Lar Style

Dicas

Nossos 8 melhores DIYs (e uma surpresa) para te tirar do tédio

Em tempos de ficar em casa, a criatividade e DIY são santos remédios para espantar a monotonia

São tempos estranhos esses que vivemos, de Coronavírus, especialmente para aqueles muito ativos, que costumam sair de casa às 06h da manhã e só voltam quando o sol já se pôs há tempos. Alguns estão trabalhando de casa, fazendo home office – o que, em alguns casos, ajuda a trazer certa normalidade à rotina.

Outros, apesar dos inúmeros serviços gratuitos que estão sendo oferecidos, de canais por assinatura a cursos online, ainda encaram uma situação pouco habitual: a falta de atividades. Ficar em casa durante a quarentena é altamente recomendável, porém criar raízes no sofá, na frente TV, ou ficar cheio de tédio é totalmente opcional.

Pelo que eu vejo por aí, existem grandes chances de, como o resto de nós, você ter algumas coisas espalhadas pela sua casa que você não usa mais, não gosta mais ou que, simplesmente, não refletem mais a sua personalidade. Você pode aproveitar esse período de reclusão em para casa para fazer uma grande faxina – e/ou separar alguns desses itens para uma reforma DIY (faça você mesmo).

Leia também: 12 séries sobre decoração para maratonar na Netflix

Leia também: Cabeceira DIY: 3 Ideias Incríveis

O nosso canal no YouTube guarda algumas dicas de pequenas reformas e reciclagens simples que você pode experimentar no seu tempo livre. No texto de hoje, separamos algumas das dicas favoritas de DIY da nossa equipe. Olha só!

  1. Como decorar sua caneca com esmalte?

diy_como_decorar_sua_caneca_com_esmalte

Você tem uma caneca em casa, branca e sem gracinha? Você tinha! Porque com uma vasilha com água, esmaltes da sua cor favorita e um palito de churrasco, ou hashi, você pode dar uma nova cara para ela DIY Style.

#1. Basta despejar uma camada de água sobre uma vasilha média (é importante que seja maior que a altura da caneca) e um pouco do esmalte escolhido.

#2. Com o palito, ou hashi, misture um pouco a tinta do esmalte na água para espalhar e criar formas e desenhos interessantes.

#4. Depois, deite sua caneca sobre a camada criada pelo esmalte e pronto.

#5. Você irá perceber que o esmalte criou uma pequena camada que se gruda à superfície da caneca.

#6. Retire-a da água e repita o processo quantas vezes (e quantas cores e texturas) preferir.

#7. Depois é só deixar secar.

Leia também: 4 práticas sustentáveis para a casa

Leia também: Vai fazer home office? Confira 10 dicas para trabalhar de forma produtiva

  1. Como fazer uma aromatizador de ambientes?

diy_como_fazer_aromatizador_de_ambientes

Essa é simples, mas talvez você tenha que aproveitar uma escapadinha da quarentena para comprar algumas coisas, como álcool de cereais. Você também vai precisar de um óleo essencial aromático, corante, fixador, água desmineralizada, varetas, uma espátula, um frasco de vidro e um recipiente para misturar os ingredientes do seu aromatizador.

#1. No seu recipiente, adicione 80ml do álcool de cereais e a mesma quantidade da água desmineralizada.

#2. Misture com uma espátula e adicione 15ml do fixador.

#3. Adicione 24 gotas da essência aromática que você escolheu.

#4. Misture e complete com o corante. Pode ser uma gotinha ou um pouco mais. Depende do efeito que você quer trazer para o seu aromatizador.

#5. Essa mistura vai descansar por três dias e três noites.

#6. Despeje o líquido no frasco de vidro que você separou e adicione as varetas que irão ajudar a espalhar o aroma pelo ambiente. Pronto! : )

Não quer sair de casa? Tudo bem, a gente tem um sessão enorme de aromatizadores que a gente entrega na porta da sua casa. Olha aqui!

  1. Como fazer uma vela decorada?

diy_como_fazer_um_vela_decorada

Essa é outra dica para deixar a casa charmosa e com esse cheirinho de aconchego no melhor estilo DIY. Você vai precisar de uma vela, canela em pau, barbante, fio de sisal, elásticos de borracha, tesoura, fósforo e cola quente.

#1. Primeiro de tudo, com um elástico de borracha, prenda os pedaços de canela em pau em volta da sua vela, um do lado do outro. Ah, pode parecer óbvio, mas lembre-se que essa vela é uma peça decorativa, então evite usar uma vela regular, tipo aquelas palito. Aposte em formas e tamanhos que possam deixar a peça interessante.

#2. Feito isso, amarre tudo com um barbante. Use uma cor bonita, que valorize a peça.

#3. Faça a mesma coisa com o fio de sisal. Amarre em volta da peça, mas dessa vez, use a cola quente para ajudar a fixar o fio nos pedaços de canela.

#4. Repita o processo anterior do barbante. E use a criatividade! Crie padrões com o barbante e o fio de sisal que você ache interessante.

#5. Acenda sua vela com o fósforo e deixe que o calor do fogo libere o aroma da canela.

Leia também: 12 inspirações e tendências do Outono 2020 que vão transformar sua casa

  1. Como fazer um vasinho de cimento?

Essa vai para os amantes das plantinhas. O vasinho de cimento DIY é bem fácil de fazer e dá um ar chique e diferenciado para o seu ambiente. Para ele, você vai precisar de cimento, água, areia, uma pá, um pote para misturar, óleo de cozinha, copos plásticos, uma colher e um pincel. Ah, talvez você tenha que dar adeus ao seu pote, então escolha um que você não tem muito apego.

