Lar Style

Inspirações

Branco e madeira: a combinação perfeita para o seu lar

Olha, se tem uma coisa mais clean que branco na decoração, eu desconheço. Quer dizer, eu desconhecia, porque existe uma maneira muito eficaz de dar um boost nessa sensação de frescor: o contraste de branco e madeira

As possibilidades são enormes, já que existem diversos tons de madeira que você pode utilizar – e não esqueça que branco combina com tudo! Isso significa que você pode inserir peças desse material no seu ambiente e combinar não só com o branco, mas também criando ajustes e transições entre diferentes tipos de madeira. 

Vamos ver algumas opções? ; )

#1. Escolha um ponto focal

Se formos começar pelo básico, uma maneira muito elegante de realizar essa combinação na decoração é utilizando um móvel de grande destaque em branco, como um sofá, uma mesa de centro ou um rack branco e madeira, e tomar esse como ponto de partida do resto das suas escolhas. 

Escolha dois ou três tons de madeira para os demais móveis e crie contraste com o seu ponto focal branco. Misture acessórios em branco e madeira nos tons que você escolheu e entenda quais ajustes mais lhe agradam. 

#2. Que sensação você está buscando?

Existem muitas maneiras de planejar uma decoração em branco e madeira – e a quantidade de cada um desses elementos vai depender do estilo de ambiente que você deseja criar.

Lugares com grande entrada de luz natural irão combinar bem com muitos elementos em branco, porque deixarão o local mais claro e mais arejado, com sensação de amplitude. 

No entanto, se o que você está buscando é um ambiente mais intimista, aconchegante e outonal, os diferentes tons de madeira, principalmente escuros, deverão ser mais predominantes – algo especial para escritórios, bibliotecas e locais onde a concentração se faz necessária, com a inserção de uma escrivaninha branca e madeira, por exemplo.

É possível, inclusive, trazer a madeira para uma das paredes para criar um destaque no ambiente. 

#3. Cama de madeira, quarto branco

No quarto, uma ideia de combinação é deixar que a cama assuma o papel principal, com cor e textura bem marcantes de madeira.

Os demais objetos do ambiente, se estiverem em branco, sem muitos detalhes que roubem o foco, aumentarão ainda mais o contraste que criamos – o que tornará essa combinação ainda mais especial. 

#4. Um tom de madeira dominante

A combinação de diversos tons de madeira não é para todo mundo, especialmente se você estiver sentindo insegurança nessa aposta ou fora da sua zona de conforto.

Nesses casos, é interessante escolher um tom de madeira que mais combine com a personalidade do seu ambiente e ficar com ela. Madeiras claras ou madeiras escuras, ambas têm grande potencial de ficar elegantes na sua decoração em branco e madeira e em combinações com outras cores neutras

#5. Estrado de madeira no quarto

Uma aposta interessante para o quarto é focar nos tons de madeira para a estrutura da sua cama, em um estilo mais clássico, combinando com mesinhas de cabeceira e guarda-roupas no mesmo tom para acentuar ainda mais a aparência rústica delicada que você trouxe para o ambiente. 

Falando nisso, veja alguns modelos de guarda roupas e entenda qual combina mais com a sua decoração em branco e madeira. 

Com as mudanças das estações, você pode brincar com novos elementos e trazer alguns toques de cor para a decoração do quarto, como flores, pot-pourris, roupas de cama e fronhas. 

#6. Cozinha branca e madeira

Um risco que se corre quando investimos muito no branco para a cozinha é criar um ambiente muito pálido e sem personalidade.

Para isso, é importante que você varie as formas de utilizar o branco na sua composição para tornar a decoração sempre mais interessante. 

Pense em formas geométricas e texturas diferentes, que possibilitem que a criatividade flua. Um tapete retangular, uma mesa oval, cortinas de linho, na sala de jantar, almofadas de seda jogadas sobre cadeiras de madeira crua – são alguns exemplos para você pegar a ideia do que estamos falando. 

#7. Pernas, para que te quero

Eu já comentei anteriormente que você pode combinar diversos tipos de madeira – e eu não vou voltar atrás, é isso mesmo. Agora, pense numa sala de estar / jantar onde as pernas do sofá estão num tom de madeira, as pernas da mesa de centro em outro, as cadeiras em outro e a mesa em outro. 

Para criar unicidade entre todos esses tons diferentes de pernas, traga um tapete ou carpete branco para que todas essas peças tenham um terreno em comum onde se apoiarem. 

#8. Escolha seu estilo

Uma das vantagens da combinação branco e madeira que ainda não falamos é a versatilidade de estilos que podem ser incorporados nesse acordo.

Dê uma pesquisada (de preferência aqui no blog rs) nos diferentes estilos de decoração e perceba como quase todos irão se encaixar dentro desse arranjo. Moderno, minimalista, rústico, contemporâneo, a escolha é sua. 

#9. Contrastes 

Paredes brancas são uma jogada segura em praticamente todo o tipo de decoração – o que também se aplica a qualquer tom em móveis de madeira.

No entanto, experimente como essa combinação fica extra especial quando os móveis de madeira são escuros. 

O contraste gritante é uma excelente maneira de criar destaques que saltam aos olhos.

Essas dessemelhanças são bem-vindas e podem ser causadas por diversos elementos, desde uma fotografia pendurada na parede até um par de vasos de plantas e flores sob uma cômoda branca e madeira.  

#10. Um cinzinha só para dizer

Existe um elemento que é pouco lembrado quando falamos em ambientes que recebem grandes quantidades de luz natural: as sombras. Sim, de que cor são as sombras?

Dependendo da incidência de luz, podem ser desde preta até um cinza claro. Brinque com isso! Traga alguns elementos de cinza onde há maior incidência dessas sombras e crie uma paleta mais harmoniosa – e um ambiente menos monótono. 

#11. Elementos de decoração

Quando estamos trabalhando com uma paleta tão simples como essa, elementos de textura brilhante tem potencial de criar um enorme destaque.

Aposte em peças como espelhos, cristais e móveis de superfície brilhante, porque eles não irão romper com a sua paleta – pelo contrário, irão trazer mais brilho e frescor para o cômodo. 

E você? Já curte essa combinação de branco e madeira? Deixe nos comentários abaixo como você escolheu fazer essa combinação na sua casa. 

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.