Lar Style

Dicas

7 Dicas de organização para quartos infantis

Quem tem filhos em casa está acostumado a ter o espaço repleto de diversão, alegria, sorrisos e, as vezes, alguma desordem causada por brinquedos ou material escolar.

Este post sobre organização para quartos infantis é para você que busca ideias práticas e fáceis para organizar o quarto das crianças. São dicas simples, mas, você verá, farão toda a diferença no dia a dia. Seja no desenvolvimento dos pequenos ou na otimização do tempo de quem organiza a casa. Vamos lá!

Comece desapegando

Seu filho cresceu e algumas roupinhas já não servem mais? Sim, eu sei, é difícil desapegar de todas aquelas roupas lindas e praticamente novas do seu bebê. Mas para ganhar espaço nos armários esse passo é fundamental.

Uma dica: Reserve algumas roupinhas que te trazem lembranças muito especiais e as guarde em uma caixa que pode ser identificada como “Lembranças do bebê”.  Doe as outras roupas a quem precisa. Faça o mesmo com brinquedos.

Setorize

Ter uma cômoda por perto pode ajudar a separar as roupas por tamanho.

Como os pequenos crescem muito rápido, é preciso ficar atenta para não perder roupinhas sem que ao menos tenham sido usadas. Para isso, tente organizá-las por tamanho e idade. Se você utiliza uma cômoda, pode fazer isso separando as mesmas por gavetas.

Exemplo:
Primeira gaveta roupas de 1 e 2 anos
Segunda gaveta roupas de 3 e 4 anos e assim por diante.

Para facilitar, você pode identificar tudo utilizando etiquetas, assim fica muito mais fácil encontrar o que precisa e mais prático no momento de guardar as roupinhas passadas.

Utilize caixas organizadoras

Brinquedos, roupas fora da estação e outros objetos podem ficar organizados com a ajuda de caixas organizadoras. Para isso basta separar por categorias: carrinhos pequenos, bonecos, joguinhos, mantas, lençóis e por aí vai.

As mesmas etiquetas que utilizou na cômoda pode ser utilizada nas caixinhas para contar o que há dentro delas. Para pequenos objetos utilize pequenos cestos ou aqueles potes de sorvete que você tem guardado.

Prateleiras são muito bem-vindas!

Deixe nichos e prateleiras ao alcance das crianças.

O ideal é que elas fiquem mais baixas, sempre ao alcance da criança. Dessa forma, você incentiva os pequenos a procurar e guardar as próprias coisas, o que auxilia na autonomia.

As prateleiras organizam livros, brinquedos, entre outras coisas e podem até se transformar em uma pequena arara para expor aquelas roupas fofas que você ama de paixão!

Reutilize caixotes

Um velho caixote pode ser pintado, receber rodízios e passar a organizar brinquedos, livros, bichinhos de pelúcia, enfim, o que você quiser.

Aqui estamos falando sobre organização para quartos infantis, mas tem até um post aqui no blog sobre como utilizar caixotes na decoração. Vale a leitura.

Utilize as paredes

Além das prateleira que falei antes, ganchinhos na parede podem ser uma mão na roda. Eles  podem ser utilizados para pendurar mochilas, casacos, medalhas e o que mais você quiser.

Há muitos modelos de ganchinhos fofos que, além de ajudar na organização de quartos infantis, ajudarão a decorar o quarto.

Use cores para delimitar o espaço

Pintar paredes de cores diferentes ajuda a delimitar o espaço dos pequenos.

Se o quarto é utilizado por mais de uma criança, você pode delimitar os espaços utilizando cores. Assim cada criança reconhece facilmente seu espaço e fica mais fácil na hora de voltar tudo no lugar certo.

Dica extra!

Deixe seus filhos brincarem à vontade. Esse tempo passa voando! Aos poucos vá ensinando a eles que o que foi tirado do lugar, ao final da brincadeira deve voltar ao seu destino. Com o tempo isso passará a ser rotina.

Espero poder ter ajudado. No Perfeita Ordem tem mais dicas sobre organização. Me conte nos comentários o que achou dessas dicas ou se conhece outra que não falei por aqui.

Um beijo grande e até breve!

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.