Lar Style

Inspirações

7 dicas para manter a paz interior e controlar a ansiedade em casa

Você sabia que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo?

De acordo com informações da Exame, mais de 18 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade. Agora, devido ao isolamento, esse número pode ficar ainda maior. Afinal, como lidar com a ansiedade e manter a paz de espírito em tempos de COVID-19?

Pequenas mudanças e práticas no dia a dia podem ajudar a relaxar a mente durante esse período.

Existem diversas atividades para ajudá-lo a descobrir quem você é e a controlar as respostas e reações emocionais, tanto no período de isolamento quanto no resto da vida.

Por isso, vamos dar algumas alternativas naturais que vão ajudá-lo a combater a ansiedade e manter a paz interior. Vamos conferir?

#1. Pratique atividades físicas

Fazer atividades físicas é uma das formas mais comuns de controlar a ansiedade.

Isso porque colocar o corpo em movimento aumenta a liberação de neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e endorfina.

Então, se você está se sentindo ansioso, tente colocar na sua rotina um tempinho para as atividades físicas. Uma caminhada, de pelo menos meia hora, já vai ajudar a exercitar o corpo e a mente. Por ser um movimento repetitivo, a caminhada ajuda a pensar nos pontos geradores de ansiedade que você precisa trabalhar.

Durante o isolamento, vale praticar exercícios físicos em casa, como pular cordas, fazer polichinelos e dança.

#2. Medite

A meditação é uma forma de colocar os pensamentos no aqui e agora, ajudando a tirar a mente das ocupações do futuro que podem gerar a ansiedade. Além disso, meditar ajuda não só os ansiosos; ajuda qualquer pessoa que deseja revigorar suas energias, tranquilizar-se e cuidar do seu interior.

Na hora de meditar, é importante ficar em uma posição confortável e deixar o corpo se acomodar. Perceba as sensações físicas, como o contato do chão, e também o surgimento de pensamentos e emoções.

Aos poucos, comece a levar a atenção para as sensações e respiração — movimento do tórax, sensação do ar entrando e saindo das narinas e abdome se movimentando. Faça isso por um tempo e finalize abrindo os olhos com calma.

Existem diversos canais do YouTube para ajudá-lo nas meditações. Assim, você consegue praticar sempre e mantém a mente mais tranquila.

 

#3. Consumir alimentos com triptófano

Consumir alimentos ricos em triptofano ajuda a controlar o humor e ansiedade. Esse aminoácido é um importante estimulante de serotonina, que ajuda no combate e prevenção de estados de ansiedade, depressão, estresse e até distúrbios do sono.

Ficou interessado? Então, confira essa lista de alimentos ricos em triptofano para colocar na dieta:

    • Banana;
    • Peixes;
    • Laticínios (leites, queijos e iogurtes);
    • Peixes;
    • Grão de bico;
    • Chocolate;
    • Mel.

#4. Manter o foco no presente

Ao manter a sua mente ocupada com o momento atual, você tem total capacidade de análise, julgamento e ação. Isso é uma boa forma de controlar a ansiedade e manter a paz de espírito, já que evita pensar no que ainda está por vir.

Quando a mente fica passeando aleatoriamente por situações do passado e futuro, sem direcionamento e planejamento, é mais fácil de você de se perder nas ideias e aumentar os níveis de ansiedade.

#5. Ser mais organizado

Quando a sua casa está bagunçada, você demora para achar o que precisa, não é? O mesmo acontece com a nossa vida! Quando tudo está desorganizado, a gente acumula coisas sem utilidade e prejudica o bem estar.

Por isso, nós recomendamos trabalhar, estudar e viver em ambientes minimamentes organizados. Isso vai ajudar a manter o seu equilíbrio emocional e a controlar a ansiedade. Além disso, quem está mais organizado com as tarefas, aproveita melhor o tempo e consegue fazer mais coisas com ele.

 

#6. Entrar em contato com a natureza

Não é novidade que o agito dos grandes centros urbanos prejudicam a saúde física e mental.

Enquanto isso, a natureza transmite uma sensação de relaxamento, diminui a pressão arterial e frequência cardíaca, ajuda a combater os sintomas do estresse e a fortalecer o sistema nervoso.

Por isso, é essencial colocar a conexão com a natureza como uma das tarefas diárias em busca da paz interior e relaxamento. Pequenos momentos, como passear em uma rua com bastante árvores, já vão fazer grandes efeitos no seu corpo.

Mas, enquanto seguimos em isolamento, que tal aumentar o seu contato com a natureza dentro de casa? Dá pra colocar uma plantinha na sua mesa do home office e até deixar sua casa mais verde com belas flores e plantas.

Existem diversas espécies que podem ser cultivadas tanto em casa quanto em apartamentos. Cuidar delas vai ser um hobby delicioso!

#7. Montar um cantinho para relaxar em casa

Nada como ter um espaço só seu para relaxar depois da rotina exaustiva. Esse cantinho pode ser um quarto, um espacinho na sala de estar ou qualquer outro cômodo que esteja sobrando.

O importante é que o lugar sirva para você esquecer dos problemas e curtir momentos só seus.

O primeiro passo é idealizar um lugar confortável. Acessórios como puffs, sofás bem macios e almofadas são fundamentais para deixar o ambiente mais aconchegante.

Outra dica legal que reforça o que falamos acima é incluir elementos naturais — plantas são super bem vindas na hora de recarregar as energias. Além disso, é importante atentar-se quanto a iluminação e as cores na decoração do ambiente.

Quando for montar o seu lugar de relaxamento em casa, siga suas preferências, tá bom? Pode ser um espaço para leitura, cantinho do café e até um home bar. O importante é ficar tranquilo e tentar esquecer dos problemas.

E aí, curtiu as nossas dicas? É importante lembrar que casos sérios de ansiedade necessitam de acompanhamento médico. Nossas sugestões foram apenas para ajudar a tornar a rotina mais leve e alcançar a paz interior.

No nosso blog você encontra diversas dicas para a sua rotina! Fique de olho nos próximos posts!

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Instagram has returned invalid data.

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.