Lar Style

Dicas

Como A Iluminação Pode Dar Uma Nova Cara Ao Seu Ambiente?

Um bom projeto de iluminação transforma completamente um ambiente, pois pode criar  sensações e transmitir qualidades antes não evidenciadas. 

Quando se pensa em decoração e arquitetura, certamente um bom projeto de iluminação (também chamado de projeto luminotécnico) deve ser considerado, pois ele é parte integrante de um belo resultado final. 

Para definir quantas e os tipos de lâmpadas que se deve usar, onde melhor posicioná-las, onde ficariam os pontos de luz, o ideal é contratar um profissional especialista no assunto. Mas também é importante levar em conta os hábitos das pessoas que vivem naquele local. 

Muitas pessoas podem julgar que espalhar inúmeros pontos de luz é a melhor alternativa, mas isso nem sempre fica bom. O melhor resultado sempre será obtido verificando os hábitos dos moradores, como também o que se espera do ambiente para transformá-lo em um local ainda mais bonito. 

Vale lembrar que quanto maior o número e uso de pontos de luz, maior impacto isso trará na conta de luz. 

Em um mundo atual em que menos é mais, mas que há inúmeras opções para todos os gostos e bolsos, como a iluminação pode dar uma nova cara ao seu ambiente? É o que vamos descobrir. 

Leia também: Dicas de iluminação: como planejar os pontos de luz para destacar a estética de cada canto da casa

  • Em Que Momento Pode-se Começar A Pensar Na Iluminação? 

iluminacao_em_que_momento

Em um mundo ideal, o projeto de iluminação deve ser feito junto com o projeto de arquitetura do local. 

Isso porque algumas vezes são necessárias pequenas obras para atingir-se o objetivo, como, por exemplo, colocar spots ou mais alguma tomada, sendo necessários reparos. 

É importante pensar o que cada cômodo representa e quais são as características que se quer evidenciar. 

Por exemplo, em um banheiro ou cozinha, a iluminação mais clara, puxada para tons de branco, se torna necessária. 

Por outro lado, em quartos, a iluminação mais quente torna o ambiente mais aconchegante. 

A seguir, vamos falar de cada ambiente, dando algumas opções e ideias que podem ser implementadas em seu projeto. Confira! 

Leia também: Organização de Banheiros: 5 Dicas Práticas

Leia também: Parede de Tijolo: Deixe sua Cozinha Incrível

Leia também: 3 ideias de decoração para quarto de casal

  • Sala De Estar 

iluminacao_sala_de_estar

Nesse ambiente, o aconchego e o conforto são fundamentais, portanto uma iluminação que combine com os detalhes de decoração é fundamental. 

O uso da iluminação indireta é uma grande sacada, pois ilumina o ambiente sem deixar de lado a beleza da decoração em si. 

Na iluminação indireta, a luz rebate no teto e não diretamente no olho de quem adentra o ambiente, criando uma atmosfera agradável. Dessa forma, luminárias e abajures de piso compõe bem o cômodo. 

Além disso, o uso de iluminação por detrás de painéis, bem como arandelas ou balizadores também são boas alternativas de iluminação indireta. 

Outra opção é controlar a intensidade da iluminação, por meio de um dimmer ou automação. Dessa forma, pode-se optar por iluminação mais intensa ou mais suave, sempre que se desejar. 

Não são todas as lâmpadas que suportam dimerização, portanto, é bom sempre checar antes. 

Uma dica é nunca colocar uma iluminação diretamente acima de uma poltrona individual, uma vez que isso pode incomodar quem se sentar nela. 

No caso das salas de estar, o uso de lâmpadas de LED é bastante indicado pois, com essa tecnologia, fabricantes têm investido cada vez mais na criação de diferentes tipos de iluminação, sendo essa presença marcante nos projetos de salas de estar. 

Há também os chips de LED, que aparecem com frequência nos projetos luminotécnicos. 

Uma ideia bastante frequente é a colocação de uma fita de LED em nichos ou prateleiras, iluminando-as, criando um diferente efeito cênico no ambiente. Uma alternativa é também iluminar as plantas, só tomando cuidado para que o tipo de lâmpada seja ideal para ficar sobre elas. 

Lembrando que salas de estar pedem tons mais quentes, ou seja, nada de luminárias brancas. O ideal é apostar em tons amarelados para criar um clima mais intimista, de conforto e aconchego. 

Leia também: Luminárias de Mesa Supercriativas

Leia também: Dicas para montar a sala de estar perfeita

  • Home Theaters 

iluminacao_home_theater

Em algumas residências, o home theater está acoplado à sala de estar. Em outras, é um cômodo à parte. 

Algumas dicas dadas para sala de estar valem aqui: uso de dimmer e iluminação intimista com tons amarelados e de forma indireta. 

O importante é não refletir a luz diretamente na tela da televisão, portanto, a iluminação por detrás de sancas e painéis é sempre uma boa alternativa. 

A dica é uma iluminação indireta, para não prejudicar a visão, de baixo para cima e à meia altura, podendo ser obtida também por arandelas. 

Mais uma vez, lembre-se sempre de usar tons quentes. Até outras cores, como o azul, podem ser utilizadas, pois transmitem tranquilidade, mas não use lâmpadas brancas. 

  • Sala De Jantar 

iluminacao_sala_de_jantar

Nesse cômodo, a iluminação localizada bem acima da mesa de jantar é essencial. Portanto, uso de lustres é bastante indicado. Caso a mesa for muito grande, pontos auxiliares nas laterais são indicados. 

