadas de mesa irão permitir que você não prejudique a vista.  

#4 – Como melhorar o ambiente de estudo?

Um quarto de estudos ideal tem espaço para que você não precise se distrair procurando onde colocou algum material ou esbarrando em alguém ou alguma coisa. Você precisa de uma quantidade adequada de espaço de aprendizagem para realizar os seus estudos. 

Quanto é um espaço adequado? Depende. Se você precisa só de um notebook, uma mesa pequena basta. Mas se o seu estudo exige um laptop, mais de um livro didático, textos de apoio e um caderno de anotações, você precisa de uma mesa grande – e você não irá se arrepender de fazer esse investimento. 

Espaço é ainda mais importante se você divide o local de estudos com outros colegas ou familiares. Se a sala de estudo é compartilhada, certifique-se de criar um cronograma para que todos possam fazer uso sem atrapalhar o momento uns dos outros. 

E aí, curtiu nossas ideias para sala de estudos em casa? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de decoração para escritório e home office.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.