Lar Style

Dicas

Casa arejada: saiba a importância + dicas

Uma casa arejada, com ventilação adequada, é importante para ajudar a regular a umidade dentro dos ambientes internos e para se livrar de odores indesejados, como aquele cheiro de guardado que sentimos em casas de veraneio ou mesmo aqueles vindos da cozinha. Além disso, um bom fluxo de ar e luz natural é importante para evitar danos tanto à estrutura da casa, como forros e moveis de madeira, quanto à saúde dos moradores. 

Entenda mais sobre a importância de uma casa arejada e veja algumas dicas de boas práticas para o bem estar da estrutura do seu lar e para a saúde da sua família. 

Entenda melhor sobre a condensação de ar em casas mal arejadas

Sabe quando você está tomando uma bebida gelada e vê acumulo de umidade se formando em volta da lata, copo ou garrafa? Isso é a condensação do ar ocorrendo. A temperatura na superfície do copo é reduzida por conta da troca de calor com a bebida gelada.

O ar em sua volta, por consequência, acaba ficando mais frio, sua umidade relativa aumenta e o vapor de água em sua volta se transforma em umidade. Como a chuva numa nuvem, o ar não consegue reter toda essa umidade que acaba de transformando na água que escorre pelo lado de fora do copo. 

Uma pesquisa realizada pela campanha My Health My Home, voltada a levantar conhecimento sobre os malefícios do ar de baixa qualidade em residências, demonstrou que cerca de 58% das casas consultadas sofrem de algum processo de condensação.

Isso faz com que a umidade interna da casa se acumule em janelas, paredes e móveis, o que, além de potencialmente causar danos aos materiais, pode colaborar para o desenvolvimento de colônias de fungos.

Se essa questão de excesso de umidade não for resolvida, o morador irá perceber no longo prazo que manchas escuras passarão a surgir nas paredes: o mofo. Além do mal cheiro, esse bolor pode resultar em danos à estrutura da casa e, em casos mais graves, levar a sérios problemas à saúde dos moradores. 

Por isso, é tão importante que haja ventilação adequada nas casas. O ar age como um regulador de umidade, para transformar um ambiente estagnado e abafado em um que seja fresco, saudável e livre de condensação. 

Mas afinal, como deixar o ambiente mais arejado?

A resposta dessa pergunta é simples. Traga o quanto puder de ar puro para dentro de casa. Se puder, abra janelas e portas sempre que possível para realizar essa troca de oxigênio – considerando cautelosamente, claro, a segurança dos moradores mais vulneráveis, como crianças pequenas e animais de estimação. 

Se não puder deixa-las totalmente abertas, uma simples fresta já irá contribuir. Considere também outras opções, como filtros de ar, exaustores de banheiro e fogões ou mesmo ventiladores simples para ajudar. 

Casa arejada e o impacto positivo na saúde e bem-estar

Uma casa sem ventilação adequada e com alto nível de umidade poderá contribuir para proliferação de ácaros, que, junto com os seus detritos, acabam sendo transportados pelo ar do ambiente fechado. Quando eles entram em contato com a nossa pele ou são inalados pelo nosso sistema respiratório, acabam causando reações alérgicas.

Em contrapartida, uma casa arejada pode trazer grandes impactos positivos à saúde. Se você sofre com tosse alérgica, coriza, rinite, dores de cabeça, asma e outras condições semelhantes, um fluxo de ar adequado poderá ser de grande ajuda. 

Além disso, uma casa arejada irá contribuir para o bem estar de modo geral. Você irá se sentir mais relaxado em um ambiente com a temperatura mais controlada, livre de possíveis poluentes internos (como os fungos que eu já comentei) e odores. 

Projetos de casa arejadas para ajudar a controlar a temperatura

Tenha um projeto que proporcione a boa circulação de ar, com janelas e portas que estejam propícias a ventilação – especialmente se você mora em um local muito quente. Um projeto bem executado poderá transformar sua casa em um refugio do sol, proporcionando um local fresco para o descanso. 

Além disso, a máxima “menos é mais” é muito verdadeira quando falamos em um ambiente arejado. Isso porque cômodos com elementos e móveis demais deixam o espaço abafado por conta de uma maior de necessidade de transferência de calor com outros objetos.  

Acumuladores de calor para serem evitados 

Pequenas mudanças podem fazer muita diferença na hora de criar uma casa arejada. Evite tapetes felpudos e tecidos escuros, já que esses absorvem muito calor, e substitua por outros de fios mais finos e de tingimento claro. 

Para outros objetos, como almofadas, cobertores e roupas de cama, vale a mesma regra. Evite de modo geral tecidos que absorvam calor. Guarde-os em um armário e traga-os de volta quando o pico do verão tiver passado. 

Cores escuras devem ser evitadas como um todo – mesmo das paredes – já que são praticamente imãs de calor. Substitua sempre por cores neutras e claras de tinta ou de papel de parede. Traga móveis brancos e de madeira. Com bom gosto, é possível criar um ambiente elegante e refrescante. 

Objetos refrescantes para uma casa arejada

Já que falamos que existem tecidos que acumulam calor, vale também ressaltar que o vidro tem o efeito contrário e repele o ar quente – o que, na prática, acaba deixando um ambiente mais fresco e arejado. Planeje a decoração da sua casa com peças como espelhos, vasos, mesas e quadros com protetores de tela de vidro.

Modelos de casas arejadas: bloqueadores de sol

Uma das maneiras mais eficientes de evitar a criação de ambientes abafados é o caminho mais óbvio: evitar a incidência de sol. Bloqueadores solares podem ser responsáveis por refrescar um ambiente de alta incidência de sol em até 6º graus. 

Bloqueadores solares são itens como toldos, brises de madeira, paredes divisórias, pergolados e até mesmo algumas espécies de plantas altas (atenção: nem todas as espécies de plantas podem receber alta incidência de sol). Nesse caso, a melhor solução para descobrir o modelo mais adequado à sua casa é consultando um arquiteto habilitado para a criação de um projeto. 

Esperamos que aproveitem essas dicas. E nos conte nos comentários, como é a sua casa? Refrescante ou abafada? Quais são os seus segredos para uma casa arejada? Vamos adorar saber e te ajudar no que for possível!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.