Lar Style

Inspirações

Soluções criativas (e lindas) de decoração de quarto de casal pequeno

Quando começamos a imaginar uma ambientação de cômodo residencial, é normal irmos fazendo uma lista de itens que gostaríamos de ter no espaço. 

Só que desejar e poder são coisas diferentes; muitas vezes isso fica bem claro quando começamos a medir a área trabalhada. Imagine você o quão desafiante é, tentar colocar todos os itens básicos dentro de uma decoração de quarto de casal pequeno. Mas é possível. Veja como.

Leia também: Decoração de quarto: cinco estilos diferentes para conferir

A distribuição de móveis em decoração de quarto de casal pequeno

Às vezes, pensamos que ambientes compactos não nos dão muitas opções de decoração. Achamos que o layout dos ambientes está totalmente ligado ao seu tamanho e quantidade de aberturas. 

Pensamos em adaptar primeiro a arquitetura do local, mas pode ser justamente o contrário. Devemos considerar, antes, as possibilidades de móveis que poderiam completar harmonicamente o espaço.

Leia também: +43 Exemplos de Sala de Jantar para se inspirar

Clique nas imagens para mais informações.

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_7

Duda Senna 

Hoje em dia, nós temos muito mais acesso a informações sobre decoração na internet. Ficamos encantados com os exemplos de projetos e queremos reproduzi-los dentro da nossa casa. Acontece que ambientes muito compactos nos exigem concessões. 

Por exemplo, ou teríamos menos armários e uma cama box com baú, ou mais armários e uma cama de casal comum – com uma largura de, no máximo, 1,4 m – não uma cama king size.

Com relação aos projetos de interiores, ceder em pontos importantes das decorações pode nos ajudar a manter layouts adequados à função dos ambientes habitados. 

Especialmente em relação aos quartos, acredita-se que o ideal seria ter a cama do casal em lado oposto à porta de entrada do cômodo. Também é interessante que a cabeceira do móvel não fique de costas para uma parede de banheiro, por exemplo; ou de costas para uma janela.

Na parede em frente à cama, o mais indicado é ter uma cômoda, rack para TV, ou qualquer coisa nessa linha, desde que não comprometa a circulação. A passagem ao redor da cama deve ter uma largura média de 60 cm. 

Muito menos que isto, poderá fazer com que seja difícil ou impossível circular no local. Também devemos levar em conta abertura da porta do guarda-roupa e a posição desse móvel – geralmente na parede de maior extensão livre.

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_6

Juliana Matalon 

Preferencialmente, tente não colocar a cama em diagonal no quarto de casal pequeno ou no centro deste ambiente, perdida no espaço. 

Se na frente deste móvel houver uma circulação muito larga, podemos aproveitar a área para colocar um recamier ou um banco baú. E podemos usar as mesinhas de cabeceira para criar uma margem de afastamento seguro entre a cama e outros elementos na decoração.

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_2

Hildebrand Silva Arquitetura 

As estratégias de design para otimização de espaço

Vamos falar agora um pouco melhor sobre essa questão de otimização de área de quarto de casal pequeno. A primeira estratégia que já citamos é tentar escolher móveis com tamanho compatível com o ambiente. 

Existe para cada elemento um modelo em dimensões ideais. Se as peças escolhidas não apresentam medidas menores que isto, então está tudo certo.

Por exemplo, as mesinhas de cabeceira tradicionais geralmente tem uma largura de 55 a 70 cm. Contudo, também existem as mesinhas com largura de 30 ou 35 cm – é o mínimo básico que atenderia as necessidades do casal. 

Do mesmo modo, temos as escrivaninhas gaveteiros menores, com largura de 90 cm. Por fim, os roupeiros com profundidade de 50 cm.

Leia também: Japandi: conheça esse estilo de decoração e inspire-se

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_5

INÁ Arquitetura

Aliás, a questão da profundidade dos roupeiros tem muito haver com o sistema de fechamento de portas. Guarda-roupa com porta de bater pode ter menos profundidade, mas necessita de mais largura de área para abertura das suas portas. 

Já os guarda-roupas de portas de correr precisam de mais profundidade para embutir as portas, mas devem ocupar menos área de circulação. Então, esse segundo modelo seria considerado ideal para quarto de casal pequeno.

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_1

Red Square Arquitetura

Dicas de decoração para ampliação de ambientes compactos

Existem alguns detalhes de decoração que ajudariam a criar uma ilusão de amplitude em ambientes compactos. 

Falamos antes sobre os guarda-roupas com portas de correr e devemos lembrar que muitos modelos vendidos nas lojas vem com a opção de acabamento em espelho. Pois o uso de espelhos, tanto em armários quanto em cabeceiras de camas, deve criar este efeito de profundidade maior.

Leia também: Inspirações: 7 quadros decorativos para sala de estar

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_8

Oliva Arquitetura 

Usar tons claros no ambiente também ajuda a dar essa falsa sensação de amplitude. E outros detalhes de personalização do cômodo também podem ser ajustados ou manipulados para reforçar essa impressão – e até mesmo ajudar a otimizar a área. 

Por exemplo, ter uma cabeceira mais estreita – por isso se ouve tanto que as camas box são melhores para quarto de casal pequeno.

Pensando na ornamentação do seu quarto, tente escolher objetos menores e de tons neutros para preencher o espaço. Se não quiser usar espelhos, use painéis em tons mais escuros para criar profundidade na parede sobre a cama. 

Tente evitar usar cortinas e colchas muito escuras e com muita textura. E abuse da iluminação – embutida, em fita, difusa e focal – para clarear pontos estratégicos do quarto de casal pequeno.

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_3

GoUp Arquitetura

 decoracao_para_quartos_de_casal_pequenos_4

BY Arq&Design 

Agora é sua vez, ponha e dicas em prática e deixe seu quarto amplo e lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

E já que você chegou até aqui, aproveite e veja essas dicas que a Karla Amadori preparou para quem tem quartos pequenos:

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.