Lar Style

Dicas

Decoração de quarto infantil: o que é indispensável?

Está formando a sua família? Vai ter filhos e precisa saber quais os itens indispensáveis para decoração de quarto das crianças? Nossos especialistas dão dicas de tudo o que você precisa saber sobre decoração de quarto infantil.

Não se preocupe, pois montamos este texto especial com uma lista de ideias de tudo que você pode aproveitar para adquirir na sua decoração. Consideramos tudo que é necessário neste começo e também para os anos seguintes da vida dos pequenos. Confira nossas dicas de decoração para quarto infantil.

MeyerCortez Arquitetura & Design

Onde dormir

É óbvio que a coisa mais importante da decoração de quarto infantil não poderia deixar de ser a cama. Aliás, esse é o tipo de imóvel que define a funcionalidade dos quartos, que são ambientes destinados primeiramente ao descanso do corpo e sono. 

Por isso, devemos priorizar, em planta, o espaço para esse móvel e só depois, tirando a área de circulação ao redor, aproveitar o espaço com outros móveis.

As camas infantis não são simples camas de solteiro. Precisamos lembrar que, no começo da vida, a pessoa ainda não tem consciência de todos os perigos; e é dever dos pais garantir essa segurança. 

Como? Bem, nesse caso, disponibilizando um móvel que possua detalhes no seu design que façam essa proteção. 

Assim, é comum que as camas infantis venham com uma altura mais baixa. Inclusive, existe uma discussão entre pais, médicos, educadores e decoradores sobre a utilização ou não das camas estilo montessoriano, que nada mais são do que colchões colocados sobre um estrado que fica no chão. 

Acredita-se que, desse jeito, as crianças teriam sua independência estimulada. Contudo, isso não dispensa a necessidade de segurança, sendo necessário o uso de almofadas para tal.

Outro detalhe importante das camas infantis são as barras laterais com travas para que a criança não role e caia ao chão. Cada travessa deve ser distante de 4,5 a 6,5 cm, sendo que nos berços sua altura deve ser de 60 cm. 

As ripas do estrado também devem ser distantes 6 cm, colchão distante até 2,5 cm das laterais da cama. Por fim, toda a estrutura deve ser revestida com pintura atóxica. 

A saber, existe uma densidade de colchão adequada para cada fase da criança, com relação ao seu peso e altura. Para os berços de bebês, indica-se o colchão D18. Sua medida pode ser 70 cm por 1,50 m. Já as camas de solteiro simples costumam apresentar medida de 78 cm por 1,80 m.

Karina Korn
Regiane Leal

Onde guardar as roupas e outros pertences pessoais

Depois da cama, a coisa mais necessária em uma decoração de quadro é o guarda-roupa. Mais uma vez entra a dúvida dos pais com relação ao modelo montessoriano de decoração. O mesmo indica que as crianças possam ter os seus pertences ao alcance das mãos. 

Neste caso, no início da vida bastaria ter uma arara baixa na decoração de quarto infantil. Um gaveteiro simples também pode substituir roupeiros e ainda servir como trocador de fraldas.

Mas se a sua decisão for colocar um guarda-roupa neste ambiente, tudo bem. Contudo, saiba que os guarda-roupas infantis também precisam apresentar um design diferente do que se vê em móveis projetados para adultos. E ele pode, sim, ser mais baixo – talvez sendo 1,35 m de altura – e ter menos portas – como duas folhas de correr ou três de bater – somando entre 85 cm a 1,50 m. 

Internamente, esse modelo de guarda-roupa terá uma subdivisão simples. Por exemplo, com mais áreas de cabideiro do que nichos ou prateleiras. Um detalhe muito bonito da decoração de quarto infantil é a utilização de partes envidraçadas nas portas dos guarda-roupas infantis. 

Assim sendo, os objetos no interior são revelados para gerar mais um atrativo visual na decoração do quarto. Espelhos também podem ser considerados se isso não afetar as reações da criança.

UNIC Arquitetura

Onde realizar as brincadeiras e atividades escolares

Também devemos prever na decoração de quarto infantil, quando possível, áreas educativas dentro do ambiente. Pensando nos dias de hoje, é essencial ter uma escrivaninha ou bancada de estudos acompanhada de uma cadeira. 

A mesa pode ser pequena, tendo as seguintes medidas: 70 cm x 55 cm x 47 cm. Já a cadeira: 27 cm x 31 cm x 31 cm. Claro que esses móveis assim como todos os demais precisaram ser trocados na medida em que a criança foi crescendo e se tornando adolescente.

Melo e Brito

Decoração de quarto infantil para receber os amigos

Esse conjunto de mesa e cadeira pode ficar em uma área recreativa demarcada por um tapete redondo. Ao redor, se houver espaço, seria interessante ter estantes baixas para a colocação de brinquedos. 

Também é possível instalar nas paredes ao redor lousa para desenho e muito mais. Isso se tornará eventualmente uma atração para os amiguinhos que forem brincar no local.

Alguns modelos de camas infantis também vem com cama extra. Essa é outra boa ideia para incentivar que a criança convide os seus amigos e colegas de aula para brincar com ela em casa. 

Outros móveis que podem contribuir para isso são os puffs frente a um painel para TV com aparelhos de mídia para transmissão de desenhos ou servindo de monitor para video games.

Andrea Bento

Para outras atividades realizadas dentro dos quartos infantis

O que mais pode-se fazer dentro do quarto infantil? Um exemplo é a amamentação de bebês. Para isso, as mamães e papais podem contar com uma poltrona ou cadeira bastante confortável de apoio para esse momento tão especial. E ainda pode se ter no quarto estantes de livrinhos para mais outra fase alegre do dia, quando os pais contam histórias para os seus filhos dormirem.

MeyerCortez Arquitetura & Design

Não perca mais tempo, faça  sua lista e compre tudo que falta para a decoração de quarto infantil!

Essas dicas foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.