Lar Style

Dicas

9 dicas incríveis para aproveitar a quarentena + combo de apps para estudar e se divertir de graça

Livros, brincadeiras com a família e até jardinagem são boas pedidas para curtir o momento de afastamento

A quarentena é uma realidade em quase todo o mundo. A recomendação para que fiquemos em casa se tornou um ato de saúde pública para enfrentar o novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento domiciliar é essencial para diminuir o risco de surgirem mais casos do COVID-19.

No entanto, o afastamento em prol da saúde coletiva não precisa ser visto como tédio e improdutividade. Esse tempo que você vai passar em casa pode ser destinado ao aprendizado e à prática de novas atividades.

Por isso, listamos aqui algumas coisas para fazer em casa durante a quarentena. Além disso, reunimos sites e aplicativos que vão dar um up na sua rotina e até ajudá-lo a aprender coisas novas. Vamos às dicas?

1) Se mantenha ativo

Não é recomendado frequentar a academia durante os próximos dias, mas quem disse que você não pode treinar?

Dar espaço à inatividade pode causar desânimo e até ansiedade — principalmente para quem está acostumado com a correria do dia a dia.

Então, procure fazer exercícios indoor e busque dicas de treinos que o auxiliem a exercitar todos os dias. Você não precisa ter os equipamentos de uma academia para fazer seu treino em casa, mas precisa tomar cuidado para não se machucar ou ficar lesionado.

2) Ouça podcasts

Coloque os fones de ouvido e curta um bate papo sobre um assunto que você adora e se identifica.

É assim que funcionam os podcasts. Esse contéudo entregue na forma de aúdio ajuda a descobrir novas informações sobre diversas áreas: música, notícias, entretenimento, saúde, comédia, esporte e até astrologia.

Vale lembrar que o Spotify tem uma grande variedade de podcasts disponíveis gratuitamente. Então, só fazer login e começar a maratona.

3) Faxine a casa

Sem desculpinhas para deixar a casa bagunçada durante a quarentena, né? Se você está com um tempinho sobrando, aproveite para tirar os móveis do lugar e fazer aquela faxina pesada em todos os cantinhos.

Comece pelos cômodos maiores, como a sala de estar e a cozinha, e vá para os menores, como o quarto das crianças e o banheiro.

Você não precisa fazer tudo em dia só! Vá na calma e concilie essa tarefa com as outras do seu cotidiano. Ah, não se esqueça de colocar aquela playlist para dar um gás, hein?

4) Pense em uma decor nova

Já que você vai faxinar a casa, por que não aproveitar e fazer uma decoração nova? Com algumas ideias simples e muita criatividade, é possível dar uma nova cara ao lar.

Mudar os móveis de lugar, trocar a roupa de cama e fazer uma pintura diferente na parede são algumas ideias para transformar a decor de casa. Tudo isso sem gastar muito e usando o que você já tem disponível em casa.

Inclusive, por que não dá uma olhadinha nessa seleção de roupas de cama para de inspirar?! ; )

E se quer mais dicas como essas, dê uma conferida no nosso conteúdo que traz 10 dicas formas simples de renovar o lar.

5) Faça brincadeiras com a família

Se você vai passar os dias de isolamento ao lado das crianças, lembre-se (e lembre a elas, também) que esse período é diferente das férias. Ou seja, é preciso tornar esse tempo produtivo e, ao mesmo tempo, divertido.

Por isso, é importante incluir na rotina um tempo para realizar brincadeiras em família e outro para deixar as crianças brincarem sozinhas.

Além disso, tente manter a frequência de estudos em casa, por meio de livros e brincadeiras educativas.

Algumas sugestões, são:

  • Jogo da memória;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Inventar uma história;
  • Adivinha;
  • Stop;
  • Mímica.

6) Coloque sua série em dia

Essa atividade dispensa apresentações, não é?.

Depois de fazer suas tarefas prioritárias, aproveite o tempinho extra para colocar sua série preferida em dia. Também vale começar uma nova que você sempre teve vontade de assistir.