#1. No pote, coloque areia, cimento e água e misture com a colher até virar uma massa cinza homogênea. Agora, vai já lavar bem essa colher, antes que o cimento nela endureça.

#2. Com o pincel, espalhe bem o óleo de cozinha por todo o copo plástico. Ele que será o molde do nosso vasinho. E o óleo irá prevenir que o cimento grude de vez no copo depois da secagem.

#3. Despeje a mistura de cimento no copo e encaixe firmemente na mistura outro copo de plástico – esse, besuntado de óleo de cozinha pelo lado de fora. Esse segundo copo será responsável por criar o vão dentro do vaso, onde a gente vai colocar nossa plantinha depois.

#4. Adicione peso dentro do segundo copo. Podem ser pedras ou qualquer coisa que possa exercer pressão para baixo. Desse modo, teremos um bom espaço dentro do vasinho.

#5. Espero o cimento secar e retire os copos plásticos, de dentro e de fora. Voilá, seu vasinho de cimento!

Leia também: 10 plantas venenosas para pets que você deve evitar em casa

  1. Como fazer um quadro trançado?

diy_como_fazer_um_quadro_trancado

Essa é outra peça fácil de fazer e que traz um elemento fofinho para o seu cômodo. O quadro trançado é uma palavra (ou até uma figura para os mais ousados e talentosos) escrita em uma placa de madeira através de fios de barbante entrelaçados em pregos.

Para ele, você vai precisar de: uma chapa de madeira, pregos, barbante, uma folha de papel, martelo, tesoura e alicate.

#1. Primeiro de tudo, rascunhe na folha de papel o que estará escrito no seu quadro.

#2. Em seguida, prenda bem a folha sobre a placa de madeira. Ter uma folha maior que a placa ajuda nesse momento.

#3. Depois, martele os pregos sobre o contorno das letras na folha de rascunho sobre a placa de madeira. Arranque a folha depois desse processo, você não precisa mais dela.

#4. Feito isso, entrelace o barbante pelos pregos em cada uma das letras pregadas na placa. Quanto mais denso e desorganizado, melhor. Busque preencher todos os cantos e entrelaçar por todos os pregos.  E pronto. : )

  1. Como fazer letras floridas para decorar?

diy_como_fazer_letras_floridas_para_decorar

Ainda nessa mesma linha do quadro trançado, outra opção bonita e romântica são as letras floridas – uma peça decorativa DIY, com a letra do seu nome (ou da sua mãe, ou do seu gato, você quem sabe) coberta em flores de plástico.

Para essa peça, você vai precisar de: uma folha de papel para fazer o molde, papelão, flores de plástico, cola quente e tesoura.

#1. Na folha de papel, faça o rascunho da letra que você irá decorar.

#2. Recorte a letra e use-a como molde sobre o papelão – que deverá ser recortado no formato da letra também.

#3. Na sequência, pegue as flores de plástico e corte todos os caules. Vamos usar somente os botões.

#4. Com a cola quente, grude os botões de flores por toda a área da sua letrinha de papelão. Cole algumas folhinhas de plástico também para dar um charme.

        7. Como decorar uma garrafa de vidro com barbante?

diy_como_decorar_uma_garrafa_de_vidro_com_barbante

Essa é tão facinha que dá para fazer com a criançada! Você vai precisar de: uma garrafa de vidro, barbantes de cores diferentes, um pote, cola, tesoura e pincel.

#1. Despeje a cola no pote e, com um pincel, “pinte” uma parte da circunferência da garrafa com a cola. É importante que você não passe cola na garrafa toda de uma vez, senão ela seca antes de adicionar o barbante.

#2. Cole o barbante na garrafa e gire pela circunferência com cola.

#3. Repita o processo pela garrafa inteira. Utilize cores diferentes de barbante e deixe sua imaginação comandar.

            8. Como fazer um cabideiro com pregadores?

diy_como_fazer_um_cabideiro_com-pregadores

Facílimo! Essa é uma peça DIY que você pode pendurar atrás da porta do quarto, do armário ou da entrada com peças chave que você gosta de vestir ou que sempre esquece.  Tudo que você vai precisar é: uma tábua de madeira, pregadores e cola quente. Só de falar os itens já deu para entender o modo de fazer, né?

#1. Com a cola quente, grude os pregadores na tábua. É importante que todos eles estejam virados para o mesmo lado.

#2. Só tem passo #1. Pregue ou prenda a tábua onde preferir e pendure suas roupas nos pregadores.

Extra – Como preparar um gim tônica?

diy_como_preparar_um_gim_tonica

Bom, ninguém é de ferro, e depois de todo esse trabalho você merece uma cangibrina para dar uma relaxada, concorda? Então, vamos aprender a fazer um gin tônica. É bom que você toma na quarentena, mas também pratica e fica craque, para, na hora em que isso passar,  você dar aquela festinha com os amigos e fazer a alegria do pessoal.

Você vai precisar de: gin, uma tônica, limão siciliano, gelo, colher, taça, tábua e uma faca.

#1. Corte o limão siciliano ao meio. Reserve metade e corte a outra metade em rodelas.

#2.  Adicione gelo e uma dose de gim na sua taça.

#3. Adicione a tônica até quase completar a taça e três rodelas do limão siciliano.

#4. Esprema a outra metade do limão siciliano na sua taça.

#5. Sente no sofá, relaxe e beba.

E aí, gostou dos nossos DIYs? Acesse o nosso canal do YouTube e encontre outros vídeos-tutoriais e muitos outros conteúdos voltados à sua casa, decoração e bem estar.

    Comente

    instagram @mobly

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.