Lar Style

Dicas

Ideias de decoração que você PRECISA saber

O ano novo chegou, e com 2023 chega também uma série de novas ideias de decoração e estilo que deverão perdurar para muito além desse ano. A ideia aqui é apresentar algumas ondas que chegam com força e que você poderá incorporar na sua decoração, reaproveitando peças antigas, adquirindo outras novas e, acima de tudo, criando um ambiente que seja agradável e faça sentido para você e para sua família. 

Afinal, nossa decoração é muito mais do que somente estética, são as mudanças constantes que queremos viver. E a virada de ano é o momento perfeito para essa reflexão, para trazer novos ares e novas emoções ao nosso dia a dia. 

Por isso, pegue uma bebida e venha com a gente sonhar com essas renovações – seja uma cozinha dos sonhos, um porto seguro do mundo no seu quarto de casal ou ainda (e simplesmente) aquela sala de estar que já estava precisando mesmo de uma nova cara. 

1. Quais são as maiores ideias de decoração para 2023?

Nesse ano que chegou, devemos encontrar tanto algumas ideias de decoração que sobreviveram a 2022 quanto outras novíssimas de 2023. Então, é muito bom estar atento ao retorno das cores mais ousadas na decoração, como o pink, azul claro, vermelho brilhante e o verde grama.

Acabamentos em metal, estilos luxuosos e iluminação marcante também chegam fortes. Se tudo isso é a sua praia, vale dar uma pesquisada nas decorações usadas nos anos 60 e 70, que estão influenciando muito essa onda. 

Chegam também as superfícies em pedra, dominando bancadas, teto, chão, ilhas de cozinha e onde mais a imaginação (e o bom gosto rs) puder conceber. São peças desenvolvidas em materiais elegantes, que trazem mais primor para ambientes que antes eram básicos. 

Outro ponto importante é a influência da geração Z, que cada vez mais amadurece profissionalmente e conquista poder de compra. Sendo assim, surge uma onda muito menos focada no que está ou não na moda e mais concentrada na expressão pessoal, com estilos diferentes de design se misturando. 

2. Ideias para decoração com foco no bem-estar

Essas palavrinhas ganharam muita importância nos últimos anos, especialmente desde as mudanças que experienciamos com a pandemia de covid-19. Claramente, cedo ou tarde, isso iria influenciar na maneira como decoramos nossos lares, e como consequência o autocuidado segue com muita força em 2023. 

As tendências de decoração estão voltadas não somente para uma vida mais saudável, mas para a criação de um ambiente agradável em que iremos passar mais tempo do que nunca.  

Com isso, surgem ambientes desenvolvidos para desacelerar e trazer alegria para dentro de casa estão entre as assinaturas deste novo design. Serão espaços desenhados especificamente para atividades como ler, meditar, rezar, tomar sol, ou o que quer que traga alegria e alivie a pressão. 

Um bom exemplo são as salas de música (ou cantinhos de música para casas pequenas), que têm ganhado popularidade nos anos recentes com o renascimento da era dos vinis. São ambientes dedicados a ouvir (ou criar, para aqueles que têm o dom) canções, relaxar e curtir sozinho ou em um grupo de amigos. 

3. Quais móveis estão na moda para ideias de decoração em 2023?

Esse é um ponto delicado, porque, com os empecilhos causados pela pandemia de 2020, vimos muitos atrasos na fabricação mundial de móveis. E acredite, isso acaba impactando nas tendências de decoração, já que muitas trends de 2020 estavam chegando no mercado em 2021; as de 2021 chegaram em parte em 2022; e as de 2022…

Então, formas curvas e arredondadas, embora ainda estejam muito na moda, vem perdendo força e dando espaço a um retorno das silhuetas mais clássicas e simplificadas. Tecidos atemporais, como linho e algodão, chegam fortes também, substituindo as tendências de materiais mais grosseiros, como o vime e junco. (Lembre-se disso na hora de comprar móveis grandes, como sofás ou camas). 

4. Ideias de decoração de casa Art Deco

Enquanto algumas tendências seguem sobrevivendo ano após ano, outras encontram seu fim. É o caso do minimalismo, que começa a sair de cena para dar espaço a estilos mais decorativos do passado, como Art Deco. 

O que isso significa na prática? Que a alma da decoração deverá estar nos detalhes, cheios de ornamentos, cores brilhantes, padrões geométricos e simetria. Ainda não é a era do maximalismo, mas será que devemos nos preparar?

5. O rústico ainda é uma ideia de decoração para casa?

Esse estilo meio com cara de casa de fazenda não vai embora, mas tem sofrido algumas alterações nos últimos tempos que se estabelecem em 2023. O estilo evolui para uma aparência mais refinada, muito influenciada pela decoração escandinava e costeira. 

Resumindo, o rústico, como já conhecemos antes, perde força e dá espaço a um visual mais sofisticado. O amadurecimento se traduz em texturas mais luxuosas, elementos naturais, peças em formas diferenciadas – tudo regado a muito vintage. A ideia é criar um ambiente de casa de vovó chique e sofisticada. 

6. Ideias de decoração para o local de trabalho

Já falamos sobre a grande influência que a pandemia de covid-19 trouxe para a nossa rotina e decoração – e talvez a nossa relação com o ambiente de trabalho tenha sido uma das mais afetadas, redefinindo muito a maneira como nós nos relacionamos com esse ambiente. Depois de muita gambiarra, em 2023 o home office deixa de ter cara de improviso para ganhar um design próprio. 

O local de trabalho passa a ter ideias de decoração que tragam conforto e comodidade, com mesas e cadeiras apropriadas e móveis multiuso que permitem uma utilização mais inteligente de armazenamento. Tudo isso resulta em mais produtividade e maior qualidade de vida profissional. 

7. Ideias para decoração com luz natural

Uma coisa é certa, quando entendemos que algo é benéfico ao funcionamento do corpo e da mente humana, naturalmente esses elementos são cada vez mais vistos nos designs de interiores. A luz natural é um exemplo – tem se ampliado e deverá continuar em alta nos designs futuros. 

A aposta certa entre as ideias de decoração é maximizar sempre a entrada de luz do sol em uma casa arejada, com janelas grandes, cortinas leves, paredes brancas e superfícies reflexivas. Além disso, esse grande consumo de luz natural irá melhorar os padrões de sono dos moradores, o poder de foco e trará mais bom humor.

Curtiu nossas ideias de decoração? Com algumas mudanças simples, é possível renovar o visual de casa. E o melhor: sem gastar muito! Aproveite para conferir outras dicas no blog e faça a décor do seu jeito! 😉

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.