Só não vale passar dos limites e varar a noite maratonando a temporada inteira…

7) Leia bastante

Se você acha que o livro é melhor que filme, aproveite os dias em quarentena para ler algo que você sempre teve vontade.

A leitura garante uma série de benefícios ao cérebro e vai fazer o tempo voar! Quando você menos perceber, estará devorando as páginas de um livro, revista, HQ e mais.

Basta escolher um cantinho agradável da casa e curtir a imaginação.

8) Plante

Além de um passatempo, plantar é uma forma de ajudar o planeta. Essa atividade dá pra envolver toda a família e pode ser feita tanto em apartamentos pequenos quanto em casas com terreno um pouco maior.

O primeiro passo é separar os materiais necessários (vaso, colheres, bandejas, borrifador, etc) e escolher as sementes ideais para você e seu lar. Em seguida, é só semear e cuidar para que a plantinha ganhe vida.

Se você já é loucx por plantas, vale a pena dar uma olhadinha no nosso Editorial Fevereiro 2020.

 

9) Conte com a ajuda de apps

Tudo que falamos acima pode ser feito com a ajuda de aplicativos para smartphones. Há opções tanto para aqueles que precisam de uma ajudinha com o home-office até para quem deseja aprender algo novo ou apenas se entreter.

Então, fizemos uma lista de aplicativos que podem ser interessantes no seu cotidiano. Bora conhecer?

Todoist
Para que serve: facilita a organização de tarefas do dia a dia, ajudando o usuário a cumpri-las dentro do prazo. O app é bem levinho e possui usabilidade simples.

Simpler
Para que serve: app gratuito que ajuda a melhorar o seu nível de inglês, visando o aprendizado de pessoas de vários níveis de conhecimento no idioma.

Nike Training Club
Para que serve: treinos de 15 a 45 minutos, separados por níveis de intensidade, para que você possa continuar o treino da academia em casa.

Wattpad
Para que serve: é uma biblioteca virtual com mais de 10 milhões de livros totalmente gratuitos. É possível buscar recomendações de títulos baseados nas suas leituras mais recentes.

CoachGuitar
Para que serve: uma escola virtual que ensina a tocar violão usando um método visual. Não há aulas e teorias, apenas vídeos mostrando como tocar o instrumento.

Write My Name
Para que serve: ajuda os pequenos a lerem e escreverem, por meio de tarefas simples e divertidas que estimulam a imaginação.

Coursera
Para que serve: são mais de 800 cursos gratuitos das mais diversas categorias: negócios, marketing, nutrição, música, psicologia e muito mais.

Meu jardim
Para que serve: auxilia nos cuidados e manutenção de cultivos, permitindo que você cadastre plantas e receba dicas específicas de acordo com a espécie.

Dica Extra: sites gratuitos para estudar durante a quarentena

Harvard

A faculdade mais prestigiada do mundo liberou mais de 100 cursos gratuitos ( em inglês) nas mais diversas áreas. Você pode conferir as opções no site da Universidade.

Linkedin

No conteúdo “Trabalho Remoto: colaboração, foco e produtividade“, o Linkedin aborda tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas nas mais diversas áreas.

Senai

O Senai está com 12 cursos online gratuitos. Há aulas nas áreas de tecnologia, arquitetura, educação ambiente, logística, programação e mais. E o melhor de tudo: com certificação!

Faber-Castell

Para incentivar o isolamento, a Faber-Castell liberou gratuitamente cursos em sua plataforma online. São diversas opções para estimular a criatividade e explorar novas possibilidades artísticas.

Viu como não é difícil encontrar coisas para fazer durante a quarentena? Há inúmeras possibilidades para se divertir, basta escolher aquilo que melhor combina com sua rotina e preferências.

Além disso, você pode aproveitar esse tempo para aprender algo novo que nunca tinha imaginado ou algo que sempre teve vontade. Legal, né?

O importante é cuidar do coletivo e curtir o seu lar.

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.