  • Cozinha 

iluminacao_cozinha

Nesse cômodo, a luz branca e intensa se faz necessária. Geralmente, há várias opções de luminárias a serem colocadas no teto. 

A dica é sempre iluminar bem a pia e bancadas, mas procure sempre valorizar a luz natural desse ambiente. 

Você também pode optar por spots pontuais para valorizar determinados locais da cozinha, como por exemplo, embaixo de armários e sobre a pia. 

Outra opção é colocar fitas de LED nos armários. 

O uso de pendentes pode ser uma opção para cozinhas, sobretudo se é uma de conceito aberto. Mas aqui vale uma informação importante: sempre opte por pendentes que você consiga remover a cúpula com facilidade para limpeza. 

Além disso, mantenha sempre a distância mínima de um metro entre o pendente e o topo da bancada. 

  • Quarto 

iluminacao_quarto

Nesse cômodo, pede-se uma iluminação mais intimista. Mais uma vez, o uso do dimmer é bastante indicado para controle da luminosidade. 

Tome cuidado para não projetar a luz na cabeceira da cama e aposte na iluminação indireta com abajures ou luminárias de mesas articuladas, sendo essas ideais para quartos pequenos e para pessoas que não abrem mão de uma boa leitura antes de dormir. 

Aqui é importante respeitar o tamanho do ambiente. A quantidade de pontos de iluminação, lustres e luminárias devem respeitar as dimensões do cômodo. 

No caso de spots, a distância mínima de 1,5 m deve ser respeitada. 

A utilização de plafon é ideal para iluminação total do quarto. Ele distribui a luz agradavelmente, de maneira difusa por todo o cômodo. 

Para não ter incômodo com a visão direta da base do plafon quando se deita na cama, a dica é optar por modelos que tenham difusores acrílico leitoso ou vidro jateado. 

Iluminação por detrás da sanca também é uma boa opção, mas a dica é colocar essa sanca na parede oposta da iluminação natural do quarto e na parede lateral da cabeceira da cama, justamente para quem deitar na cama não olhar diretamente para a iluminação. 

Uma boa ideia para transformar um ambiente de quarto, deixando-o mais moderno e iluminado, é a utilização de um cortineiro iluminado. Fica super bem e se adapta bem aos projetos de arquitetura. 

Para isso, utilize uma fita de LED de pelo menos 14,4 W de potência, ao contrário das fitas de LED para prateleiras e nichos, que devem ter 4,8 W de potência por metro. 

Tome cuidado para não comprar uma fita de LED curta e ter que fazer uma emenda, opte pelo modelo mais comprido. 

Banheiro 

iluminacao_banheiro

Assim como a cozinha, a iluminação natural no banheiro é bastante importante e geralmente se escolhe cores brancas de iluminação. 

O banheiro pede uma iluminação geral clara e geralmente um ponto de luz sobre o espelho, sem sombras. 

  • Como A Iluminação Transforma Seu Ambiente? 

iluminacao_como_transformar

Com todas as dicas e conceitos passados para cada ambiente, é possível entender como alterar a iluminação de um ambiente pode transmitir maior sensação de conforto e aconchego. 

Além disso, a iluminação em si torna-se parte integrante da decoração, portanto, é importante que a iluminação flua bem com as peças do ambiente, dando destaque ao que se quer. 

Uma iluminação sobre um quadro dará destaque, do mesmo modo que a iluminação amarela por detrás de um painel fará com que o ambiente ganhe aconchego e sensação de bem-estar. 

A utilização de cores de lâmpadas coloridas, como azul, pode trazer calma e paz ao ambiente, mas é importante não exagerar, diminuindo outras lâmpadas, o que pode deixar o ambiente em geral escuro. 

Leia também: Decoração de inverno para Sala: 10 inspirações quentinhas para você

Veja algumas dicas finais: 

  • 1 – Ambiente Mais Aconchegante 

iluminacao_mais_aconchegante

A utilização de iluminação amarela, pontos de luz indireta e o cuidado para a luz não refletir diretamente na visão transformam o ambiente em um cômodo mais aconchegante, deixando-o mais quente e convidativo. 

  • 2 – Luz difusa X luz focada 

iluminacao_difusa_x_focada

A luz difusa reflete a iluminação para todo ambiente, como foi descrito no caso dos plafons do quarto. 

Já a luz focada direciona a iluminação para aquele ponto, como é o caso dos spots

É importante avaliar bem qual é o objetivo e consequência da iluminação – lembrando sempre de não focar a luz diretamente nos olhos de quem senta em uma poltrona, sofá, cama ou na tela de televisão. 

  • 3 – Percepção de tamanho 

iluminacao_tamanho

Se você tem um cômodo pequeno e quer que ele pareça maior, use o teto como refletor. Isso irá alterar a percepção de tamanho que se tem do cômodo. 

O efeito contrário acontece com pendentes, que diminuem a sensação de pé direito do local. 

Para ter a sensação que um corredor é mais largo, direcione spots para a lateral. 

Certamente, após todas essas dicas, será mais fácil integrar a luz a cada cômodo da sua residência, bem como transformá-lo conforme o que se deseja. 

Essas dicas de iluminação foram criadas pelo time do Portal Total Construção.

    Comente

    instagram @moblybr

    Instagram

    Instagram has returned invalid data.

    Follow Me!

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.