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Exercício na quarentena: dicas para praticar em casa + apps grautitos para baixar

Quer praticar algum exercício na quarentena? Separamos alguns dicas e ferramentas que vão te ajudar nessa!

Quando o assunto é quarentena e manter uma rotina de exercícios, isso parece quase uma missão impossível, não é? Mas é necessário se reinventar e, com alguns ajustes, ter disciplina debaixo do próprio teto.

E para te mostrar como, convidamos uma especialista que vai te dar dicas de como não ficar parado!

Saiba mais: 9 dicas incríveis para aproveitar a quarentena + combo de apps para estudar e se divertir de graça

Exercício na quarentena: encontre o seu

Esse é o primeiro passo importante para quem não quer deixar a atividade física de lado. Existem diversas formas de não deixar o corpo parado sem precisar ir à academia ou para algum parte da cidade… Você pode dançar, meditar, alongar, fazer yoga ou partir para os movimentos mais tradicionais como levantar pesos improvisados, fazer agachamentos e abdominais.

Segundo Nathalie Giancioppo, Profissional de Educação Física, Personal Trainer e Instrutora de Zumba, as chances de dar continuidade a uma atividade que você não goste são muito baixas, então, é preciso encontrar o que te faz bem: “na quarentena, em especial, estamos mais voltados para nós e precisamos muito focar na saúde física e mental. Acredito que o primeiro pensamento é este!”, completa.

Outra dica legal aqui é encontrar aquele espaço da casa que seja calmo e relaxante. Pode ser que para o seu caso funcione arrastar os móveis da sala; para outros, o quintal ou a varanda se tornam ótimos aliados na hora de se mexer.

 

Exercício na quarentena - Varanda

Exercícios na varanda podem ser uma ótima solução para quem mora em apartamento

Crie a sua própria rotina

Depois de encontrar o seu exercício na quarentena, é importante criar uma rotina organizada que tenha os horários aliados com as tarefas diárias.

O ideal aqui é buscar adaptar à sua maneira e não tem problema se o seu corpo prefere ter o momento de exercício ideal só à noite, ou no meio da tarde… Enfim, é preciso, acima de tudo, se sentir bem com aquela escolha.

Nathalie também alerta sobre as metas irreais. Primeiro, que tal começar alguns dias da semana de maneira leve e sem forçar o corpo? Depois, vá aumentando a frequência e o ritmo. “Comece pelo básico! Não adianta iniciar uma atividade intensa se nunca a fez antes”, explica a profissional.

Quanto mais você exigir um esforço desnecessário do seu corpo, maiores as chances de não conseguir cumprir os objetivos e, pior ainda, acabar lesionando alguma membro – e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

Exercício na quarentena - Quarto de atleta

Olha a postura!

Se você já praticou qualquer exercício físico, sabe que o corpo fica levemente dolorido, né? Só que existe uma diferença entre aquela dorzinha por conta das repetições e aquela que realmente apresenta uma lesão no joelho, lombar, entre outros.

Para Nathalie, mesmo que em casa, é de extrema importância encontrar um profissional que vá orientar de maneira correta o seu desempenho durante a atividade física: “ele vai saber direcionar um treino de acordo com seu metabolismo e não o mesmo tipo de treino que faz para todos”.

Dicas anotadas? Então chegou a hora de encontrar o aplicativo ou plataforma ideal para começar o seu exercício na quarentena – e isso só vai ser possível com…

…a ajuda da tecnologia

Essa é a grande aliada do exercício na quarenta e até mesmo quando sairmos dela. Afinal, sempre tem um dia que é mais corrido ou que está chovendo, tornando a locomoção até à academia impossível.

Mas para solucionar esse problema, você conta com a internet e as redes sociais. Sim, o Instagram e o Facebook não é só para as curtidas. Por isso, muitos profissionais têm disponibilizado o espaço on-line para dar aulas focadas em diversos tipos de atividades.

Ah, o YouTube também é excelente para você encontrar uma modalidade nova. Por fim, tem também os aplicativos que podem ser baixados através da loja do seu celular, confere aí:

  • Nike Training Club: Com planos de treinamento diferentes, você consegue montar o aquele que é mais adequado para a sua rotina;
  • Adidas Training: também segue a mesma linha do anterior, possui 28 programas de treino fixos ou personalizados;
  • Down Dog: para quem quer colocar a Yoga em prática, esse app tem diferentes tipos de opções, seja para iniciantes ou quem está mais avançado. Ah, você ainda consegue escolher o tempo de cada aula;
  • Pilates Workout Routine: outra modalidade bem legal para praticar em casa! São opções diárias e até um desafio mensal para quem gosta de competir;
  • Alongamento: para deixar o seu corpo em dia, existem opções tanto dentro dos apps acima quanto uns mais específicos para esse tipo de modalidade – é só pesquisar o termo dentro da loja de aplicativos.

Exercício na quarentena - aplicativos

Agora não tem mais desculpas para não fazer exercício na quarentena, né? Mas lembre-se: em primeiro lugar, você deve se sentir bem e confortável durante a prática. Encontre o que gosta, faça no horário que o seu corpo mais está acostumado e, pronto, criar essa rotina vai ser uma tarefa mais simples. Dá até para chamar o restante da família para acompanhá-lo!

Ah, se você também está se exercitando em casa, não deixe de compartilhar com a gente as suas experiências, tá?

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