Lar Style

Dicas Inspirações

Decoração de casa na praia: 7 dicas para um ambiente incrível

A decoração da casa de praia deve ser prática, elegante e aconchegante para que nada atrapalhe as férias suas e da sua família

O verão está aí, e com o aumento da temperatura, o destino favorito dos brasileiros é a praia. Nada melhor do que curtir o mar, andar na areia, aproveitar a brisa gostosa que vem do oceano no final da tarde e observar um lindo pôr do sol. Isso ajuda a relaxar e renovar as energias para o ano que se inicia. 

Então, a casa na praia deve ter um ambiente propício para o relaxamento, um lugar que não cause irritação e deixe você querendo se espreguiçar e curtir os momentos gostosos que uma casa na praia pode te dar. Vamos dar algumas dicas e sugestões para deixar a casa na praia aconchegante, com uma decoração incrível, de maneira simples. 

1 – Praticidade sempre 

Casa de praia – Praticidade sempre

Em uma casa de praia, a escolha de pisos e revestimentos deve ser feita pensando sempre na praticidade e na limpeza. A escolha de pisos antiderrapantes é importante uma vez que as pessoas chegam molhadas da praia. Portanto, é uma característica não só importante, como também segura. 

É fundamental optar por superfícies que sejam fáceis de limpar. Então, muitos tapetes, cortinas pesadas não são elementos adequados. 

Pinturas podem ser feitas, mas se for escolhida uma superfície texturizada, pense que ela pode acumular pó e sujeira, sobretudo se for em uma área que recebe muito vento. Uma boa opção é optar por materiais lisos e fáceis de serem limpos.

2 – O aconchego é fundamental 

Casa de praia – O aconchego é fundamental

Se tem uma palavra que pode definir uma decoração de casa na praia é aconchego. Portanto, cuide para que essa decoração transmita essa sensação a quem está ali. Você pode optar por materiais mais rústicos, justamente porque transmitem simplicidade e facilidade de limpeza, mas também cuide para que o conforto esteja presente. 

Uma sugestão é optar por tons que remetem à natureza, como toques de azul e verde, estampas de folhagens ou temas ligados ao mar. 

Peças decorativas, inclusive que fazem alusão ao local onde está a casa de praia, são sempre uma excelente ideia. Você pode colocar quadros com pinturas ou figuras de barcos, âncoras, remos, bem como pinturas relativas à natureza. 

Tudo isso fará com que haja a sensação de estar em um ambiente próximo e ligado à natureza e ao mar, trazendo bastante aconchego ao local. 

Outra questão é permitir que haja bastante ar circulando na casa, portanto, abra bem as janelas e procure utilizar poucos tecidos pesados, como em tapetes, por exemplo. Mais uma vez, opte por tecidos leves e mais rústicos, que trarão mais a sensação de um ambiente ligado à natureza ao local. 

3 – Decoração neutra, com toques de cor 

Casa de praia – Decoração neutra, com toques de cor

É sempre interessante optar por uma decoração em tons neutros, pastéis, mas colocando toques de cor. No caso, as cores azul e verde são bastante indicadas. Você pode optar por móveis de madeira ou de fibra, com tons mais claros, mas colocando alguns pontos de cor no ambiente, seja em uma parede, ou almofadas, por exemplo. 

Uma alternativa é pintar algumas cadeiras de madeira, de cor verde ou azul. Com isso, você traz cor ao ambiente e não precisa renovar os móveis. Simples demãos de tintas já trarão cor ao local, dando um upgrade na decoração. 

Se caso o mobiliário tiver partes de metal, lembre-se que eles devem ser resistentes à maresia. Afinal, um grande problema de casas na praia é a deterioração de móveis devido à essa questão. Para proteger o sofá, por exemplo, você pode optar por uma capa. Fica fácil de limpar e removê-la sempre que preciso para lavar. 

4 – Materiais rústicos: Use e abuse

Casa de praia – Materiais rústicos Use e abuse

Conforme já descrito, você pode usar e abusar de materiais rústicos, como madeira, fibra natural e até pallets, por que não? Esse toque rústico no ambiente transforma o local em algo ligado à natureza, sendo completamente indicado para a decoração de uma casa na praia. 

Você pode usar caixotes de madeira, bem rústicos, para servirem de armazenamento de revistas na sala, ou para acomodar toalhas. Eles podem também servir de nicho em alguns locais. 

5 – Dê frescor ao ambiente 

O frescor ao ambiente pode ser dado com a utilização de flores e folhagens naturais. Arrume flores simples em um vaso no centro da mesa e pronto! O ambiente já ficará outro. 

Outra ideia é a utilização de plantas como trepadeiras e samambaias em jardins verticais. As samambaias também trarão frescor ao ambiente e darão um toque todo especial. 

6 – Utilização de artesanato local 

Casa de praia – Utilização de artesanato local

Muitas comunidades, localizadas à beira-mar, tem impressionantes e interessantes projetos de artesanato. Você certamente encontrará peças de decoração únicas em feiras de artesanato localizadas nas cidades de praia. Nada mais moderno que colocar algumas dessas peças de como decoração da casa de praia. 

Mais uma vez, vale a dica dada anteriormente, você pode buscar peças com temática ligada ao mar e à natureza. Outra opção é colocar conchas ou estrelas do mar feitas de gesso na decoração. Esses itens simples dão um toque especial. 

7 – Jardim e piscina 

Casa de praia – Jardim e piscina

Algumas casas na praia possuem áreas com piscina e jardim integrado. Se sua casa possui uma piscina e um jardim, aproveite e integre esses ambientes ao ambiente interno. 

Além disso, lembre-se de cuidar para que sejam feitas limpezas frequentes na piscina, para que não haja acúmulo de sujeira ou folhas no sistema de motor. 

No caso do jardim, a utilização de folhagens, como as de trepadeiras, pode fornecer a formação de uma parede verde, o que não só decora o ambiente, como também ajuda a compor o visual ligado à natureza da casa da praia. 

Dicas Importantes 

Agora que você já sabe alguns conceitos fundamentais para decorar sua casa de praia, algumas dicas importantes: 

  • Lembre-se sempre de arejar e lavar roupas de cama e toalhas da casa da praia, justamente para não ter acúmulo de mofo, devido à maior umidade da região; 
  • Lave os acessórios de praia antes de adentrar a casa, pois assim você evita a entrada de areia dentro da casa. O mesmo vale para seus pés e chinelos usados na praia; 
  • Se a casa da praia tiver ar condicionado, lembre-se sempre de fazer a manutenção do ar, com a troca de filtros, para que o aparelho esteja funcionando adequadamente quando você precisar. Ar condicionado que não tem manutenção, além de ser perigoso para a saúde, pois acumula fungos, pode começar a vazar água, estragando a parede onde ele estiver. Ninguém quer isso! 
  • Conforme já explicado, procure sempre móveis de madeira ou fibra natural. Se for utilizar algum metal, que seja de alumínio. Fuja do ferro, pois a maresia certamente será um problema com materiais ferrosos. 

Com essas dicas e sua criatividade, certamente sua casa de praia ficará linda e bem decorada, pronta para o verão! 

Parceiro de conteúdo: Total Construção

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.