Lar Style

Dicas

Decoração preto e branco: como aplicar (E ARRASAR) em casa!

Se existe uma combinação de cores que expressa modernidade, tecnologia e sofisticação, essa é preto e branco. Para os especialistas em harmonização de ambientes, essa dupla de cores simboliza o equilíbrio energético – o famoso yin e o yang. Por isso, a decoração preto e branco é a favorita de muitos lares por aí.

Já quem trabalha diretamente com decoração de interiores sabe do potencial que as cores podem ter em projetos residenciais. Quero saber também? Então, leia o texto a seguir.

Fabiana Freire

As cores complementares na decoração 

Os profissionais que trabalham com decoração de interiores já conhecem o famoso disco de cores ou disco de Newton. Explicando rapidamente, o físico teria descoberto que aplicando todas as cores separadamente em um disco e girando a peça rapidamente seria possível chegar ao branco. Lembrando que branco é, portanto, a união de todas as cores e o preto é ausência de todas elas.

Esse mesmo disco de cores é utilizado de forma didática para entender e encontrar as diferentes combinações de cores que podem ser utilizadas em decorações. Mas justamente o que não aparece no disco são as cores complementares. Elas seriam utilizadas para criar cenários neutros; também para destacar outras cores nas decorações; e criar efeitos de ilusão – como explicaremos mais adiante neste texto sobre decoração preto e branco.

Triplex Arquitetura
Viva Decora

E para finalizar este tópico, não podemos deixar de esclarecer, afinal, quais são as cores complementares de uma decoração preto e branco.

  • A dupla preto e branco, claro; 
  • O cinza desde sua versão gelo até o chumbo;
  • O trio areia, bege e palha; 
  • Os metalizados dourado e prateado;
  • E embora não seja uma cor, queremos colocar nesta pequena lista também a textura de madeira natural e as próprias plantas, pois são consideradas neutras também nas propostas de decoração de preto e branco.

Preto e branco como protagonistas

Vamos refletir sobre como são as decorações preto e branco com base nos lindos exemplos apresentados neste texto. 

Antes de tudo gostaríamos de destacar o porquê de termos citado todas as cores neutras complementares ao disco de Newton. Perceba nesses projetos de decoração preto e branco, estas outras cores são utilizadas para compor os cenários, de modo até mesmo a destacar melhor a dupla original. Mas é óbvio que ela não está só, tendo ao redor elementos em outras cores dando toques diferenciados na decoração.

Agora, porque utilizar mais paredes em cinza do que em preto? Ou por que vemos nesses ambientes mais paredes e teto em cores brancas? Bem, existe uma excelente explicação para isso que tem a ver com o melhor aproveitamento da luz. Ambientes muito escuros exigem mais pontos de energia para iluminá-los. Fora que as superfícies brancas refletem mais os fachos de luz e ajudam a espalhar os melhor sobre as áreas. Cômodos mais brancos parecem mais ambos também.

Christina Hamoui

A dúvida que fica então é onde utilizar o preto e branco? Já sabemos que no teto, não. Mas essa cor pode estar presente em todas as partes dos ambientes que desejamos destacar. Outra ideia é utilizar em preto aquelas peças mais utilizadas e que não podem receber tanta manutenção no dia a dia. Por exemplo:

  • Estofados;
  • Tapetes;
  • Superfícies de bancadas de cozinhas e banheiros;
  • Tampos de mesas;
  • Gabinetes de racks;
  • Cabeceiras;
  • Pés de camas; 
  • Encostos e assentos de cadeiras; 
  • Bases de luminárias;
  • Quadros.
CASA COR 2016

Com certeza, a mesma força visual que tem o branco tem o preto – mais uma vez, yin e yang. Por isso, muitas vezes iremos utilizar estas cores lado a lado, e até em doses iguais, para controlar esta força e toda a energia que sai dela. Lembrando que o equilíbrio visual é um dos mais importantes segredos do bom planejamento de decoração de interiores.

A saber, alguns projetistas sugerem a utilização de bacias sanitárias e boxes de chuveiro na cor preto, para combinar com pisos e bancadas instaladas ao redor. Contudo, na prática, esta não é uma boa solução já que compromete a sensação de limpeza do local.

Pascali Semerdjian Arquitetos

Decoração preto e branco para ampliar os ambientes

Outro importante segredo da decoração preto e branco é o modo como se pode utilizar a influência das cores na superfície dos ambientes. Podemos utilizar o preto e o branco para criar inúmeros efeitos visuais nos ambientes.

Máira Ritter e Monise Rosa

Texturas de mosaicos de pedras naturais assim como cortinas em tecido ficam melhor na cor branca. O branco também faz mais sentido em ripados de madeira. E não podemos nos esquecer das molduras, seja para televisões, quadros ou mesas de centro – geradas pelos tapetes -, que ajudam a destacar os elementos no interior se forem brancas. Por último, por razões já citadas, utilizamos mais branco em cúpulas de abajures e lustres.

  • Se fizermos as paredes de um ambiente em preto e deixarmos piso e teto em branco, teremos a sensação de menor altura – e até tranquilidade – no local.
  • Já invertendo a situação, fazendo as paredes em branco e piso teto em preto, teremos sensação de menor largura.
  • E se pintar a parede de fundo do ambiente em cor preto, isoladamente, podemos fazer com que as pessoas acreditem que o cômodo é mais profundo. A mesma estratégia podemos fazer no fundo de nichos e armários.
Larissa Minatti e Patricia Kolanian Pasquini

Lembre-se de que quanto menor é o ambiente, mais claro ele deve ser; por isso, com mais elementos e superfícies na cor branca. Móveis e outros objetos pequenos também devem ser preferencialmente brancos – como as mesas de cabeceira. 

Do mesmo modo, todas aquelas superfícies terão uma limpeza rigorosa mais constante – como bancadas de mesas de computador. Já uma grande lareira em preto fica melhor, pois, assim, ajuda a destacar melhor o brilho das chamas.

Decoração preto e branco pode ser uma aposta arriscada, mas se você fizer como indicamos, sua casa vai ficar incrível, experimente! Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

    Comente

    instagram @mobly

    Instagram feed

    Copyright © 2017 Mobly.com.br. Todos os direitos reservados.