Lar Style

Dicas Inspirações

Canto de leitura: dicas de como criar o seu + o que o pessoal da Mobly está lendo?

Confira as nossas dicas para você criar um canto de leitura simples e agradável na sua casa!

Quem cultiva o hábito de ler sabe que é importante ter um espaço para acompanhar a história da vez. Por isso, para garantir que ele seja seja especial, pequenas mudanças dentro de casa são fundamentais. Então, antes de começar o próximo capítulo, confira algumas maneiras práticas de criar o canto de leitura perfeito. Vamos lá?

Saiba Mais: 8 cantos de leitura para se inspirar

Defina o melhor cômodo

Canto de leitura - Defina o cômodo

No mundo ideal, existe aquele ambiente dedicado especialmente para os livros. Mas nem sempre isso é possível porque os lares são cada vez mais compactos, sendo necessário adaptar os cômodos para receber os fiéis leitores.

Ao definir o local do seu canto de leitura, atente-se ao tamanho que tem disponível e quais móveis acha necessário. Geralmente, uma estante que caiba os seus exemplares + uma poltrona confortável já são o suficiente.

Mas se precisar aliar os ambientes, procure fazer nos que são naturalmente tranquilos como esse home office que criamos. Além da escrivaninha e da cadeira, a estante encaixada fica reservada para quando for dar aquela pausa literária.

Conforto também conta

Canto de leitura - Conforto

Já que esse é um momento sagrado no dia, nada mais justo do que se atualizar nas leituras em um local confortável, né? Independente de qual for a sua escolha, uma coisa é certa: não dá para deixar o aconchego de lado.

A proposta aqui é adaptar um canto de leitura com um de descanso, afinal, o recamier também é convidativo para uma soneca. Além de poder esticar as pernas e evitar ficar com dor nas costas, os seus livros ficam fáceis de alcançar e você ainda pode desfrutar de uma boa bebida enquanto aquele plot twist é revelado.

Fique atento à iluminação

Canto de Leitura - Iluminação

Não tem como esse não ser um tópico importante. É basicamente impossível ler sem estar em um local bem iluminado – a não ser que você tenha um leitor digital.

Neste ambiente que criamos, a ideia é ter a opção natural e a artificial. Para isso, posicionamos a poltrona mais próxima da janela. Já o abajur fixado na parede é para quando a leitura for no período da noite, deixando o cômodo mais intimista. Sem contar os outros móveis como a estante, banco para apoio e mantas para os dias frios.

Canto de leitura autêntico

Canto de leitura - Autêntico

Assim como a iluminação, a decoração do seu espaço também é importante, afinal, ela precisa ter a sua cara! Portanto, a nossa dica é ser autêntico e apostar nos elementos que te agradam.

Como a maioria dos ambientes que mostramos são mais tradicionais em relação à leitura, buscamos uma opção ousada e fora do comum em que os nichos foram espalhados de maneira irregular e combinados com papéis adesivos coloridos. Além da poltrona, que não pode faltar, a sugestão é ter alguns móveis de apoio para colocar o celular, a xícara ou qualquer outra coisa que sentir necessidade em deixar por perto!

Dica: o que estamos lendo?

Canto de leitura - O que estamos lendo?

Por fim, separamos algumas sugestões de livros do Time da Mobly! Pode pegar papel e caneta ou o bloco de notas do celular para anotar:

> Da Magia à Sedução, de Alice Hoffman
Indicado por: Camila Gonçalves – Analista de Cadastro e Backoffice
Por que ler? “É um livro da década de 90 que fala sobre o poder da mulher, o lado do sexto sentido, família, ligação entre irmãs e aquele poder de ‘bruxa’ que temos dentro de nós. Também adoro a relação das irmãs no livro, me lembram um pouco a que temos aqui em casa, entre eu e minha mãe.”

> O Sol é para Todos, de Harper Lee
Indicado por: Géssica Gomes, Analista de Conteúdo
Por que ler? “É um dos meus livros favoritos. Apesar de ter sido lançado nos anos 60, ele tem uma temática muito forte e atual, que é a do racismo. Por ter o ponto de vista de uma criança, a narrativa ganha um olhar delicado e sensível, colocando de forma simples os questionamentos sobre a sociedade e seus preconceitos.”

> O Triste Fim do Menino Ostra, de Tim Burton
Indicado por: Bruno Monteiro, Gerente Criativo
Por que ler? “Esse é um livro que pode ser encarado como um skecthbook do Tim Burton, mostrando um pouco de como a mente brilhante dele trabalha. Cada pequeno conto poderia claramente se tornar uma grande história e, consequentemente, um grande filme. E, pra mim, a graça do livro é exatamente essa: imaginar como seria a história completa de cada personagem bizarro e único que ele cospe da cabeça.”

> Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
Indicado por: Natalia Tomazela, Designer
Por que ler? “O livro conta a história da família fundadora de um vilarejo através do realismo fantástico. Comecei a ler despretensiosamente e, quando vi, queria ler ele em qualquer tempo livre que arranjava. Fazia tempo que eu não ficava triste porque o livro estava acabando. Fiquei tão imersa, fui construindo Macondo na minha cabeça de um jeito que posso voltar lá sempre que quiser!”

> Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle
Indicado por: João Andrade, Redator
Por que ler? “Foi penúltimo livro que eu li e gostei muito porque é onde o autor introduz o Sherlock Holmes. Conta como ele conhece o John Watson, o Inspetor Lestrade, explica como funciona o método Holmes de dedução e várias outras coisas importantes que vão acompanhar toda a saga do detetive.”

Curtiu nossas dicas? Agora é só tirar um tempinho para olhar para o seu doce lar e entender quais mudanças e adaptações cabem a ele… E depois disso, claro, tenha uma boa leitura!

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.